O Projeto Ex-votos do Brasil

O objeto de estudo deste projeto é o ex-voto, testemunho colocado através de desobriga em salas de milagres de igrejas e santuários católicos, em diversas formas como bilhetes, esculturas, quadros pictóricos, fotografias, mechas de cabelo, enfim uma infinidade de objetos que ficam no espaço denominado “de milagres”.
Após doze anos de pesquisa sobre os ex-votos da Bahia, que culminou com diversas produções, inclusive um grande banco de dados iconográficos (BDI), a pretensão aqui é o estudo dos ex-votos do Brasil de sete grandes salas de milagres: Nossa Senhora Aparecida, São Paulo; Bom Jesus do Matosinhos, Minas Gerais; santuários do Padre Cícero e Canindé, no Ceará; Nossa Senhora do Círio de Nazaré, Pará; Trindade, Goiás; e Santa Paulina, em Santa Catarina.
Em termos acadêmicos, há algumas lacunas em torno de produções textuais no contexto da história social e da arte. A ausência de fontes específicas e teses, principalmente voltadas para os espaços aqui referenciados. A restrição, em alguns textos e trabalhos diversos, em focar esse objeto como arte menor ou popular ou elemento de magia, da pobreza, da imaterialidade e do folclore. Pontos que desvirtuam o elemento ex-voto para ares abstratos e de deslocamento cultural-religioso e histórico. Um outro fator é a ausência dos ex-votos no campo dos denominados “museus virtuais”, ambientes museológicos desenvolvidos, a partir da interface presencial, para funcionamento na Internet. Hoje são milhares de museus no ciberespaço, mas o que se vê sobre a temática que abarca o ex-voto são museus de arte sacra ou igrejas que disponibilizam parcas páginas com pequenas “fotos” daquele objeto.
Até o presente momento o Projeto documentou as seguintes salas: Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus do Matosinhos, São Judas Tadeu, Juazeiro do Norte. Como se vê um santuário não estava no roteiro do projeto. Mas é aí que reside a riqueza do tema, o achado de mais santuários católicos brasileiros.

BOLSISTAS ASSISTENTES:

Renilda Santos do Vale – PIBIC-FAPESB – 2006-2007;
Silvia Regina Santana da Silva – 2007 – PIBIC-CNPq – em andamento;
Bruno Carneiro de Campos Dantas – 2007 – Sistema Permanecer (UFBA) – em andamento

Sobre projetoexvotosdobrasil

Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s