Santuário e romaria de Ibiaçá- RS
A romaria de Ibiaçá é um dos maiores eventos religiosos do sul do país e está consagrada na vida do povo como um momento imperdível para os católicos. Ela tem caráter penitencial,com ênfase na mística e espiritualidade dos romeiros, sendo que cada ano aumenta o número dos mesmos, e com isso a devoção a Nossa Senhora Consoladora, como é chamada a santa, objeto de devoção. Em 2009, foi realizada a 57ª romaria. E segundo a estimativa da Brigada Militar, estiveram presentes na Romaria de 2008, num sábado, cerca de 50 mil pessoas, e no domingo 80 mil pessoas. Ela é realizada sempre no último domingo do mês de fevereiro.
O santuário de Ibiaçá, a 307 km de Porto Alegre, é um local de encontro dos devotos de Nossa Senhora, que se encontram com a imagem milagrosa no interior do mesmo, chegando de joelhos, com lágrimas nos olhos, trazendo flores, acendendo velas e agradecendo por graças e bênçãos recebidas. Milhares de peregrinos também vão a pé de diferentes regiões do Estado, para pagar promessas e agradecer as graças recebidas. No final de semana da romaria, chegam pessoas em caravanas de Santa Catarina e do Paraná, inclusive.
Alguns reitores de igrejas do Rio Grande do Sul dizem que a Romaria de Nossa Senhora Consoladora é a maior e mais bela festa religiosa da região. Ela liga pelo sofrimento, pelo ardor da crença, e pela fé em Nossa Senhora todos os que visitam o santuário. A fé paira no ar durante as celebrações que tem como centro a fé na beleza da imagem milagrosa de Nossa Senhora Consoladora, que carrega seu menino da paz no colo. Cada romeiro traz consigo a marca da dor, do sofrimento, e o desejo de uma vida melhor, demonstrando cada um a sua maneira a imensa fé que trazem no coração.
Em 2009, o prefeito do município de Ibiaçá, também em entrevista ao Jornal Zero Hora, disse que o município possui um potencial religioso de muita importância para o desenvolvimento sócio econômico e no espírito religioso do povo, que deu origem ao maior patrimônio espiritual da região, que é o Santuário de Nossa Senhora Consoladora da cidade.
Durante a romaria e também durante o ano inteiro pessoas e diferentes regiões acorrem a Ibiaçá com objetivo de pagar promessas ou realizar diferentes pedidos a santa. Os mesmo são feitos de diferentes maneiras: quadros fixados dentro do santuário, bilhetes deixados em locais criados para tal, doação à santa de objetos que foram motivo de pedidos, anotações em um caderno deixado aos pés da santa, e pedidos feitos através de orações e registrados em nós feitos em fitas brancas que pendem do teto do santuário.
Alguns dos pedidos ou agradecimentos (ex-votos) deixados por escrito na sala de milagres que se situa à esquerda da nave única da igreja, logo à entrada, tratam de:
- Auxílio doença concedido. 27/01/2004.
- Cura de ulcera no estômago. 2/1/1954.
- Diploma de bacharel em Ciências Jurídicas. UPF,
- Pagamento de graça alcançada, registrado em uma cruz
- Gratidão sem fim a N. Senhora da Consoladora. Por recuperação de membros inferiores (criança).
- Cura de reumatismo. 26/2/1954
- Agradecimento após seis anos de perna entrevada. Vacaria.
- Hemorragia nasal que sofre há dez anos, foram inúteis os medicamentos. 13/11/1955.
- Agradecimento por ataque que sofria há dez anos, e esposo ha 30 anos de dor de cabeça.
- Ficou 10 anos, sete meses e 10 dias de cama, sem se mexer. Foi levado por uma camionete no dia 31/12/1995 em Ibiçá e recebeu cura.
- Cura de reumatismo. 26/2/1954.
- Cura após seis anos de perna entrevada.
- “Ofereço esta fotografia a Nossa Senhora Consoladora por uma graça alcançada. sete anos de cabelo comprido, e alcancei a graça”.
- Agradeço a N.S. Consoladora por esta graça alcançada.
Texto de José Cláudio Alves de Oliveira, a partir de pesquisa in locus no santuário, e com base no artigo “Promessas e Benzeduras na Região de Vacaria”, de Maria Neli Ferreira Borges e Clenia Maria Zanella. In: Anais do Congresso Internacional de Religiosidade. Campo Grande, 2009.
Nossa Senhora consoladora muito obrigado por tanto amor.
CurtirCurtir
Linda história. Marcada na memória.
CurtirCurtido por 1 pessoa
eu adair, de passo fundo tenho um grande comentario a fazer que tenho, uma histora a relatar sobre ninha visao. Eu tinha 7 anos de idade passei começo de minigite e pouco enchergava minha mae querida fez 100 dias de novena sem falhar algun dias, eu resava acompanhando ajoelhada com ela todos os dias e o querido padre zanata me deu a vitoria junto a mae conssoladora, eu fui ate a capela e reçebi o milagre da mae encherguei e reçebi o milagre. eu estou com 72 anos de idade eu nao esqueci o oraçao que minha mae fez.
CurtirCurtido por 1 pessoa