Córdoba

Córdoba 28 e 29 de setembro de 2022.

Córdoba é a capital da Província de Córdova, na Argentina. Fica a 695km de Buenos Aires.  A cidade é a segunda maior cidade da Argentina. Seu centro histórico possui muitas edificações coloniais bem preservadas, principalmente na praça San Martin. A equipe de pesquisadores coordenada pelo Prof. Dr. José Cláudio Alves de Oliveira chegou em Córdoba no início da noite do dia 28/09/22, após a longa viagem de carro partindo de Buenos Aires.

 No dia seguinte foi iniciada a incursão na cidade com o objetivo de documentação dos ex-votos e também registros do patrimônio local.

Locais que foram visitados:

Igreja de São Francisco da Imaculada

 Situada entre as ruas Entre Rios e Buenos Aires, na área central de Cordoba. A primeira capela foi erguida em 1575 pelos padres franciscanos e a igreja atual teve sua construção iniciada em 1796 e a finalização em 1813. Pertence a Ordem dos Franciscanos. A arquitetura tem influência italiana, com o exterior sóbrio e a parte interna da igreja ricamente decorada em um estilo neoclássico. Nas paredes laterais da nave principal existem nichos com imagens de alguns santos, nos quais foi possível realizar a documentação fotográfica de milagritos.

Interior da Igreja

Foto: Projeto Ex-votos das Américas

Foto: Projeto Ex-votos das Américas

Imagem de São Benedito com o detalhe dos milagritos na parte posterior do nicho.

Foto: Projeto Ex-votos das Américas

 Imagem do Sagrado coração de Jesus e detalhe dos milagritos afixados na parede lateral do nicho.

Foto: Projeto Ex-votos das Américas

Imagem de Santo Antônio, com a parede posterior do nicho repleta de milagritos

Basílica Nossa Senhora das Mercês

Situada na rua 25 de maio, iniciou como a igreja do Monastério Mercedário de São Lourenço no ano de 1601. Foi construída em 3 etapas, a última remonta ao ano de 1869.  A igreja possui 3 naves e as fileiras de coluna são em mármore rosa maciço. Conserva o púlpito original de estilo barroco de talha policromada que data de 1776, e um altar do século XVIII. A porta principal é uma obra de arte toda em madeira de cedro paraguaio.   Sua cúpula pode ser vista de longe.

Foto: Projeto Ex-votos das Américas

No interior da basílica documentamos a imagem do Cristo (uma das imagens da Via Crucis) e a presença de carta e bilhetes ex-votivos aos seus pés.

Fotos: Projeto Ex-votos das Américas

Em uma das paredes da basílica, documentamos uma placa solicitando a não colocação de placas ex-votivas nas paredes; ao mesmo tempo que não é informado um direcionamento para um local de desobriga das placas. Isto é um fato que temos percebido em diversas igrejas e que inibe a forma espontânea da desobriga dos ex-votos e acaba por reduzir esta manifestação popular tão antiga. Por um lado, a colocação das placas ex-votivas implica em um dano ao patrimônio público devido ao uso de adesivos, por outro lado a proibição resulta na dificuldade do registro da prática popular. A ausência de salas de milagres com esta finalidade  é um outro  fator que também dificulta a pesquisa dos ex-votos.

Foto: Projeto Ex-votos das Américas

Museu de Arte Religiosa Juan de Tejeda

O edifício que abriga o museu é datado do  início do século XVII. O Museu tem 3 coleções principais: a coleção da catedral, a coleção  do Monastério São José e uma coleção formada por doações. A casa foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1941. A museológa Yanina Malizia nos apresentou o local e a coleção de ex-votos do museu.

Fotos: Projeto Ex-votos das Américas

A foto abaixo é da imagem de Jesus Cristo em uma cúpula de vidro. Na túnica estão diversos milagritos.

Fotos: Projeto Ex-votos das Américas

A imagem está exposta em uma cristaleira com portas de madeira, na prateleira superior do lado direito, conforme a foto acima.

Nas fotos abaixo estão os milagritos fotografados para melhor visualização, estão costurados na túnica do Nazareno.

Fotos: Projeto Ex-votos das Américas

Igreja de São Roque

Localizada na Rua San Jeronimo 299-399. A data de sua construção remonta ao ano de 1761 e foi consagrada a São Roque em 1765. Esta igreja faz parte do circuito religioso das igrejas históricas de Córdoba. Sua fachada tem uma única torre, e fica em frente a uma pequena praça. Neste local se situava, até o início do século XXI, o Hospital da Assunção e São Roque; ambos pertencentes a Fundação São Roque. Esta fundação foi administrada até 1850 pelos RP Bethlemitas, ordem religiosa que tinha como objetivo cuidar dos enfermos pobres da cidade.

Nesta Igreja estão mais de 8000 milagritos, que são desobrigados na sua maioria na procissão festiva de São Roque. Estes milagritos estão sob responsabilidade da Fundação São Roque.

Em uma parede da igreja foi realizada uma exposição de parte destes ex-votos organizada por Yanina Malizia e Sebastián Zapata  (LA IGLESIA…2021)

Fotos: Projeto Ex-votos das Américas

Fotos: Projeto Ex-votos das Américas

Púlpito em madeira entalhada com detalhes em dourado e placas ex-votivas afixadas na parede.

REFERÊNCIAS

BASÍLICA Nuestra Señora de la Merced. 2023. Disponível em: https://turismo.cordoba.gob.ar/basilica-nuestra-senora-de-la-merced/. Acesso em: 20 out. 2023.

IGLESIA San Francisco de Asís. 2023. Disponível em: https://turismo.cordoba.gob.ar/iglesia-de-san-francisco-2/. Acesso em: 20 out. 2023.

IGLESIA SAN ROQUE. 2023. Disponível em: https://turismo.cordoba.gob.ar/iglesia-san-roque/. Acesso em: 21 out. 2023

LA IGLESIA San Roque, en una noche muy especial, reabrió sus puertas. Conexão Centro. 2021. Disponível em: https://conexioncentro.com.ar/la-iglesia-san-roque-en-una-noche-muy-especial-reabrio-sus-puertas/. Acesso em: 21 out. 2023.

MUSEO de Arte Religioso Juan de Tejeda. 2023. Disponível em: http://www.museotejeda.com/#!/-el-museo/. Acesso em: 21 out. 2023.

Por: Fernanda A. Camelier Mascarenhas – Pesquisadora assistente PIBIC/V/UFBA.