Trindade – GO

TIPOLOGIA DOS EX-VOTOS EM TRINDADE
 
Posted on 08/19/2007
 
 
 

Esta é uma pequena tentativa de definir quais são as características básicas presentes nos Ex-votos que possam servir como parâmetro para uma classificação de tipos ou de categorias. A questão tem sido: como classificar os Ex-votos? Alguns estudiosos se prendem a questão artística do objeto estudado, outros dão importância a questão da origem motivacional. Diante da enorme diversidade dos tipos e da grande variedade de materiais empregados na feitura dos mesmos, torna-se importante tentar estabelecer uma tipologia, para que esta sirva como base de estudo para o desenvolvimento do projeto Ex-votos do Brasil.

Dentro da tipologia dos Ex-votos pode-se encontrar de tudo, em todos os tamanhos e dimensões, e a cada dia novos tipos de objetos são deixados nos santuários espalhados pelo Brasil como forma de agradecimento e testemunho da graça alcançada.
No artigo do Prof. Cláudio os Ex-votos são definidos como sendo objetos bi e tridimensionais que são colocados numa igreja, numa capela ou em um cruzeiro, em cumprimento de um voto ou promessa. Sendo assim, além de possuírem propósitos variados (motivacionais), podem assumir qualquer forma, pois seu significado é dado pelo próprio devoto.
Em minha opinião, deveríamos tentar classificar os Ex-votos da mesma forma como classificamos esses mesmos objetos no cotidiano. Acho difícil estabelecer uma tipologia muito específica, devido à subjetividade contida nos objetos, além da infinidade de possibilidades de novas formas de Ex-votos surgirem a cada instante. Seria o caso não dos Ex-votos se submeterem a uma tipologia criada, mas, sim, da tipologia se submeter a os Ex-votos. Melhor dizendo, criar uma tipologia aberta, capaz de alcançar as mudanças que vêm ocorrendo no cotidiano das pessoas, pois estas mudanças refletem diretamente no aparecimento de novas formas de Ex-votos.
Uma das classificações existentes, divide os ex-votos em quatro categorias:
1-Antropomorfos: são os que representam o corpo humano, no todo ou em parte.
Ex: desenhos, pinturas, esculturas e fotografias.
2-Zoomorfos: são as representações de animais.
3-Simples: são os objetos de uso cotidiano e/ou religioso.
4-Especiais ou representativos de valor: são os Ex-votos que, economicamente, têm valor monetário. Também de características orgânicas. Ex: dinheiro, jóias, sacos de feijão, arroz, milho etc.

Devemos criar mais categorias, pois, ao contrário do que parece a primeira vista, isto facilitará o estudo da semiologia dos Ex-votos, na medida em que o acesso aos mesmos se tornará mais rápido. Dentre os Ex-votos estudados até agora, tentei criar uma classificação baseada na funcionalidade dos objetos usados no dia a dia de nossas vidas. Não fiz diferenciação quanto a serem artesanais ou industriais, porque esta variante perpassa por quase todas as tipologias estudadas até agora.

Tipologia dos Ex-votos:

1 – Artístico:
Escultórico: geralmente representando o corpo humano (no todo ou em parte) e também animais. Podem ser esculpidos ou modelados.
Material usado: madeira, barro, gesso e parafina.
Exemplo: cabeças, pernas, mãos, órgãos do corpo, pequenas imagens de animais e pessoas, (maquetes de igrejas e casas), etc.

Pictórico: quadro, pintura em tela com moldura, pintura em madeira e desenhos. Geralmente representando pessoas ou o fato que ocasionou o pedido.
Material usado: diferentes tipos de tintas, telas, papel e madeira.
Exemplo: telas com molduras, pinturas a óleo, quadros, etc.

Fotográfico: são todos os tipos de fotografias deixadas nos Santuários, como forma de testemunho de um pedido ou de um pagamento da graça.
Material usado: fotografia, molduras com vidro.
Exemplos: fotos 3 x 4, fotos grandes dentro de molduras com vidro, pôster, etc.

Forma letrada: são as placas de todos os tipos com inscrições, cartas relatando a graça alcançada, bilhetes, textos dentro de molduras com vidro etc.
Material usado: papel, ferro, bronze, mármore e alumínio.
Exemplo: testemunhos de devoção e agradecimento em inscrições gravadas nas placas, cartas expostas em molduras com vidro, etc.

Instrumentos Musicais: são todos os tipos de instrumentos de música expostos nas salas de milagres dos Santuários.
Material Usado: madeira, náilon, cordas,
Exemplos: violões, órgãos, flautas, etc.

Ourivesaria: jóias, vasos, potes e bandejas de prata.
Material Usado: ouro, prata e aço.
Exemplos: colares, anéis, pulseiras, bandejas, estribos, espadas, etc.

2 – Relacionados à medicina:
Aparelhos Ortopédicos: muletas, botas e coletes ortopédicos, etc.
Material usado: alumínio, ferro, couro e borracha.

Exames médicos: resultados de exames feitos, testemunhando a cura da enfermidade, chapas de radiografias, etc.
Material Usado: papel, chapa de raio X.

Caixas de remédios: diferentes tipos de medicamentos.

3 – Relacionados ao trabalho e ao lazer (urbano e rural):
Máquinas de costurar, máquinas de escrever, computadores, máquinas de calcular, espingardas, máquinas fotográficas, etc.
Material Usado: madeira, aço, ferro, vidro, plástico.

Instrumentos Artesanais: rede de pesca, canoa, gibões, carro-de-boi, máquinas de tear.
Material Usado: madeira, linha, cordas e ossos de animais.

4 – Relacionados aos meios de comunicação:
Telefones, televisões, rádios e aparelhos de som.
Material Usado: madeira, plástico,

5 – Relacionados à indumentária:
Peças de roupas, tais como: camisetas, calças, pares de sapatos, chapéus, botas, conjuntos de terno e calça, vestidos, etc. Além de serem encontrados pedaços de tecido de diversos tamanhos e cores.
Material Usado: couro, tecidos diversos, feltro, palha.

6 – Relacionados a algum tipo de vício:
Maços de cigarros, garrafas de bebidas alcoólicas e baralhos de cartas.
Material Usado: fumo, papel, vidro e bebidas alcoólicas.

7 – Orgânicos:
Mechas de cabelos, sacos de feijão, de arroz e milho.

8 – Utensílios domésticos:
Ferro de passar roupa, panelas, caldeirões, lampiões, etc.
Material usado: ferro, aço, alumínio e vidro.

9 – Relacionados ao uso pessoal:
Óculos, relógios de bolso e de pulso, canetas de diversos tipos, chaves, etc.

Enfim, esta é uma tentativa inicial de estabelecer uma tipologia mais variada e aberta do que as já existentes, para que com isso seja possível criar tipos mais específicos de Ex-votos, facilitando assim o seu estudo.

TIPOLOGIA EM TRINDADE

Posted on 08/15/2007
 
 

SANTUÁRIO DE TRINDADE

Posted on 03/27/2007
 
 

A pesquisa em Trindade, Goiás, teve início no dia 18-03, quando de Goiânia, parti, de ônibus, para a pequena cidade de Trindade, a 18 km da capital.
A grande surpresa foi a sala de milagres, muito organizada e espaçosa. O santuário, novo, possui uma estrutura bastante modernizada, acolhendo uma massa de crentes de grande tamanho.
A sala de milagre, na parte posterior da igreja, possui uma riqueza de imagens que vão de telefones a bilhetes.

ICONOGRAFIAS

Ex-voto pictórico, documentado na sala de milagres do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goias, que retrata a cena de um acidente em uma fazenda. A composição, retangular, traz, no primeiro plano na parte inferior a legenda que informa o “Desastre ocorrido com o Sr. Geraldo Cândido de Queiroz e o menino Manoel Gerônimo, em sua fazenda – Mun. Aparecida de GO- em Março de 1933- Chamando pelo Divino Pai Eterno, foram socorridos, e o menino que teve a perna quebrada, recuperou totalmente, ambos rendem graças ao Divino Pai Eterno.”

DIGITAL CAMERA

No segundo plano está a representação da cena que motivou o ex-voto: um acidente com um carro de boi.  Na narração estão três personagens do sexo masculino. O menino ao centro usa bermuda azul e blusa branca, sua perna apresenta chagas de coloração vermelha, representando sangue. Está apoiado por duas figuras masculinas. O homem do lado direito segura os braços do menino, encontra-se vestido com calça branca com a barra dobrada.  Usa camisa de manga longa da mesma cor, com a manga também dobrada. Calça sapatos marrons e carrega um facão na cintura.

O outro homem está do lado esquerdo da cena narrativa, encontra-se abaixado e segura o menino pelos membros inferiores.  Usa calça azul do mesmo tom da calça do menino Manoel Gerônimo e blusa de manga longa azul clara, dobrada na altura do cotovelo. Seu rosto está virado para o lado em uma atitude de evitar o olhar direto para as chagas na perna do menino

O carro de boi é puxado por seis bois. A carroceria está tombada, e a madeira que carrega está espalhada à frente, pelo chão.   Além da madeira, carrega produtos agrícolas. A estrada por onde passava é ladeada por árvores, e parece deserta.

Análise do discurso

Trata-se de um exemplar marcadamente tradicional para a década de 1930, pelos seguintes motivos:

a) Possuir uma legenda descritiva do milagre na parte inferior,  

b) Apresenta a cena narrativa do acontecimento na parte inferior, centralizada.

c) Uso da tela e da moldura;

d) Cores mais fortes e movimentos nas ações dos personagens.

Neste caso, o Divino Pai Eterno, não foi representando na tela; mas está descrito na legenda, o que é uma singularidade, pois no século XX a imagem do (a) santo (a) é presente. Quando não, há sinal, indício ou símbolo que nos remete à entidade superior.

A devoção ao Divino Pai Eterno tem início em 1830, quando um casal de camponeses encontra um medalhão com a cena da Santíssima Trindade coroando a Virgem. Começaram a rezar o terço com seus vizinhos, e a partir daí a devoção foi crescendo. Goiás era um estado rural, e o meio de transporte mais utilizado era o carro de boi.  A romaria ao Divino Pai Eterno cresceu e o desfile de carros de boi se tornou uma característica marcante. (SANTOS, 2017)

O retablo datado de 1933, retrata a realidade da época, mostrando a utilização do carro de boi, tanto para transporte de pessoas como também para transporte de produtos agrícolas.  Retrata ainda a memória coletiva da religiosidade e das expressões da fé desta população goiana.

Referências Bibliográficas

SANTOS, M. F. de J.  (2017). “Milagre do Divino Pai Eterno”: As Pinturas votivas de carreiros na sala das promessas do santuário de Trindade – GOIÁS. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais14(1).

Por Fernanda A. Camelier Mascarenhas – Pesquisadora Assistente – Voluntária/PIBIC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s