Ex-Votos das América

O Projeto Ex-votos das Américas objetivou três metas acadêmicas. A primeira, e evidente, foi a pesquisa documental sobre os ex-votos dos maiores santuários de países das Américas do Norte e Central, e do Caribe; a segunda meta, fomentou e sistematizou o banco de dados icongráfico (BDI) e textos criados a partir das incursões in locus e da pesquisa bibliográfica, para apoiar os estudos de estudantes e pesquisadores de variados níveis. Todo o acervo digital vem sendo disponibilizado on-line neste portal, e servirá de repositório de todo o processo iniciado em 2011, agora aberto ao público.

A última meta, já concretizada, é a manutenção do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, aprovado pelo Departamento de Museologia da UFBA em 2008, voltado para estudos sobre o presente tema, direcionado à pesquisa e extensão na UFBA, colaborador dos museus que possuem acervos ex-votivos, de pesquisadores de várias áreas, e base para a pesquisa e extensão de articulações que o Projeto Ex-votos do Brasil teceu no período que vai de 2005 a 2012.

A escolha por esse tema, campo e espaços reflete na novidade do ex-voto nos EUA – estudado e informado por uma integrante do GREC (Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus) –, como também na importância e similitude das salas de milagres e ex-votos mexicanos, costarriquenhos e nicaraguenses com os do Brasil, em termos iconográficos. Outro fator, são os portentosos santuários do México, sobretudo Guadalupe, que possui a maior visitação dentre os santuários católicos das Américas, e uma sala de milagres de grande envergadura, tanto na quantidade quanto nas tipologias ex-votivas.

Leva-se em conta, também, as grandes romarias e peregrinações em Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Guatemala e Porto Rico, que culminam em um grande processo folkcomunicacional ex-votivo nos ambientes dos santuários dos seus padroeiros, com intensa fruição ex-votiva, cujo resultado é a riqueza nas cartas, no acervo pictórico e escultórico.

A escolha desses ambientes se deu a partir de informações da pesquisadora Natália Marques da Silva ,do GREC, hoje residente no Haiti. Porém, diante dessa pretensão, e no curso das informações de estudos bibliográficos e outros membros do Grupo de Pesquisa, há pequenos espaços e ambientes consagrados que foram mapeados para implementação e extensão do Projeto e, consequentemente, foram inseridos no roteiro da pesquisa. Lugares de intensa profusão de ex-votos, locais de peregrinação e romarias, o que traz sincronia com os ex-votos pesquisados no Brasil.

ETAPAS GERAIS:

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

LOCAIS:

  1. Church of Cristo Rey, New Pascua Yaqui India Reservation, Tucson, Arizona.
  2. Mission San Xavier del Bac, San Xavier Reservation, Tucson, Arizona.
  3. Saint Anthony’s Chapel, Tucson, Arizona.
  4. Santa Cruz, Tucson, Arizona.
  5. Shrine of Saint Michael Taxiarchis, Tarpon Springs, Flórida

MÉXICO

LOCAIS:

  1. Sala de milagres e museu do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, México D.F
  2. Museu Nacional do México, México D.F
  3. Santuário de Chalma, Estado de México
  4. Santuário San Francisco de Asis, na Real de Catorce, em San Luis, Potosí
  5. Santuário San Miguel de Milagro, Nativitas, Tlaxcala

AMÉRICA CENTRAL

LOCAIS:

  1. Sala de milagres e museu do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, México D.F
  2. Museu Nacional do México, México D.F
  3. Santuário de Chalma, Estado de México
  4. Santuário San Francisco de Asis, na Real de Catorce, em San Luis, Potosí
  5. Santuário San Miguel de Milagro, Nativitas, Tlaxcala

CARIBE

LOCAIS:

  1. Santuário Nossa Senhora da Divina Providência, San Juan, Puerto Rico

AMÉRICA DO SUL

A nossa pretensão é, após o Projeto Ex-votos do México, iniciado em 2013, darmos início ao “Ex-votos da América do Sul”, por etapas, em mapeamentos de salas de milagres e museus, em blocos de três países, de dois em dois anos, pois se trata de uma repercussão muito grande dessa tradição na América do Sul.LOCAIS:

  1. Nossa Senhora de Chiquinquirá – Padroeira da Colômbia
  2. Nossa Senhora do Carmo – Padroeira do Chile
  3. Museu Nacional do Chile
  4. Santuario Santa Teresa de Los Andes, Chile
  5. Nossa Senhora das Mercês – Padroeira do Peru
  6. Museu de Arte Religiosa ou Palácio Arzobispal, Cuzco, Peru
  7. Nossa Senhora da Apresentação de El Quinche – Padroeira do Equador
  8. Catedral de Salta, nordeste da Argentina
  9. Santuario Nuestra Señora de Lourdes, Mar del Plata, Argentina
  10. Santuário da Difunta Correa, Valecito, San Juan, Argentina
  11. Iglesia de Nuestra Señora de Copacabana, Bolívia
  12. Santuário de Nossa Senhora dos Trinta e Três, Uruguai

NPE – Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos

Imagem

 O Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos advém do Projeto Ex-votos do Brasil, com o objetivo de manter uma base de estudos dos temas que norteiam a   folkcomunicação, a religiosidade popular, a documentação museológica nas salas de milagres e museus, a memória social, a teoria da comunicação e da informação, com grupos diversos de pesquisa.

Ele tem o intuito de descentralizar as atividades de pesquisa e de desenvolver estudos nas áreas correlatas das ciências sociais aplicadas ao seu objeto de estudos e temas interdisciplinares. A sua missão principal reside em contribuir para o avanço das ciências através de pesquisas básicas e aplicadas, visando o apoio a grupos de investigadores, bolsistas de iniciação científica e articulação com projetos da graduação e pós-graduação, em caráter multidisciplinar.

O Núcleo está instalado no prédio da Biblioteca Isaias Alves, na FFCH-UFBA, onde objetiva estudos com grupos de pesquisa, extensão universitária disponibilizando o seu rico acervo digital e em papel para toda a comunidade da Universidade, e mantém as produções do Projeto Ex-votos do Brasil e Ex-votos das Américas, e faz parte do  GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus, certificado na plataforma de Grupos de Pesquisa do CNPq


Foram Bolsistas do NPE e do Projeto Ex-votos das Américas entre 2011-2014

Ana Paula Fiuza – PIBIC- FAPESB- UFBA
Fernanda Costa Athayde – PIBIC
Genivalda Cândido – PIBIC- FAPESB-UFBA
Lavínia Muniz – UFBA-PIBIC Jr.
Lisle Lopes – FAPESB – IC
Pedro Santos Júnior – FAPESB – IC
Shirlene Lavigne – FAPESB – AT3