Parafina

Imagem

ESCULTURA


Ex-votos gentilmente doados pelo santuário de São Lázaro, Salvador, Brasil


NPE-PR1Ex-voto antropomorfo, em parafina, oco, monocromático, com circunferência total de 0,33 m; circunferência do pescoço 0,19 m; altura total de 0,18 m; altura do pescoço 0,03 m; profundidade de 0,15 m. Cabeça pequena, em forma oval; traz olhos pequenos e fechados em relevo baixo, nariz fino e reto em relevo alto, boca pequena em baixo relevo, formato do cabelo emoldurando o rosto, e pescoço em circunferência oval. 


 Perfil direito. Com os detalhes dos escritos 

Obs.: Na parte horizontal do cabelo está escrito um agradecimento em tinta preta de hidrocor (“Agradecendo ao Senhor São Lazaro por uma graça alcançada. Obrigado Senhor São Lazaro. Em 08-09-2014 Dalva Rocha Nunes”).

Obs. 2: Na parte superior da cabeça há um pequeno furo central.


NPE- PR2Ex-voto antropomorfo, oco, em parafina, monocromático, com circunferência total de 0,47 m; circunferência do pescoço de 0,30 m; altura total de 0,10 m; altura do pescoço de 0,012 m; profundidade de 0,15 m e largura de 0,10 m. Cabeça pequena, ovalada, olhos pequenos em baixo relevo com  cava que acentuam as sobrancelhas, tendo o olho direito um pouco mais de profundidade; nariz afilado em relevo alto, boca pequena em relevo baixo, orelhas idênticas e pescoço roliço. 


 Parte posteriorPerfil direito. Com detalhe do bilhete 

Obs. 1: Na parte lateral direita um papel envolto por barbante com uma verbete, sem data: “Antonio Fernandes. Em agradecimento a graça alcançada”


NPE-PR3Ex-voto antropomorfo, em parafina, oco, monocromático, com circunferência total de 0,47 m; circunferência do pescoço 0,28 m; altura total de 0,19 m; altura do pescoço 0,02 m; profundidade de 0,17 m. Cabeça pequena, em forma oval; traz olhos pequenos e fechados em relevo baixo, nariz fino e reto em relevo alto, boca e orelhas pequenas em baixo relevo e pescoço em circunferência oval. 


 Parte posteriorPerfil direito 

Obs. 1: Duas fitas do Senhor do Bomfim da Bahia, de cor amarela, atravessam a cabeça através de furos na parte superior traseira de cada orelha.

Obs. 2: Há um desenho de cicatriz feito com tinta azul de hidrocor, que vai do lado esquerdo do nariz até o canto direito do lábio superior.


NPE-PR4Ex-voto antropomorfo, oco, em parafina, monocromático, com circunferência total de 0,44 m; circunferência do pescoço de 0,26 m; altura total de 0,20 m; altura do pescoço de 0,5 m; profundidade de 0,14m; e largura de 0,12 m. Cabeça pequena, ovalada, traz cavas que sinalizam os olhos e a boca, ambas em baixo relevo, nariz fino e reto, em médio relevo, e ondulações em relevo médio por toda a parte superior que sinalizam a formação do cabelo, sendo mais acentuado na parte de traz.


 Perfil direito 

Obs. 1: O ex-voto vem acompanhado de um papel com um pequeno texto em agradecimento.
Obs. 2: Nota-se um pequeno cordão (barbante) na região do pescoço. ele traz o bilhete, que foi encontrado dentro da cabeça.

Bilhete“São Lázaro, Agradeço a Sr. tudo que foi atendido. Dai a fé e consolo…”


NPE-PR5Ex-voto antropomorfo, oco, em parafina, monocromático, com circunferência total de 0,46m; circunferência do pescoço de 0,27 m; altura total de 0,19 m; altura do pescoço de 0,2 m; profundidade de 0,16 m; e largura de 0,13 m. Cabeça pequena, ovalada, olhos em baixo relevo; nariz afilado em médio relevo, boca pequena em baixo relevo, pescoço roliço.  Traz cabelos em relevo médio que contornam seu rosto .


 Perfil direito 

Obs. 1: O ex-voto traz preso, por uma fitinha do no pescoço um cartão com pequeno texto em agradecimento a São Lazaro: De: “Zenilda Silva Santos”./ Para: “São Lazaro”/”Em  agradecimento pela cura das dôres de cabeça fortes que eu sentia”.

Frente do bilheteParte interna do bilheteDe: “Zenilda Silva Santos”./ Para: “São Lazaro”/”Em  agradecimento pela cura das dôres de cabeça fortes que eu sentia”.


NPE-PR6Ex-voto antropomorfo, em parafina, monocromático, apresentando a região abdominal. Possui forma côncava, com umbigo em baixo relevo. Altura de 0,19 m e largura de 0,24 m. 

Obs. 1: Contém um bilhete ao centro, escrito com caneta esferográfica de tinta vermelha em papel branco e fixado com fita adesiva transparente. O bilhete traz: “Agradeço a São Lázaro pela minha cura total da inflamação intestinal”.

Obs. 2: Contém uma fita vermelha amarrada com nó na ponta, que atravessa a parafina no canto superior direito, através de um furo.


“Agradeço a São Lázaro pela minha cura total da inflamação intestinal”


NPE-PR7Ex-voto antropomorfo, em parafina, monocromático, representando um abdômen. Possui forma côncava, com umbigo em baixo relevo, com largura de 0,23 m e altura de 0,24 m.

OBS. 1: Contém um bilhete na parte superior, escrito com caneta hidrocor azul sobre papel branco fixado com fita adesiva transparente: “Em agradecimento pela graça alcançada nas cirurgias de José Maria – Agosto de 2014”.

OBS. 2: Possui uma fita branca envolvendo o objeto, na vertical e na horizontal.



NPE-PR8Ex-voto em formado de pulmões antropomorfos, em parafina monocromática, na tonalidade branca, com 0,21 m de largura e 0,22 m de comprimento. Os órgãos são feitos num formato côncavo em relevo alto.


OBS. 1: O ex-voto está enrolado em fitas vermelhas amarradas em nós, com a frase “lembrança do senhor do Bonfim” em letras maiúsculas.


OBS. 2: As fitas envolvem um bilhete escrito em papel de caderno junto ao ex-voto. Nele está escrito com caneta azul: “Em Ação de Graças pela cura da pneumonia de João Guilherme Ramos”.

“Em Ação de Graças pela cura da pneumonia de João Guilherme Ramos”


NPE-PR9Ex-voto em formado de pulmões antropomorfos, em parafina monocromática, na tonalidade amarelada, com 0,23 m de largura e 0,23 m de comprimento. Os órgãos são feitos num formato côncavo em relevo alto.

OBS. 1: Em ambos os pulmões está escrito a mesma mensagem em caneta preta: “São Roque e São Lázaro Agradecemos pela recuperação de Nilson Costa Freitas”.

OBS. 2: O pulmão esquerdo é atravessado por um barbante através de um furo feito na parafina.

Detalhe do escritoDetalhe do escrito“São Roque e São Lázaro Agradecemos pela recuperação de Nilson Costa Freitas”


NPE-PR10Ex-voto em formado de pulmões antropomorfos, em parafina monocromática com tom amarelado, com 0,23 m de largura e 0,23 m de comprimento. Tonalidade amarelada. Os órgãos são feitos num formato côncavo em relevo alto.
 
OBS. 1: Atrás do pulmão direito está “Evandro” e atrás do esquerdo está escrito “Evandro 26/01/13”. No meio do ex-voto está escrito a mesma data e no fundo o mesmo nome, de cabeça para baixo. As escrituras foram feitas com algum objeto pontiagudo, sendo que as letras e números foram raspados na parafina.
 
OBS. 2: Há um barbante atravessando o ex-voto através de um furo central na parte inferior.
 


NPE-PR11Ex-voto antropomorfo em formado de mão esquerda, de tonalidade amarelada, com 0,11 m de largura, 0,19 m de comprimento e 0,18 de circunferência.
 
OBS. 01: Existe um bilhete, preso com  escrito com esferográfica azul, traz:
 
“13 de outubro de 208. Uma graça alcança pedir a são Lázaro e a São Roque que não deichase eu fazer operação e nem me quebrar com as quedas eles dois me ajudaram que isso não aconteceu agradeço a eles em primeiramente a Deus, que é o nosso Pae supremo de nois a eles 2, através de Jesus eles me fizeram este milagre. Adelaide J. de Freitas”. 

NPE-PR12Ex-voto antropomorfo, monocromático, oco em parafina. Traz formato de braço esquerdo. A peça possui altura de 0,44 m, largura de 0,9 m e circunferência de 0,24 m.
 
Obs1- Traz amarrado em seu punho uma fita branca.
Obs2- Possui um pequeno furo na parte superior do braço.
Imagem

NPE-PR13Ex-voto antropomorfo, monocromático, oco em parafina. Traz o formato da mão esquerda. Possui altura de 0,19 m, largura de 0,10 m.
 
Traz amarrado na parte superior uma fita azul, de São Lázaro, que atravessa a parafina através de um furo.
Imagem

NPE-PR14Ex-voto antropomorfo, monocromático, oco em parafina. Traz o formato de mão direita. Possui altura de 0,18 m, largura de 0,10 m. Traz amarrado uma fita amarela, do Senhor do Bonfim , que atravessa a parafina através de um furo.
 
Imagem

NPE-PR15Ex-voto antropomorfo, monocromático, oco em parafina. Traz o formato de parte dos ombros e do pescoço. Possui altura de 0,11 m, largura de 0,22 m, circunferência de 0,57 m.
 
Obs.: Traz amarrado uma fita branca, de São Lázaro, que atravessa a parafina através de um furo.

Parte posterior, costas


NPE-PR16Ex-voto antropomorfo, monocromático, oco em parafina. Traz o formato de pé direito. Possui altura de 0,12  m, largura de 0,9 m, profundidade de 0,19 m.
 
Obs.1: Traz um terço rosa, preso por uma fita adesiva transparente
 
Obs. 2: Possui um barbante amarrado, que atravessa a parafina através de um furo.
  

NPE-PR17Ex-voto antropomorfo, monocromático, oco em parafina. Traz formato de braço esquerdo. A peça possui altura de 0,38 m, largura de 0,9 m e circunferência de 0,22 m. Traz amarrado em seu punho uma fita rosa que fixa um papel branco com um agradecimento: “19.08.2013/ Poderoso São Lazaro, por sua proteção e graça conseguida. Venho agradecer e demonstrar minha fé, confiança por seu grandíssimo poder. Muito obrigado. Rosália M. Rocha”.

NPE-PR18Ex-voto, policromático, oco em parafina. Traz formato de um seio ligado a uma chave. A chave possui altura de 0,15 m, largura de 0,7 m; o seio com circunferência de 0,31 m.

Os objetos estão ligados por um barbante. E a chave traz enrolada uma fita amarela do Senhor do Bomfim.

NPE-PR19


Ex-voto antropomorfo, policromático. Traz formato de mama esquerda . A peça possui circunferência de 0,25 m. Traz o escrito em esferográfica: “Genecite Marinho Soares – cura do C.A. de MAMA ESQUERDA – 2011- 2012.” Os dois desenhos que sinalizam as regiões dos tumores na mama.
Imagem

NPE-PR20
​Ex-voto antropomorfo em formado de mãos de criança, monocromático de tonalidade branca, feito com parafina e oco. Possui 0,06 m de largura; 0,10 m de comprimento e 0,12 de circunferência na mão direita; e 0,6 m de largura; 0,9 m de comprimento e 0,13 m de circunferência na mão esquerda.


OBS. 01: Existe um bilhete feito à caneta de tinta azul colado na mão esquerda, onde se encontra escrito: “Pela Liberdade de Rafael Felipe meu Senhor do Bonfim”.

OBS. 02: As mãos estão amarradas uma a outra por uma fita amarela do Senhor do Bonfim, que atravessa ambas as mãos por furos feitos perto de onde seria os pulsos.


NPE-PR21

​Ex-voto antropomorfo, monocromático de tonalidade branca, feito com parafina e oco. Possui 0,10 m de largura; 0,26 m de altura; 0,24 m de circunferência do tronco e 0,17 m de circunferência da cabeça, além de 0,05 m de profundidade.


 Lado esquerdo 

OBS. 01: Existe um bilhete feito por caneta hidrocor de tinta azul escrito nas costas, com letras maiúsculas, dizendo: “São Lazaro Obrido pela graça. Na cura de todo meu corpo.Obrigado de coração
Assinatura)
17/6/2013”.“São Lazaro Obrido pela graça. Na cura de todo meu corpo.Obrigado de coração Assinatura) 17/6/2013”.


NPE-PR22

Ex-voto antropomorfo, monocromático de tonalidade amarelada, feito com parafina e oco. Possui 0,10 m de largura; 0,26 m de altura; 0,24 m de circunferência do tronco e 0,17 m de circunferência da cabeça; além de 0,05 m de profundidade.


 Lado esquerdo 

OBS. 01: Existe um terço feito de madeira e ferro enrolado no pescoço do ex-voto.


NPE-PR23
​Ex-voto antropomorfo, monocromático de tonalidade branca, feito com parafina e oco, formando uma perna do joelho para baixo. Possui 0,08 m de largura; 0,47 m de altura; 0,27 m de circunferência da perna; 0,09 m de profundidade da perna e 0,21 m de profundidade do pé.


OBS. 01: Existe uma fotografia de uma ferida enrolada no ex-voto, juntamente com um bilhete em papel de caderno que diz: “Pela cura de Nieves Oitaven Justo Obrigado”. 

OBS. 02: O objeto está todo embrulhado em plástico e possui um barbante atravessando o material na parte superior.


NPE-PR24

​Ex-voto antropomorfo, monocromático de tonalidade amarelada, feito com parafina e oco. Possui 0,10 m de largura; 0,26 m de altura; 0,24 m de circunferência do tronco e 0,17 m de circunferência da cabeça, além de 0,05 m de profundidade.


 FrenteLado esquerdo 

OBS. 01: Existe uma fita do Senhor do Bonfim vermelha amarrada ao pescoço do ex-voto.

OBS. 02: Existem dois pedaços de esparadrapo no braço esquerdo e tinta vermelha espalhada pela perna esquerda.

​OBS. 03: Também na perna esquerda, existe um esparadrapo onde está escrito à caneta: “Obrigado meu pai agradecida”.“Obrigado meu pai agradecida”.


NPE-PR25

​Ex-voto antropomorfo, monocromático de tonalidade branca, feito com parafina e oco. Possui 0,16 m de largura, 0,41 m de altura; 0,37 m de circunferência do tronco e 0,24 m de circunferência da cabeça, além de 0,07 m de profundidade.


 Parte posterior 

OBS. 01: Existe um terço feito de plástico verde no pescoço do ex-voto.


NPE-PR26



Ex-voto antropomorfo, monocromático em formato de pé esquerdo de tonalidade amarelada, feito com parafina e oco. Possui 0,07 m de largura; 0,12 m de altura; 0,15 m de circunferência, além de 0,22 m de profundidade. 


OBS. 01: O ex-voto traz uma fita amarela do Senhor do Bonfim atravessando seu material, por furos feitos em sua extremidade superior.

OBS. 02: Existe um bilhete escrito com caneta de tinta azul em papel de caderno. Está escrito: “Agradeço ao Sr. do Bonfim pela graça alcançada. 22/02/2015”.


NPE-PR27

​Ex-voto antropomorfo, monocromático de tonalidade branca, feito com parafina e oco. Possui 0,10 m de largura; 0,26 m de altura; 0,24 m de circunferência do tronco e 0,17 m de circunferência da cabeça, além de 0,05 m de profundidade. 


 Parte posterior 

OBS. 01: Existe uma fita do Senhor do Bonfim branca amarrada ao pescoço do ex-voto.


NPE-PR28​

​Ex-voto antropomorfo, oco, feito em parafina, monocromático com tonalidade amarelada,. Possui 0,10 m de largura; 0,26 m de altura; 0,24 m de circunferência do tronco e 0,18 m de circunferência da cabeça, além de 0,07 m de profundidade.


 Frente 

Obs: Traz uma fita branca envolvendo o tronco, os braços e os ombros. 


NPE-PR29

​Ex-voto antropomorfo, monocromático, oco em parafina. Possui formato de braço esquerdo. A peça  tem altura de 0,45 m, largura de 0,09 m e circunferência de 0,25 m. 


Imagem

Obs 01: Traz amarrado uma fita amarela de São Lazaro.

Obs 02: O ex-voto traz um escrito em caneta, “ Silvia agradece por mi saúde ficar boa”

Obs 03: O objeto está embalado em um plástico transparente.

Obs 04: Possui um barbante preso a parafina por um furo na parte superior do membro.


NPE-PR30Ex-voto antropomorfo, monocromático, oco em parafina. Traz o formato de pé direito. Possui altura de 0,12  m, largura de 0,8 m, profundidade de 0,19 m.

Obs.1: Possui um agradecimento escrito em papel branco com caneta esferográfica azul fixado por fita adesiva transparente. “ Agradeço a Deus por uma graça alcançada  São Lazaro, São Roque. “ Tereza.

Obs. 2:.Traz uma fita branca de São Lazaro, presa no objeto através de um furo na parte superior.


  

NPE-PR31

​Ex-voto antropomorfo, monocromático, em parafina, oco trazendo o formato de perna esquerda. Possui 0,50 m de altura, 0,8 m de largura, 0,22 m de profundidade e 0,35 m de circunferência da coxa.


Imagem

Obs: Possui um furo na parte superior da perna.


NPE-PR32

​Ex-voto antropomorfo em parafina, de tonalidade monocromática esverdeada. Mede 0,14 m de altura; 0,07 m de largura e tem circunferência de 0,13 m. Possui o formato de  parte da coluna vertebral humana tendo  pequeno furo atravessando o objeto na parte superior, em ambos os lados.


Imagem

OBS. : Há um bilhete escrito à mão num pedaço de papel ofício de cor amarela. Em caneta esferográfica azul, está escrito: “pela graça (da cura) alcançada. Isabel Martim Raposo”. 


NPE-PR33

​Ex-voto antropomorfo feito de parafina, de tonalidade monocromática branca. Mede 0,16 m de altura; 0,04 m de largura na parte superior, que tem uma forma ligeiramente triangular. Possui o formato de uma chave comum de porta.

OBS. : Há um bilhete digitado num pedaço de papel ofício branco, onde se encontra escrito: “Venho Humildemente Agradecer Ao Nosso Senhor do Bonfim, Por Esta Graça Alcançada”. Logo abaixo, há espaço para a data e o nome do devoto, cujas respostas, escritas à caneta são: “16/01/2014” e “Antigenes Correia Jone Marques”. Há ainda o desenho gráfico de Cristo pregado na cruz, coma cruz pintada de vermelho.


Imagem

.OBS. 2: O ex-voto está todo envolvido em um plástico transparente, com o bilhete colado nele. Há também uma fita branca do Senhor do Bonfim amarrada


NPE-PR34

​Ex-voto antropomorfo feito de parafina, de tonalidade monocromática amarelada. Mede 0,18 m de altura; 0,14 m de largura, e tem uma profundidade de 0,12 m. Possui o formato de um ombro e parte de um pescoço


OBS. : Há um escrito num pedaço de papel de caderno, onde se encontra escrito: “Agradeço ao Senhor do Bonfim Pela a Graças Ao cansada 27/12/2013 Edelzuita”.

OBS. 2: Há também um barbante branco para pendurar o objeto.


NPE-PR35

Ex-voto antropomorfo monocromático em tonalidade amarelada. Formato de par de pés, com 0,12 m de altura; 0,07 de largura e 0,19 m de profundidade (ambos). Os pés estão amarrados um ao outro por um barbante. 


OBS. 1: No pé esquerdo, duas fitas do Senhor do Bonfim foram amarradas em um furo, uma sendo branca e outra verde. Há também duas pequenas manchas de tinta vermelha nele.

OBS. 2: No pé direito foi colado um bilhete com fita adesiva transparente. Está escrito à mão: “Ao glorioso São Lazaro e ao glorioso São Roque agradeço por uma graça alcançada. E que um dia ao vossos lado possa contemplar a Deus para sempre. Assim Seja Amem. Da devota Marcionília. 14/10/2012”.