Museus e Resistência

”O que significa a construção de uma epistemologia de luta? Como o museu pode ser uma ferramenta de resistência ao racismo? O que significa uma Museologia Kilomba no século XXI? Essas são algumas das questões que mobilizam o programa 4 da série Museus e Resistência, evento organizado pela Museologia da UFSC e, nesta série, contando com a parceria da UFPE. Neste programa, Alexandro Silva de Jesus, Francisco Sá Barreto (professores do DAM-UFPE) e Lucas Lopes (Museólogo da UFSC) conversam com Andressa Batista, Lucas RIbeiro, Marina Pinheiro e Vítor Luiz, pessoal do Museologia Kilombola. Este e todos os outros programas estão disponíveis nas plataformas para podcast: SoudClound, Deezer, Spotify, Apple Podcast e Google Podcast.

Trabalharam neste programa: Alex de Jesus, Lucas Lopes e Francisco Sá Barreto.

Projeto gráfico da série: Ana Beatriz, Sofia Moreira e Talita de Melo a partir da logo do evento.”

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Lançamento da Revista do MAFRO

Com satisfação comunicamos o lançamento da Revista do Mafro – Africanidades. Como parte da Primavera dos Museu. Com periodicidade mensal, seu número Zero (em formato blog) é dedicado a apresentar seus colaboradores iniciais. https://revistadomafro.blogspot.com/

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Fundação Calouste Gulbenkian – Publicações

A partir dos anos 60, a Fundação editou obras fundamentais para a cultura portuguesa, o ensino universitário e o conhecimento em geral. Atenta à transformação digital, a Fundação decidiu adotar uma nova política editorial para tornar acessível, a todo o público, clássicos da cultura mundial e obras marcantes da cultura portuguesa. A partir de agora, as edições e reedições serão primordialmente efetuadas em formato digital, com acesso gratuito e universal, desde que salvaguardados os direitos de autor.

Nesta primeira fase, estão disponíveis 52 títulos que vão de Platão a Santo Agostinho, passando por outros grandes clássicos universais.

https://gulbenkian.pt/publicacoes/
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EDITAL Nº 01/2020 – INGRESSO MESTRADO 2021.1

As inscrições para o processo seletivo  devem ser efetuadas no período de 23 de agosto de 2020 a 11 de outubro de 2020, exclusivamente pelo sítio eletrônico do SIGAA https://sigaa.ufba.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S até às 23:59 horas.

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14ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

”A 14ª Primavera dos Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.

O tema definido pelo Ibram para a edição de 2020 é: “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Visto o momento pelo qual passam a sociedade e os museus, devido à pandemia causada pelo Covid-19, este ano, em especial, orientamos todos os museus participantes a desenvolverem apenas atividades em ambiente virtual.”

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Coloquio Exvoto

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Durante mucho tiempo limitada al estudio de sus formas pictóricas, la investigación sobre el exvoto se renovó en los albores del siglo XXI, revelando en el mismo movimiento la complejidad de su definición. Objeto de un voto, objeto de una promesa, el exvoto se caracteriza por su variabilidad formal y usual, que dificulta su identificación. Por lo tanto es esencial recurrir a los especialistas de su fabricación para considerar las condiciones de su elaboración en una compleja temporalidad que va desde la súplica de lo divino hasta el depósito de lo prometido. Cualquiera que sea la religión en la que se forme, el exvoto está depositado a un lugar de culto, y la cuestión de su exposición se vuelve central. Objeto conector entre lo profano y lo sagrado, su valor se transforma según sus circulaciones y según el lugar donde se presenta. Desde su exposición devocional a su exposición patrimonial, el exvoto nos permitirá interrogarnos en este coloquio sobre las interrelaciones que construye entre religión y estética, devoción y patrimonialización, cultura popular y cultura culta.


Longtemps cantonnées à l’étude de ses formes picturales, les recherches sur l’ex-voto ont été renouvelées à l’aube du XXIe siècle révélant dans le même mouvement la complexité de sa définition. Objet d’un vœu, objet d’une promesse, l’ex-voto se caractérise par sa variabilité formelle et usuelle, qui brouille son identification. Il est alors essentiel de se tourner vers les spécialistes de sa fabrication pour considérer les conditions de son élaboration dans une temporalité complexe qui va de l’imploration du divin au dépôt de la chose promise. Quelle que soit la religion au sein de laquelle il prend forme, l’ex-voto est replacé dans un lieu de culte, et la question de son exposition devient centrale. Objet connecteur entre le profane et le sacré, sa valeur se transforme au gré de ses circulations et selon le lieu où il est présenté. De son exhibition dévotionnelle à son exposition patrimoniale, l’ex-voto nous permettra de nous interroger lors de ce colloque sur les interrelations qu’il construit entre : religion et esthétique, dévotion et patrimonialisation, culture populaire et culture savante.

By: https://cemca.org.mx/es/coloquio-exvoto-el-voto-como-objeto-concepcion-exposicion-patrimonializacion/

5, 6 y 7 de febrero 2019

Museo Nacional de las Culturas del Mundo – Moneda #13, Centro, Cuauhtémoc, 06000, CDMX

Coordenação: Dra. Caroline Perré

 

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O CIBERMUSEU

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​DE DENTRO E DE FORA VISÕES DO BRASIL E DAS BRASILIDADES

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A exposição resulta da abordagem de questões de identidade nacional em relação ao Brasil, a partir da perspectiva de artistas autóctones (perspectiva endógena) e da perspectiva de artistas estrangeiros (perspectiva exógena). O Brasil visto de dentro e de fora, nas suas heterogeneidades, coerências e incoerências, e materializado através do discurso artístico é um Brasil multívoco que espraia os limites do seu reconhecimento e que se questiona a cada nova contextualização. 

​Os artistas cujas obras integram esta exposição têm em comum a pertença ao Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE) da Universidade Federal de Uberlândia. Todos eles contribuem com as suas perspectivas pessoais acerca desse Brasil imaginado, traduzindo-o em novas imagens que dialogam e negociam entre si, mostrando diferentes ângulos e diferentes modos de ser dentro da narrativa nacional – mostrando diferentes brasilidades.

Ana Rita Ferreira
NUPPE/CFUL

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Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Maio de 2019

Imagens da sala de milagres do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, durante a semana santa de 2019, feitas pelo pesquisador José Cláudio Alves de Oliveira, em pesquisa pelo Projeto Santuários Digitais, ligado ao PNPD/UNESP/CAPES.

 

Imagens do Velário, na sexta feira da Paixão de Cristo, no mesmo Santuário, durante as pesquisas pelo Projeto Santuários Digitais da UNESP/CAPES:

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Santuário Nossa Senhora Aparecida em MG Abril de 2019

Exposição do Santuário Nossa Senhora Aparecida em Minas Gerais, realizada por Aninha Duarte

 

 

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