Monte Santo – BA

Monte Santo, 2015

Monte Santo é uma cidade da região do Nordeste Baiano, microrregião de Euclides da Cunha. Fundada em 31/10/1775, a 352 km de Salvador, com uma população estimada em torno de 51.257 habitantes. A cidade também é conhecida por ter o maior meteorito encontrado no Brasil,   em 1774 no distrito de Bendengó, que fica no município de Monte Santo. Este meteorito encontra-se em exposição no Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, cidade do Rio de Janeiro. Porém, não é dele que se tratará está publicação, mas sim da Semana Santa, do percurso realizado pelos romeiros e dos próprios romeiros, e dos ex-votos ofertados como agradecimento de graças alcançadas.
A história teve início em 1785, quando o Frei Apolônio de Toddi, ao apreciar a serra, ficou impressionado com a semelhança da mesma com o calvário de Jerusalém e convidou os fiéis que o acompanhava para transformar o Monte em um “Sacro-Monte” e rebatizá-lo com o nome de Monte Santo, marcando seu dorso com os passos da Paixão. Logo em seguida, mandou tirar madeira e iniciou a armar uma capela, e também mandou cortar paus de aroeira e cedro para por no Monte, cruzes a espaços regulares: a primeira dedicada às almas, as sete seguintes representando as dores de Nossa Senhora e as quatorze restantes lembrando o sofrimento de Jesus, na sua caminhada para o Monte Calvário em Jerusalém.
O Santuário de Monte Santo é o 2º Sacromonte reconhecido no Brasil. O 1º é o de Matosinhos em Congonhas – MG.
Nos dias 10 e 11 de janeiro foi realizada uma incursão do Grupo do Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos para pesquisa e coleta de informações. Segue abaixo algumas imagens produzidas na última viagem:

Por Ariadiny Araújo:

 Por Genivalda Cândido:

Por Prof. Dr. José Cláudio:

 

Por Marcele Nascimento:

Por Marise Portela:


Monte Santo, 2009

Fé, Força, Garra, e Ex-Votos na Semana Santa de Monte Santo

Na Semana Santa tudo começa às 4h da manhã, ao som das tramelas, para que toda população acorde e se junte a procissão, misto de fé e garra. Após percurso na cidade, sobe-se então o monte em cantoria e ladainhas. Faz-se o agradecimento pelas graças alcançadas. De jovens a idosos, é uma multidão venerando, agradecendo, chorando e caminhando em louvor. A Semana Santa não é o ápice da romaria, essa é realizada de 31 de outubro a 2 novembro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma resposta para Monte Santo – BA

  1. Ludimar Araujoi disse:

    Estive em Monte Santo, é inesplicável tudo q sentir qd entrei nessa cidade, ao subir o monte constatei q cada pedra daquelas, cada grão de areia é sagrado.
    viva jesus Viva a fé católica e viva o povo desse município abençoado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s