O presente Projeto é uma continuidade das etapa “Ex-votos do Brasil“, “Ex-votos das Américas” e “Ex-votos do México“, que mapearam salas de milagres, santuários e museus, documentaram, analisaram e iconografaram ex-votos para os campos da ciência da informação, comunicação e museologia, tratando de vetores como a memória social, a semiótica e a folkcomuicação, áreas que se reservam ao estudo dos fluxos e trocas de informação e ao estudo da cultura popular, sua expressividade e processo comunicacional, respectivamente, campos definidores que ajudarão na compreensão das mensagens escritas, pictóricas e escultóricas, para percepção do universo do indivíduo e coletividade, além do estudo comparativo com a tipologia ex-votiva estudada.
Ele foi aprovado no Edital 09/2020 do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -, conquistando ao seu coordenador a bolsa de produtividade. Em 2021 foi aprovado com auxílio CNPq no Edital Universal.
E em 2019, teve a sua aprovação no nível de doutoramento, no PPGMLS – Programa de Pós-graduação em Memória, Linguagem e Sociedade – na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Objetivos do Projeto
Pesquisar e analisar os ex-votos das salas de milagres, dos museus e igrejas da América do Sul, demarcados e descritos abaixo, para estudar a tipologia, os discursos, a iconografia e os seus múltiplos formatos que trazem mensagens, dados e informações diversas:
- Nossa Senhora de Chiquinquirá – Padroeira da Colômbia
- Nossa Senhora do Carmo – Padroeira do Chile
- Museu Nacional do Chile
- Santuario Santa Teresa de Los Andes, Chile
- Nossa Senhora das Mercês – Padroeira do Peru
- Museu de Arte Religiosa ou Palácio Arzobispal, Cuzco, Peru
- Nossa Senhora da Apresentação de El Quinche – Padroeira do Equador
- Basílica de Nossa Senhora de Luján, Padroeira Argentina
- Catedral de Salta, nordeste da Argentina
- Santuario Nuestra Señora de Lourdes, Mar del Plata, Argentina
- Santuário da Difunta Correa, Valecito, San Juan, Argentina https://www.uol.com.br/esporte/reportagens-especiais/defunta-correa-a-devocao-popular-na-selecao-argentina/
- Iglesia de Nuestra Señora de Copacabana, Bolivia
- Santuário de Nossa Senhora dos Trinta e Três, Uruguai
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estender a análise e comparação aos ex-votos do Brasil, América Central e México já estudados;
- Estudar sinteticamente as origens dos santuários e museus;
- Identificar e catalogar a tipologia dos ex-votos nas salas de milagres e museus;
- Verificar a variação e permanência dos ex-votos em cada sala e museu;
- Analisar as formas de entrada dos objetos ex-votivos, nas salas e museus;
- Mapear possíveis museus com acervos ex-votivos, além dos aqui já pontuados;
- Tecer estudo iconográficos, semiológicos e semióticos dos objetos ex-votivos;
- Analisar os discursos nas cartas, bilhetes e fontes pictóricas e fotográficas;
- Verificar a existência de santeiros e retableros.
- Buscar depoimentos de peregrinos;
- Definir o ex-voto enquanto testemunho e media.
- Verificar a relação peregrino-sala de milagres
ASSISTENTES
BOLSISTA IC – 2020-2022 – FAPESB
Sasha Morbeck Miranda – Comunicação. Projeto Ex-votos das Américas: etapa América do Sul – PIBIC/FAPESB – Currículo Lattes
BOLSISTA IC – 2021-2022 – CNPQ
Fernanda Camelier – Mapeamento, Iconografia. Projeto Ex-votos das Américas: etapa América do Sul – PIBIC/CNPQ – Currículo Lattes
PLANO DE TRABALHO DA BOLSISTA Sasha Morbeck 2020-2022
Embora o Projeto tenha como objetivo principal desenvolver a observação sistemática a partir de estudos in locus nos santuários e museus, para a imersão nas análises iconográfica e semiótica, o plano de trabalho da bolsista envolve, também, o suporte técnico-acadêmico que envolve as ferramentas da difusão digital dos resultantes da pesquisa.
Assim, a discente não desempenhará somente a pesquisa de campo nos santuários e museus demarcados no projeto. Estudará, também, iconograficamente, os objetos fotografados e digitalizados, para tecer a análise iconográfica, o estudo textual (se bilhete ou carta), por exemplo, e o tratamento iconográfico-digital, para organizar textos descritivos compreendidos sobre o ex-voto, e divulga-los neste portal.
As incursões na América do Sul acontecerão quando houver total segurança frente à pandemia da COVID 19.
PLANO DE TRABALHO DA BOLSISTA Fernanda Camelier 2021-2022
Estender a análise e comparação aos ex-votos do Brasil, México e América Central já pesquisados; Estudar as origens dos santuários e museus supracitados; Identificar e catalogar a tipologia dos ex-votos nas salas de milagres e museus e Verificar a variação e permanência dos ex-votos em cada sala e museu. Analisar as formas de entrada dos objetos ex-votivos, nas salas e museus e tecer estudo iconográficos, semiológicos e semióticos dos objetos ex-votivos; Analisar os discursos nas cartas, bilhetes e fontes pictóricas e fotográficas. E, a partir dos estudos, definir o ex-voto como suporte midiático da comunicação, que transmite mensagens e informações.