Kitsch

EX-VOTOS KITSCH

Ex-votos kitsch são aqueles advindos de objetos variados criados em alta reprodutibilidade tecnica. Neles, estão, principalmente, escultura em gesso, as reproduções de gravuras, pinturas e fotografias, bonecas de plástico, flores e jarras de plástico etc.

EX-VOTOS GENTILMENTE DOADOS PELO SANTUÁRIO DE MILAGRES, Bahia, Brasil.

Em uma das suas incursões de treinamento com bolsistas e de renovação tipológica do acervo digital, fomos agraciados pelos funcionários da igreja de Nossa Senhora de Brotas, na cidade de Milagres, Bahia, Brasil. Nesse dia, trouxemos para as salas 1 e 2 do NPE mais de duzentos ex-votos de diversas naturezas, e também da diversidade de materiais, que além do kitsch, vieram objetos orgânicos, fotografias e ex-votos tradicionais em madeira.


ESCULTURAS

NPE-KE01Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em gesso. Estado em boa conservação, com 0,22 m de altura, e 0,10 m de largura, mais 0,23 m de circunferência.

Imagem de Nossa Senhora da  Conceição, em posição hierática, com base dupla, sendo a primeira fase em octógono, em tonalidade preta, encimada por peanha, trabalhada com meio globo terrestre, em tonalidade celeste, sobreposto com nuvens e dois querubins. Na parte frontal da peanha, um mapa do Brasil, em relevo alto, com as tonalidades verde e amarela. Nossa Senhora usa grande túnica, da cabeça aos pés, em tonalidade azul, com motivos em tonalidade dourada. Possui suas mão na posição de reza. Olhos abertos direcionados à frente. Coroa, já com desgaste, em tonalidade dourada.


 Frente Perfil Esquerdo

Perfil Direito

Costas

REPRODUÇÕES PICTÓRICAS

NPE-KR1Tondo trazendo a figura de Jesus Cristo e o sagrado coração. Imagem moldurada, sem vidro, com fundo fechado, em papel e com tarjar que fixam as bordas. Parte da frente com orla convexa e detalhes em relevo. Cristo, com cabeça levemente pendendo à esquerda, tem o olhar em fronte. Traz a sua mão direita em sinal de bênção, à altura do peito, e a mão esquerda rente a região esquerda do peito. O Sagrado Coração encontra-se centrado no peito. De estética renascentista, o desenho configura a perfeição triangular e a centralidade das formas, colocando em alvo as figuras principais: o Cristo e o Sagrado Coração