SAN MIGUEL

SAN MIGUEL DEL MILAGRO

Imagem

The church of San Miguel del Milagro in Nativitas, Tlaxcala is a excellent example of the ongoing development of ex-votos in the face of changing technology. In the photo gallery bellow, you will find examples of ‘original’ painted retablos, their tin derivatives for which Mexico is so famous, mixed media versions involving drawing and crafts, and finally, computer-made examples that utilize both figurative and realistic representations of miracles. Occasionally, an author or two will refer to the votive tradition as “dying” or “decreasing,” suggesting that the practice is largely a thing of the past. Being able to see so many recent variations of the tradition in a single site, however, suggests the continuity of votive practice over time.

Texto e imagem de Natália Marques, Universidade da Flórida, EUA.

Tradução:

A igreja de San Miguel del Milagro em Nativitas, Tlaxcala, é um excelente exemplo do desenvolvimento contínuo de ex-votos face às mudanças tecnológicas. Na galeria de fotos abaixo, você encontrará exemplos de retábulos pintados ‘originais’, seus derivados de estanho pelos quais o México é tão famoso, versões de mídia mista envolvendo desenho e artesanato e, finalmente, exemplos feitos por computador que utilizam representações figurativas e realistas de milagres. Ocasionalmente, um ou dois autores se referem à tradição votiva como “morrendo” ou “diminuindo”, sugerindo que a prática é em grande parte uma coisa do passado. Ser capaz de ver tantas variações recentes da tradição em um único local, no entanto, sugere a continuidade da prática votiva ao longo do tempo. 

​Ex-votos de San Miguel del Milagro

​EX-VOTOS DE SAN MIGUEL

​ICONOGRAFIA E PERCEPÇÃO VISUAL 1: PINTURA

Imagem
Ex-voto em San Miguel del Milagro

Retábulo documentado em San Miguel, confeccionado em madeira fina completamente pintada, apresenta bordas na cor azul escuro. A cena retrata uma estrada asfaltada com duas vias extensas e desertas, com a ocorrência de um acidente automobilístico. Na parte superior nota-se o céu em azul celeste; montanhas com graduações de azul e a presença de elementos fitomorfos em meio ao horizonte. Ao lado direito se vê a imagem de San Miguel del Nativitas, sobre nuvens com os pés fixados em base de pilastra circular vermelha, vestido com saiote e saia em tonalidade azul orlado em graduações de dourado e vermelha, respectivamente;

O manto é azul hachurado, e cobre parcialmente  o braço esquerdo  recaindo na altura da cintura; apresenta cabeça redonda e face levemente quadrada, cabelos pretos na altura do ombro e sobre a cabeça é visível um penacho em cor azul e branco; está envolto por seu próprio resplendor e  se encontra ladeado por dois arcanjos também de tonalidade branca, tendo o da esquerda  trazendo um objeto semelhante a uma trombeta nas mãos e o da direita segurando levemente o báculo pertencente a San Miguel. 

No roda pé, a legenda: 
EL DIA 7 DE MAYO DE 1961 SE VOLCO UM CARRO COM PEREGRINOS DEL PUEBLO DE SANTA ANA NECOXILA QUE VENIAMOS PROCEDENTES DE SAN MIGUEL DEL MILAGRO. Y SALIMOS TODOS CN BIEN POR LO QUE EM ACCION DE GRACIAS DEDICAMOS EL PRECENE A LA MILAGROSA IMAGEN DE SAN MIGUEL QUE SE VENERA EM ESTE LUGAR. Septiembre 29 de 1961. (sic)Para a construção deste ex-voto o autor se utilizou de diversas tonalidades em azul, criando uma tela com profundidade, embora fria, apresentada com pontos de fuga. 

Imagem

A predominância é para os tons azuis e verdes. A composição apresenta dois pontos importantes, sendo um primário, destacado em vermelho e um secundário, destacado em preto. O ponto primário é representado pela figura de San Miguel, de carnação branca, em resplendor na tonalidade amarela, de pé sobre uma configuração de nuvens onduladas em branco. O ponto secundário é representado por um carro deslizando na estrada, em tonalidade azul. A obra apresenta muitas ondulações, das quais se destaca a linha que demarca a estrada em um “S” alongado, cortando a imagem do canto inferior esquerdo ao superior direito. Logo ao lado direito da estrada, é possível que o observador perceba a presença de novas ondulações em paralelo, que sugerem, de baixo para cima, certa elevação representando uma encosta. Ao fundo, novamente se observa a existência de mais ondulações que representam a formação de morros, o que reforça a ideia de que o terreno é bastante acidentado. Próximo ao canto esquerdo inferior é possível perceber que no canal sob a estrada há uma leve ideia de profundidade e transparência. A descrição da imagem e o agradecimento se destacam em verbete, em laranja, na caixa retangular na parte inferior, fator bem tradicional nos ex-votos pictóricos.


Imagem
Ex-voto em San Miguel del Milagro

Bilhete ex-votivo confeccionado em papel branco aparentando formato A4, fixado com fita adesiva sobre uma faixa de madeira branca fina na parte superior e parede branca nas outras três bordas. O objeto é composto pela imagem de São Miguel dos Milagres, que está posicionada no canto superior direito, representada através de desenho característico da arte popular, constituído por traços semelhantes aos realizados por uma criança. A descrição em agradecimento ao santo está espalhada pelo restante do espaço. 

São Miguel está retratado em carnação branca, entrajado em vestes de guerreiro composta por uma bota de cano longo em tonalidade marrom clara; saiote de tonalidade idêntica à da bota no verso, possuindo anverso em tonalidade amarela pregado à altura das coxas por botões em tonalidade cinza; corpete em tonalidade azul com graduações no mesmo tom, com orlas superiores e um babado fixado na orla inferior, ambos em tonalidade verde, e mangas em tonalidades vermelha e marrom claro; apresenta o braço direito elevado, segurando uma cruz romana em tonalidade marrom e o braço esquerdo em repouso, mas portando uma pena grande em tonalidade amarela, orlada em tonalidade marrom escuro; dotado de asas em tonalidade marrom claro; cabelos na altura do pescoço, com ondulações, em tonalidade cinza, sustentando sobre a cabeça um elmo com penacho em tonalidade marrom; ao fundo da figura do santo se nota a presença de um bloco sem formato primoroso em tonalidade cinza, semelhante a um rochedo.

 Na legenda, o agradecimento escrito a mão: “GRACIAS…… SAN MIGUEL DEL MILAGRO POR AVER HECHO REALIDAD NUESTROS SUEÑOS QUE SON NUESTRA PANADERIA EL CARRO, AMOR EN NUESTRA FAMILIA Y […] PRONTO NOS ENTREGARAN NUESTRA C[…]. / GRACIAS ATI EMOS LOGADO NUESTRAS MET[…] HOY ESTAMOS GUSTOSOS DE ESTAR UM AÑO MAS VISTANDOTE […] DA AMI FAMILIA E SIGUENOS DANDO VENDICIONES, PROTEJE […]S CLIENTES POR QUE ELLOS SON LA VIDA DE MI NEGOSIO[…]NOS MUCHA SALUD. / Y NUEVA MENTE GRACIAS POR TODO TE AMAMOS Y TE VENERAMOS SAN MIGUEL DEL MILAGRO……. / ATTM… / FAMILIA… SANCHEZ SEGURA. DE ALTOTONGA VERACRUZ / A[…]9/02/12….”

OBS: O ex-voto está ladeado por dois panos, presos por ganchos brancos nos cantos superiores, sendo o da direita vermelho com detalhes em tonalidades marrom escura e amarela,  e o da esquerda branco, ambos apresentando nós. Não houve como certificar se foram colocados pelo próprio fiel, juntamente com o ex-voto.

Imagem
Ex-voto em San Miguel del Milagro

Ex-voto fotográfico, fixado em parede, em quadro emoldurado com  vidro, bordas de madeira com linha dourada.  A cena apresenta dois planos: na parte superior se observa a legenda que narra o acontecimento: “yo Elias Fernandez Ramirez Doy Gracias a Señor San Miguel Arcangel por cuidarme y librarme de todo peligro em mi accidente que me paso El dia 04 del diciembre del 2011 cuando mi camioneta cayo por la barranca de San Miguel Del Milagro” (sic). Ao lado do escrito se vê o fiel, provavelmente o Sr. Ramirez, de cabelos e bigode grisalhos, com camisa branca e blusa verde musgo. 

​Neste ex-voto é perceptível a edição fotográfica com montagens através das novas tecnologias, representadas na alusão e descrição do milagre, tendo repetição e inclusão de imagens. Na parte central, são visíveis construções arquitetônicas residenciais, aparentando ser o centro  urbano da região onde se localiza o Santuário de São Miguel. Ao lado esquerdo se vê a alusão da trajetória do deslizamento feito pelo automóvel, é o registro do momento inicial ao final em movimento sinuoso com o término dentro de um campo; a representação da imagem de São Miguel Arcanjo segurando o báculo na mão direita e revestido por iluminação nos tons branco e azul, sendo essa coloração azulada em virtude de falha da impressão; de forma centralizada se nota a escadaria com alusão ao declínio e a ascensão do fiel; a direita se vê a caminhonete vermelha com uma simples danificação no capot, é perceptível que após o acidente o Sr Ramirez  que se encontra de pé ao lado do veículo objetiva dar veracidade ao acidente retratando todo o percurso com a representação do objeto imaterial transformando e elaborando a construção pictórica e apresentando o seu louvor à intercessão de São Miguel.  

Imagem
Ex-voto em San Miguel del Milagro

Ex-voto pictórico e bibliográfico, sobre papel, emoldurado com vidro e borda de madeira. À esquerda do observador se percebe uma luzes de sala de cirurgia, com duas lâmpadas acesas, a luminosidade é evidenciada em tonalidade amarela em alusão a intercessão de São Miguel, pois abaixo dessa claridade se nota um corpo de sexo não identificado, estando em repouso sobre equipamento de centro cirúrgico; o paciente apresenta enfermidade no membro inferior, a região genital é marcada em azul e vermelho, podendo significar a presença de sonda cirúrgica e perda de sangue.

Na sequência se vê uma camionete vermelha e branca, o que pode significar o status social do suplicante; na direção frontal se percebe elementos fitomorfos com espinhos, oriundos de ambiente deserto, porém apresentando frutos, composição graduada em verde e vermelho, significando os desafios ocasionados pela vida e a superação dos mesmos através da crença.

A direita do observador se nota a epigrafia: “SAN MIGUEL DEL MILAGRO

Te doy las gracias por calido bien de mi operación por darnos la suerte de tener buena producción de tuna para poder comprar una camioneta pero sobre todo por tener una buena armonia en mi familia e gozar de salud.
Gracias
Familia Ramos Martuíca
[…]” (sic).