Milagres, 2014
A cidade de Milagres está a 242 km de Salvador, é conhecida pelo potencial de turismo religioso. Tradicionalmente no período de fevereiro à abril, costuma receber romeiros que rendem homenagens a São Cristóvão, cuja Capela foi construída sobre uma rocha, ao lado da Rodovia BR-116.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres possui estrutura para acomodar romeiros e, no período festivo, os mesmos realizam procissões e pagam suas promessas.
Em 1998 foi realizado o Projeto Ex-votos da da Bahia e durante a incursão á cidade, não houve documentação, porque Igreja e a Capela estavam fechadas, porém, algumas visitas aconteceram após essa data. uma delas foi em 2011, a outra, no dia 29 de novembro de 2014, registrada fotograficamente por membros do grupo: Ariadiny Araújo, Marise Portela, Genivalda Cândido, e o Prof. José Cláudio de Oliveira.
Em 29 de novembro de 2014, o Projeto retornou a Milagres no intuito de possibilitar aos bolsistas da etapa Ex-votos do México, o contato prático com o objeto de estudo qualifica o pesquisador e fortalece a temática ex-votiva por conta da obtenção de dados. O treinamento foi iniciado no Morro da Bandeira, na Capela dedicada a São Cristóvão, construída por Taciano Andrade e família, cuja inauguração se deu em 25 de julho de 1962. Em 1987, foi construída uma estátua escultórica em homenagem a São Cristóvão, ofertada pelo governo local.
Durante a incursão, notou-se que a Capela estava em reforma, porém, a porta semi-aberta, possibilitou alguns registros fotográficos, diferentemente da jornada anterior, no ano de 1998.
Em seguida, a equipe se direcionou à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. A responsável pela comunidade, Srª Tereza, preocupa-se com tradição do zelo com o espaço em que os fiéis demonstram a sua fé. Com simpatia e carisma também instrui sua neta Marina, a bem receber os vistantes. Ambas acolheram gentilmente os pesquisadores, possibilitando o acesso a igreja, ao velário e a sala de milagres; que da última incursão não fora explorada.
A sala de milagres é composta por uma diversidade de materiais ex-votivos; as tipologias se referem a objetos artísticos, fotográficos, relacionados a medicina, a indumentária orgânicos, de uso pessoal, bibliográficos, e etc. Foi identificado também, a presença de milagritos, tipologia rara no Brasil; já encontrada na Bahia, porém, na Igreja do Senhor do Bonfim.
Segue abaixo alguns dos registros fotográficos realizados na última incursão à Cidade de Milagres-BA.
Imagens da incursão de 1998
Imagens das incursões de 2011 e 2014
Por Ariadiny Araújo:
- Vista ampla da paisagem da Cidade de Milagres, na Bahia, registrada na frente da Capela de São Cristóvão.
- Altar Mor da Capela de São Cristóvão. Atualmente a Capela encontra-se em reforma.
- Fachada da Capela de São Cristóvão, em Milagres, na Bahia.
- Expressiva escultura de São Cristóvão, em cimento, localizada na frente da Capela na Cidade de Milagres.
- Imagem escultórica de Nossa Senhora do Rosário. Objeto em gesso pintado, segue padrões do estilo barroco.
- Imagem escultórica de Cristo em gesso e pintada.
- Imagem escultórica de Santa Terezinha das Rosas, segurando rosas e um crucifixo, ao lado de uma vela de 7 dias. Objeto em gesso pitado.
- Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Local de peregrinação de muitos fiéis de todo Brasil.
- Interior da Sala de Promessas, onde os fiéis deixam os ex-votos na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Objetos ex-votivos pendurados em uma das paredes da Sala de Promessas, dentre eles: rosários coloridos, vestimentas brancas, objetos em madeira representando partes do corpo humano, tais como pernas e pés e bonecos de madeira
- Imagem de carta ex-votiva direcionada à Virgem Mãe dos Milagres.
- Livro de escola primária, da disciplina de matemática, deixado no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Caderno encontrado no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres com o nome “Maria Vitória de Jesus Damasceno” escrito várias vezes.
- Fotografias coladas em uma das paredes da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Dentre as fotografias pode ser observada a imagem de um homem morto com flores vermelhas e cor de rosa ao seu redor.
- Milagritos presos à fita branca de Nosso Senhor do Bomfim, ao lado de rosários de diversas cores e modelos.
- Objeto ex-votivo bidimensional, retratando São Cosme e Damião, com uma cartela de remédios – comprimidos – no canto superior direito e ao lado de outras fotografias deixadas pelos fiéis.
- Parede com grande quantidade de fotografias 3×4, deixadas por fiéis como ato votivo e/ou ex-votivo.
- Diversos rosários em diversas cores pendurados ao lado de um boneco de madeira
- Mensagem deixada no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, em nome da falecida Helena Sacramento dos Santos – Lena Rezadeira.
- Bilhete votivo.
- Ex-voto orgânico – cabelo humano amarrado com fita branca sobre caderno.
- Cartas ex-votivas deixadas nas paredes da Sala de Promessas.
- Carta votiva escrita por uma criança, solicitando a Jesus que o bebê de uma tia venha ao mundo. Abaixo do pedido foi feito um desenho, com caneta verde, de uma mulher grávida.
- Carta votiva digitada em computador e impressa com imagem ilustrativa colorida de uma casa, a qual, o responsável pelo voto pede ao Senhor Bom Jesus da Lapa, forças para construir a sua casa.
- Diversos objetos ex-votivos e, no detalhe, pode ser observado um milagrito dourado, representando um menino e preso por uma fita branca.
- Bilhete ex-votivo.
- Carta votiva assinada por Marinaldo, solicitando proteção e a presença de uma pessoa amada para viver ao seu lado.
Por Genivalda Cândido:
- Diversos objetos ex-votivos em diversas categorias, pendurados em uma das paredes da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Boneca no estilo Barbie, trajada com vestido branco, ao lado de cruz de madeira ao lado direito e Bíblia ao lado esquerdo, com fotografias ao fundo
- Objetos ex-votivos deixados no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres – uma pequena capela de madeira, encontra-se com a porta aberta e possui uma cruz em sua parte superior. Ao lado da cruz foi deixada uma vestimenta branca junto a um vaso de cerâmica com um cordão preto também com cruz em madeira. Ao fundo, diversas fotografias coladas na parede.
- Nessa imagem pode ser observada uma grande diversidade de objetos ex-votivos da Sala de Promessas – imagens escultóricas, cartas, fotografias, imagens bidimensionais, fitas.
- Objetos ex-votivos – aparelhos ortopédicos e par de sapatos especiais.
- Diversas fotografias, algumas no formato 3×4 retratam pessoas de diversas idades, porém, ao centro, observamos fotografias de bebês. Revelam o testemunho de um pedido.
- Placa da Sala de Promessas, em papel e colada em uma das prateleiras onde são deixados alguns dos ex-votos.
- Diversas imagens escultóricas em gesso e pintadas, representando Santos. Atrás aparecem diversas fotografias.
- Indumentária feminina íntima, mais precisamente um sutiã, na cor rosa e ao lado de outras peças de roupa.
- Objeto ex-votivo em cera, no formato de pé infantil e na cor rosa, amarrado com uma fita branca
- Milagritos amarrados com fitas. Dentre eles observamos um par de seis, figuras de crianças, uma chave e um coração de metal com a inscrição “Leninha”.
- Ex-votos de indumentárias: diversas peças de roupa – adulto e infantil – em diversas cores e tecidos, penduradas na Sala de Promessas.
- Ex-voto orgânico – duas tranças de cabelo humano.
- Carta ex-votiva escrita por uma mulher para Nossa Senhora dos Milagres, solicitando que o marido abandone o vício das drogas.
- Duas sacolas plásticas contendo diversos fracos de remédios.
- Imagem escultórica de Yemanjá – Rainha das Águas Salgados no sincretismo religioso.
- Objeto ex-votivo escultórico, em madeira, pintado de branco e representando uma figa – sinal feito com os dedos da mão, que supostamente afasta doenças, perigos e coisas ruins em geral.
- Objetos ex-votivos escultóricos em madeira, representando pernas humanas.
- Um par de sapatos pretos masculinos em frente à fotografias coladas na parede.
- Placa de papel, fixada em uma prateleira de objetos ex-votivos, na Sala de Promessas.
- Uma coroa de plástico e strass.
- Diversos objetos ex-votivos, dentre eles, uma imagem escultórica de Nossa Senhora Aparecida ao lado de uma cruz cor de rosa, na qual pode ser observado que foi retirada a imagem de Cristo. Atrás, encontram-se várias fotografias deixadas.
- Carta ex-votiva em agradecimento à Deus e à Nossa Senhora dos Milagres, pela graça alcançada relacionada aos estudos e pesquisas. A carta foi datada em 29 de novembro de 2014.
- Diversos objetos ex-votivos pendurados na parede da Sala de Promessas. Os quais podem ser observados: uma par de sapatos feminino e infantil na cor rosa, registros fotográficos antigos, mantidos em monóculos coloridos e, objetos em madeira, representando partes do corpo humano.
- Milagrito dourado em latão, no formato de mão, ao lado de fios de cabelo humano e fitas coloridas.
- Pequena imagem de Nossa Senhora em gesso e pintada, colocada em uma caixa de vidro e espelho. À frente da imagem foi deixada uma aliança.
- Prof. José Cláudio pesquisando a diversidade dos materiais, na Sala de Promessas, para o grupo de pesquisa.
Por José Cláudio:
- Objeto ex-votivo em madeira pintada na cor de pele, representando seios, ao lado de peças de vestuário infantil.
- Objeto ex-votivo orgânico – cabaça deixada no interior da Capela.
- Imagem com fotografias coloridas de mulher e homem montandos a cavalo com paisagem rural ao fundo.
- Nessa imagem observamos uma sequência de três fotografias de uma mulher grávida, vestindo um biquini e expondo sua barriga ao lado de um menino.
- Fotografia de uma criança morta em um caixão azul, rodeada por flores brancas. Ao lado dessa triste imagem deixada na Sala de Promessas, encontram-se outras, incluindo fotografias 3×4.
- Fotografia com montagem digital de menino de aproximadamente 1 ano, ao lado de famoso personagem de desenho infantil – Pumba do desenho “O Rei Leão”, da Disney.
- Cópia de diploma ao lado de fotografias.
- Carta ex-votiva escrita por uma criança, com um desenho representando um rosto triste, fazendo o seguinte pedido: “Deus, eu sou um menino muito triste, que só vive aflito. Queria te pedir que todos os meus pensamentos ruins se retirassem de mim. Amém”.
- Objetos ex-votivos em madeira, pendurados na Sala de Promessas.
- Diversas imagens tanto bidimensionais quanto tridimensionais deixadas no chão da Sala de Promessas.
- Imagem escultórica de Santo com diversas fitas de Nosso Senhor do Bomfim, envolvendo o pescoço da figura.
- Objetos ex-votivos que representam cabeças, em madeira e parafina.
- Carta ex-votiva: “Para minha Mãe Nossa Senhora das Candeias. Graça seja dada em nome de Jesus. Amém.”
- Objetos ex-votivos da Sala de Promessas.
- Imagem da fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Vista da paisagem pela frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Carta ex-votiva.
- Diversos objetos escultóricos ex-votivos, dentre eles, há a repetição das imagens de São Cosme e Damião.
Por Marise Portela:
- Vista por trás de escultura de São Cristóvão em frente a sua Capela na Cidade de Milagres, na Bahia.
- Capela de São Cristóvão.
- Escultura de São Cristóvão.
- Mensagem da data da festa de São Cristóvão, deixada na pedra.
- Placa de metal com anúncio do dia da festa de São Cristóvão – dia 25 de julho.
- Altar da Capela de São Cristóvão.
- Placa em acrílica contendo mensagem bíblica, colocada logo na entrada da Capela de São Cristóvão.
- Sala de Orações na Igreja de Nossa Senhora dos Milagres.
- Parede com diversas fotografias na Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Diversos objetos ex-votivos, dentre eles: fotografias, objetos escultóricos de santidades, frascos de remédios, um pé de chinelo.
- Fotografias coladas na parede da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Uma boneca de plástico com cabelos de fios de nylon preto, próxima a cartas ex-votivas.
- Milagritos.
- Objeto ex-votivo representando uma cabeça infantil feita em parafina e com escritos em papel colado na parte superior frontal.
- Objetos ex-votivos pendurados na Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Nessa imagem observamos ex-votos na categoria de vestimentas, ex-votos representando partes do corpo humano a partir de peças em madeira e outros.
- Carta ex-votiva.
- Imagem escultórica de São Cosme e Damião, ao lado de caixas de remédio e fotos.
- Carta ex-votiva.
- Carta ex-votiva.
- Carteira deixado na Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Diversos objetos ex-votivos, tais como orgânicos representados pelos cabelos humanos, dinheiro e imagens de santos.
- Bilhete votivo, provavelmente escrito por uma mulher, solicitando que um homem deixe os vícios da cachaça e do ciúme.
- Bilhete ex-votiva.
- Duas carteiras deixadas no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.
- Carta ex-votiva.
- Carta ex-votiva.
- Cartas votivas e ex-votivas escritas por crianças revelam fé, espontaneidade e sinceridade em seus pedidos.
- Grande quantidade e diversidade de objetos ex-votivos deixados sobre a prateleira da Sala de Promessas.
Milagres, 2011
Retornando e revisando os lugares sagrados, o Projeto mapeou e documentou alguns ambientes da cidade de Milagres. Locais que possuem ex-votos e outras fontes religiosas e sincréticas. Após o Projeto Ex-votos da Bahia, em 1998, a pesquisa retorna aos locais ex-votivos na Bahia, no ano em que será iniciada a etapa das Américas. Milagres está a 241km de Salvador. Possui a igreja matriz de Nossa Senhora dos Milagres, e a pequena igreja de São Cristóvão, que esta construída sobre uma rocha, ao lado da rodovia BR-116.
2011:
- Frente da Igreja.
- Estatuetas.
- Cruz.
- Quadros com imagens de santos.
- Velário.
- Escadas em frente à Igreja.
- Cruz e estátua.