Milagres – BA

Milagres, 2014

A cidade de Milagres está a 242 km de Salvador, é conhecida pelo potencial de turismo religioso. Tradicionalmente no período de fevereiro à abril, costuma receber romeiros que rendem homenagens a São Cristóvão, cuja Capela foi construída sobre uma rocha, ao lado da Rodovia BR-116.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres possui estrutura para acomodar romeiros e, no período festivo, os mesmos realizam procissões e pagam suas promessas.

Em 1998 foi realizado o Projeto Ex-votos da da Bahia e durante a incursão á cidade, não houve documentação, porque  Igreja e a Capela estavam fechadas, porém, algumas visitas aconteceram após essa data. uma delas foi em 2011, a outra, no dia 29 de novembro de 2014, registrada fotograficamente por membros do grupo: Ariadiny Araújo, Marise Portela, Genivalda Cândido, e o Prof. José Cláudio de Oliveira.

Em 29 de novembro de 2014, o Projeto retornou a Milagres no intuito de possibilitar aos bolsistas da etapa Ex-votos do México, o contato prático com o objeto de estudo qualifica o pesquisador e fortalece a temática ex-votiva por conta da obtenção de dados. O treinamento foi iniciado no Morro da Bandeira, na Capela dedicada a São Cristóvão, construída por Taciano Andrade e família, cuja inauguração se deu em 25 de julho de 1962. Em 1987, foi construída uma estátua escultórica em homenagem a São Cristóvão, ofertada pelo governo local.

Durante a incursão, notou-se que a Capela estava em reforma, porém, a porta semi-aberta, possibilitou alguns registros fotográficos, diferentemente da jornada anterior, no ano de 1998.

Em seguida, a equipe se direcionou à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. A responsável pela comunidade, Srª Tereza, preocupa-se com tradição do zelo com o espaço em que os fiéis demonstram a sua fé. Com simpatia e carisma também instrui sua neta Marina, a bem receber os vistantes. Ambas acolheram gentilmente os pesquisadores, possibilitando o acesso a igreja, ao velário e a sala de milagres; que da última incursão não fora explorada.

A sala de milagres é composta por uma diversidade de materiais ex-votivos; as tipologias se referem a objetos artísticos, fotográficos, relacionados a medicina, a indumentária orgânicos, de uso pessoal, bibliográficos, e etc. Foi identificado também, a presença de milagritos, tipologia rara no Brasil; já encontrada na Bahia, porém, na Igreja do Senhor do Bonfim.

Segue abaixo alguns dos registros fotográficos realizados na última incursão à Cidade de Milagres-BA.


Imagens da incursão de 1998


 

Imagens das incursões de 2011 e 2014

Por Ariadiny Araújo:

Por Genivalda Cândido:

Por José Cláudio:

Por Marise Portela:


Milagres, 2011

Retornando e revisando os lugares sagrados, o Projeto mapeou e documentou alguns ambientes da cidade de Milagres. Locais que possuem ex-votos e outras fontes religiosas e sincréticas. Após o Projeto Ex-votos da Bahia, em 1998, a pesquisa retorna aos locais ex-votivos na Bahia, no ano em que será iniciada a etapa das Américas. Milagres está a 241km de Salvador. Possui a igreja matriz de Nossa Senhora dos Milagres, e a pequena igreja de São Cristóvão, que esta construída sobre uma rocha, ao lado da rodovia BR-116.

2011:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s