Fé e milagres
Posted on 09/08/2011
In: Revista de Aparecida, número 114, setembro de 2011, p. 38
SALA DE MILAGRES DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDAPosted on 04/18/2011
A sala de milagres do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, está localizada no subsolo do Santuário. De fácil acesso, inclusive a portadores de necessidades especiais, a sala é bem estruturada, possui uma “museografia” completa, a alocação dos ex-votos por categorias, que vão desde ex-votos tradicionais ao inovador ex-voto digital, algo novo no campo da comunicação entre os fiéis e a forma de agradecimento. Os ex-votos estão dispostos nas vitrines, a maioria centralizada ou em laterais da sala, outros nas paredes, teto, compostos inclusive por manequins. As vitrines têm descrição e tipologias referentes aos objetos em exposição, uma forma de orientação e informação ao visitante (turistas) e romeiros que passam pelo Santuário. A sala possui um balcão de recebimento de ex-votos, para que ao final do dia seja realizada a triagem, e assim as graças possam chegar ao destino, sejam ele o da exposição, doação ou outro.
- Nave central da igreja.
- Fotografias coladas no teto do santuário.
- Imagens de santos (expostos).
- Ex-votos enfileirados e pendurados no teto.
- Pernas enfileiradas e penduradas no teto.
- Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
- Canoa de madeira em exposição.
- Informativo para o envio de Ex-votos ou pedidos via celular.
- Ex-votos pendurados (braços humanos).
- Ex-votos variados em parede.
- Detalhe de porta-retrato.
- Entrada da sala de promessas.
- Caráter tecnológico do Santuário.
APARECIDA-SP, 2 MIL FIÉIS CELEBRAM A PAIXÃO DE CRISTO
Posted on 03/21/2008
Cerca de dois mil católicos estiveram no Morro do Cruzeiro, na cidade de Aparecida, hoje pela manhã, celebrando o feriado da Paixão de Cristo. A penitência, tradicional desde os anos 70, reuniu fiéis da região do Vale do Paraíba e do interior do Estado de São Paulo. Por volta das 4h30 da manhã, os católicos já se concentravam na subida do morro.
A pé, descalços e levando velas, os fiéis percorreram as quatorze estações da Via Sacra, relembrando os sacrifícios de Jesus Cristo antes da crucificação e morte. A dona de casa Maria Helena Bento, de 60 anos, parecia bastante disposta, mesmo subindo com dificuldade. “Antes vinha com minha mãe, que morreu. Agora venho sozinha mesmo e quero vir até quando Deus me der saúde”.
A subida do morro demorou cerca de duas horas e ao final os católicos ainda participaram de uma missa, no alto do Morro do Cruzeiro. A peregrinação é uma das mais tradicionais em Aparecida. O Santuário Nacional deve receber cerca de 25 mil católicos durante todo o dia. Amanhã, a programação começa bem cedo, com celebrações a partir das 6 horas até as 22 horas.
Por Simone Menocchi
ROTA SÃO PAULO: APARECIDA
14 e 15 de março, museu, sala de milagres: entre sistemas e democracia, o santuário de Aparecidada.
- A igreja velha. Vista em fronte
- Momento da missa das 16h
- Teto da nave central
- No teto, uma passagem sobre os milagres
- Teto da ábside
- Altar mor
- Detalhe das torres sineiras
Que maravilha ter esse seu relato, Elisabeth. Fotos nas salas de milagres são expostas no teto da sala. Com o excesso e o tempo, muitas precisam ser descartadas.
CurtirCurtir
EM 1951MEUS AVOS: JORGE ANTONIO DE LIMA E AVELINA MARIA DE JESUS FORAM FAZER UM PEDIDO NA SALA DE MILAGRES E NESTA FOTO ESTA MEUS AVÓS MINHA MÃE COM 6 ANOS E SEU IRMÃO COM DE 2 ANOS. GOSTARIA DE SABER SE AINDA TEM ESTA FOTO NA SALA DE MILAGRES.
CurtirCurtir