Em visita no dia 4 de junho de 2010, a sala de milagres no Museu do Convento do Carmo, em Cachoeira. Com algumas diferenciações da estrutura ex-votiva vista no Projeto Ex-votos da Bahia, há 13 anos, verificamos um ambiente com pouca conservação, ainda com ex-votos de 13 anos atrás, e ainda permanentes desobrigas, testemunhadas por ex-votos recentes.
Convento do Carmos em 1997
Visita a Sala de Milagres do Museu da Venerável Ordem Terceira do Carmo em 15/04/2023












Interior da Capela da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira. Estima-se a sua construção em 1724 -1742.
A cidade de Cachoeira está situada no recôncavo baiano, as margens do rio Paraguaçu. É uma cidade histórica e Monumento Nacional pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico e nacional (IPHAN).
“A capela exibe rico acervo artístico que testemunha etapas importantes da história da arte colonial. A talha do altar-mor e arco-cruzeiro é considerada, pelos especialistas, a mais antiga, apresentando estilo barroco, sendo datada das décadas de 1730-1740.” (LUIS, 2023)
A sala de milagres está localizada na parte superior do Conjunto do Carmo. Esta sala possui um altar formado por uma arca em madeira, com duas imagens em destaque: o Cristo crucificado ao centro; ladeado pela imagem de Santa Teresa D´Ávila. Santa Teresa é uma santa carmelita, responsável pela grande reforma na Ordem das Carmelitas descalças.
No teto da sala de milagres estão expostos ex-votos escultóricos em madeira e parafina, representando partes do corpo. Nas paredes laterais vários ex-votos fotográficos, acondicionados em quadros emoldurados. Em cima do altar, existem ex-votos mais recentes, na tipologia de cartas e bilhetes. Além dos ex-votos, foram depositadas imagens de outros santos, deixadas por devotos na igreja: Nossa Senhora Aparecida, Santa Bárbara, Nossa Senhora de Fátima acompanhada de bilhetes e/ou fotos.
Referência
ANDERSON LUIS. Museu da Venerável Ordem Terceira do Carmo. In: Museu da Venerável Ordem Terceira do Carmo. Online, 17 abr. 2023. Disponível em: http://museus.cultura.gov.br/espaco/9364/?fbclid=PAAaZPML14ieJN1lh2OzpaZ1DGTq-uo7qfIwU6SOe0wbhPSIohrq-UIBGmaGE. Acesso em: 17 abr. 2023.
Por Fernanda A. Camelier Mascarenhas – Assistente de Pesquisa – voluntária