Livro III

EX-VOTOS DO MÉXICO: TRADIÇÃO E TRANSGRESSÃO

A atividade de extensão Ex-votos do México: tradição e transgressão, advém do Projeto Ex-voto do México, reconhecido e fomentado pelo CNPq em 2013 e 2014, que visa pesquisar e analisar, à luz da Comunicação Social, os ex-votos das principais salas de milagres, igrejas e museus mexicanos, para estudar os discursos, a iconografia e os seus múltiplos formatos que trazem mensagens e informações de questões individuais, coletivas. O resultante foi o livro Ex-votos do México: tradição e transgressão, que será lançado no Memorial Régis Pacheco em Vitória da Conquista, Bahia, e que terá, também, uma instalação de uma sala de milagres que ficará no Memorial por um mês.

Imagem

LANÇAMENTO DO LIVRO e INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO EX-VOTOS

A terceira grande produção do NPE e Projeto Ex-votos do México será lançada no Memorial Régis Pacheco, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. No lançamento, será inaugurada a sala dos Ex-votos, instalação que faz parte do acervo do NPE. Serão mais de mil ex-votos em duas salas do memorial. Cujos passos da montagem, lançamento, inauguração e desmontagem, estarão documentados aqui.

Chegou o dia

E antes de relatar o grande momento da inauguração da instalação Ex-votos e do lançamento do livro, cabe aqui os agradecimentos à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, nas figuras da Secretária, a Sra. Tereza Cristina, Mércia e os vigilantes do Memorial Régis Pacheco.

Agradecermos enormemente à família do Professora Cláudio, principalmente aos irmãos Honorino Alves de Oliveira e Maria da Glória Oliveira, os primos Antônio Oliveira, João Luís Oliveira e José Carlos Oliveira, e os dois sobrinhos Honorino Neto e Patrício Ribeiro Alves e Oliveira. Você foram precisos em tudo, no apoio ao transporte, na força na instalação de cada objeto, na palestra e na preocupação em manter um dos momentos mais preciosos do nosso Grupo. Muito obrigado.

Agradecemos a CATROP, parceira nos eventos do GREC/NPE. Principalmente na figura da Maris Stella. E claro, toda a sua equipe.

A Val Cândido, Alana Brasil e Glenda Cardozo, os parabéns pelo feito de, em três dias, criarem e instalarem a exposição Ex-votos. A Professora Genivalda Cândido, os méritos por todo o gerenciamento.

“Foi certamente o maior momento da minha carreira acadêmica. Só posso relatar a imensa emoção que senti. Estar em minha terra natal, ver velhos amigos, a velha guarda de Conquista, e principalmente, a minha família. Foi um momento indescritível, como um lindo filme ou um daqueles sonhos que a gente tem e não quer acordar. Tão intenso que, no primeiro minuto de fala, a emoção bateu e não consegui falar. Daí dei a palavra à Secretária Municipal de Cultura da cidade, e a mesa iniciou todo o trabalho, que seguiu com a apresentação da museóloga Genivalda Cândido e as belas palestras do Jornalista Patrício Ribeiro Alves de Oliveira e do escritor Fernando Zamelute. Grande e histórica noite. Pela qual agradeço imensamente à Prefeitura de Vitória da Conquista, aos palestrantes, aos amigos, à minha família e à Universidade Federal da Bahia. E que Deus nos abençoe ainda mais para que, no ano que vem, possamos trazer mais uma grande produção, e espero, em Vitória da Conquista”. JCAO.

Parentes do Professor Cláudio. Profissionais. E até as crianças fizeram uma noite feliz para todo o Grupo.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é img-20170818-wa0066.jpg
O encontro. A Palestra do escritor Fernando Zamelute. Palestra do Professor Cláudio.
A confraternização com o performista que trouxe o ato “A promessa”.
Encontro de gerações. Bibliotecárias, escritores e professores

O público, familiares, escritores, a secretária de cultura da cidade. Momentos em que gerações estiveram presentes para apresentações e palestras.


Quinto dia e os preparativos finais





Quarto dia. Tudo quase pronto


Terceiro dia de montagem no Memorial

Pernas

Bandeira Mexicana

Val Cândido e as montagens dos murais, pernas de parafinas e a bandeira mexicana estilizada. 


Segundo dia de montagem no Memorial

Vale descontrair na arrumação, na bagunça, no gosto pelo trabalho as 21h. Glenda e Alana. Foto de Val Cândido



E começou a montagem no Memorial Régis Pacheco

Val, Alana e Glenda iniciam a montagem da exposição no Memorial Régis Pacheco. Avante meninas.


Chegou!!! Acervo chega no Memorial Régis Pacheco

Maris Stella acompanha o a chegada do acervo no MRP.


Embarcando para Conquista


Dilson e Ariadiny, na arrumação


Arrumando para as caixas

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é sam-2375-480x640.jpg

Imagem
BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO


Prof. José Cláudio e equipe em trabalho pré-lançamento.

#divulgação 
#projetoexvotosbrasil
#exvotosdomexico

#GREC #UFBA 
#folkcomunicacao #nucleodepesquisadosexvotos #catropdivulga 

Confecção dos cartazes ex-votivos

Imagem
Cartaz pronto – 03/08/17

Imagem
Cartaz pronto- 03/08/17

Imagem
Henrique ajudando na organização durante a montagem dos cartazes -03/08/17

Imagem
Glenda um pouco cansada, mas feliz, durante a confecção dos cartazes com ex-votos – 04/08/17

Atenção especial aos Milagritos 

Imagem
Ariadiny, Marcele e Dilson limpando Milagritos 04/08/17
Imagem
Alana limpando Milagritos 03/08/2017

element_settings.Image_30621876.default
Dilson limpando Milagritos 04/08/17





Imagem
Milagritos limpos 04/08/17

COMEÇAMOS

Na sala 1 do NPE, Alana, Ariadiny e Glenda, iniciam, neste 12 de julho, o encaixotamento do acervo que irá para Vitória da Conquista.


Desmanche no Santuário de São Lázaro.

Hoje, 15 de julho, sol em Salvador. E parte do Grupo iniciou pegar os ex-votos nos santuário. Hoje em São Lázaro. Estivemos: o coordenador, Alana, Dilson, Glenda. Mais de 200 ex-votos foram retirados da sala de milagre, rumo a Conquista.