Projeto de Inclusão Social e Capacitação Digital, vinculado ao CNPq, cuja primeira fase tem início na comunidade do Santuários de São Lázaro e do Senhor do Bomfim, na Bahia. O Projeto foi aprovado em dezembro de 2010. Hoje somos um grupo coordenado por José Cláudio Alves de Oliveira, e formado por pesquisadores das áreas de museologia, comunicação, ciências sociais e turismo.
Durante as nossas reuniões, estamos debatendo temáticas relativas a inclusão social e capacitação digital, memória social e patrimônio cultural. Refletimos como podemos, hoje, através das tecnologias da informação, a interagir com o mundo em interface no ciberespaço.
Graças a internet aumentam hoje as nossas possibilidades de interação e a possibilidade de contar as nossas histórias. Queremos através do intercâmbio criar possibilidades para que o eu das comunidades que moram ao redor de santuários – como os de São Lázaro, Bomfim, Ibiaçá, Círio de Nazaré e outros – tenha o seu lugar no ciberespaço.
Nos interessa estender os estudos universitários para conhecermos os nossos vizinhos. Do casarão da FFCH observamos a Igreja de São Lázaro, estudamos os ex-votos que nela são guardados, e agora, vamos conhecer como a comunidade vive ao redor desse Patrimônio Cultural, como se relaciona com a Igreja, como conserva a sua cidadania diante de uma arquitetura rica, e como pode expandir os seus conhecimentos e história para além do seu bairro utilizando as tecnologias digitais.