IV Colóquio

IV COLÓQUIO A ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL
PROGRAMA
03 de setembro. 19-22h
  19h – 19h20 Abertura: Espetáculo Ex-votos
  19:25h – 19:45h Cerimonial: Camila GuerreiroComposição da mesa de abertura: Diretoria do IPAC Diretor do MAB, Sr. Pola Ribeiro Magnífico Reitor da UFBA, Dr. Paulo César Miguez de Oliveira, Diretor da FFCH/UFBA, Dr. Marcelo Moura Mello Pró-Reitor da Pós-graduação da UFBA, Dr. Ronaldo Lopes Oliveira Coordenador do Evento, Dr. José Cláudio Alves de Oliveira.
  19:55h – 20:20hLançamento do livro “Patrimônio, Culturas e Memória: ex-votos e artes. V. 3”. Dr. José Cláudio Alves de Oliveira.
20:20HAbertura da Exposição Ex-votos
Coquetel
DIA 4 DE SETEMBRO
MESA 1  
14h às 16:30h

Mediação: Fernanda Mascarenhas    
PATRIMÔNIOS E MUSEOLOGIA

Dr. Clóvis Britto – UNB/PPGMUSEU-UFBA  
Quando um museu inaugura a cidade: notas sobre a patrimonialização e a musealização de “ruínas precoces” em Belo Horizonte e em Brasília    

Resumo: A pesquisa investiga as estratégias de fabricação de legados em torno de uma concepção de museu e patrimônio que funde temporalidades, articulando passado e presente em prol de um projeto de futuro. Baseada na ideia de “encruzilhada tempo-espaço” evidencia os desafios da patrimonialização e musealização da arquitetura modernista e das artes integradas em Belo Horizonte e em Brasília, tendo como estudos de caso a concepção do Museu Histórico de Belo Horizonte, os tombamentos da Igreja da Pampulha e do Catetinho e, em especial, a inauguração do Museu Histórico de Brasília.  
Dr. Nelson Cayer – Colômbia  
Entre museus, santuários e cemitérios: O mapeamento dos ex-votos da Colômbia  

Resumo: Esta palestra abordará a experiência e o aprendizado no processo de mapeamento dos ex-votos da Colômbia. Aqueles objetos, estão salvaguardados ou localizados em museus, cemitérios, santuários e lugares patrimoniais, em diversos pontos da geografia do país. Entre os ex-votos achados, têm tipologias diferentes: placas, bilhetes, pinturas, bonecos de cera, bonés, roupas, figurinhas, bengalas, medalhas e todo tipo de oferendas, sejam estas, duradouras ou efêmeras, para agradecer, pedir, agradar e/ou homenagear às virgens, santos ou beatos pelos favores recebidos por parte dos devotos e devotas.      
Dra. Luciana Ferreira da Costa – UFPB  
Museus e a conexão com aqueles que se sabe que existem, os públicos: particularidades, interesses e experiências  

Resumo: Os públicos se constituem elementos fundamentais dos museus, tanto que estas instituições devem conhecê-los, a partir da realização de estudos de públicos, porque cada perfil tem suas necessidades e demandas. O conhecimento dos públicos possibilita promover oportunidades de vivências e experiências, reconhecendo os públicos para além do papel de meros espectadores. Os museus devem estabelecer conexão autêntica com os públicos, comunicação acolhedora e oferta relevante, aspectos que marcam a jornada de interação dos públicos, ou seja, as experiências.  
16:10-16:30h   Intervalo – Coffee-break
MESA 2

Mediadora: Maria Clara Oliveira
PATRIMÔNIO E ARTE

Maria Helena Flexor – Professora Emérita da UFBA   Historiografia do Patrimônio Artístico da Bahia                        
Resumo: Trata-se do levantamento bibliográfico de autores e instituições que publicaram informações sobre as artes plásticas da Bahia (Salvador)  no século XX, desde seus primórdios até à criação de Mestrado em Artes, na Escola de Belas Artes da UFBA, em 1992.  
Dra. Ana Duarte – UFU/PPGMUSEU-UFBA  
Ex-votos e poiesis: o território mimético da escultura  

Resumo: Os ex-votos escultóricos tridimensionais artesanais que representam o corpo humano geralmente mostram, em seu conjunto imagético, uma série de desproporções, distorções formais que dão a essa imaginária uma prodigiosa carga expressiva. São imagens carregadas de memórias, arte, símbolos e signos que nos desafiam a compartilhar nessa conferência, abordagens sobre as suas tipologias, suportes, estilos, cortes, traços, policromias, humanizações e materialidades diversas. É objetivo expor os ex-votos iluminando sua construção estética e poética, no “campo expandido” da escultura no Brasil.    
Dra. Ana Cristina Sousa – Portugal – FLUP/Universidade do Porto
Devoções, imagens, ex-votos e a persistência da memória. Alguns estudos de caso em Portugal  

Resumo: A partir de fontes documentais datadas da primeira metade do século XVI e do estudo comparado na atualidade, pretende-se expor a persistência da devoção em torno de alguns santuários de peregrinação em Portugal. Entre eles destacam-se os de invocação mariana, cuja permanência do culto continua a manifestar-se na oferta de ex-votos, executados nos materiais mais diversos e ajustados aos poderes atribuídos aos seus agentes de intermedialidade.  
DIA 5 DE SETEMBRO
MESA 3
14h às 16h

Mediadora: Me. Rahissa Gomes
PATRIMÔNIOS DA CULTURA POPULAR

Patricia Fogelman – Argentina – CONICET/UNTREF
Para todes tode: memoria, religiosidad y arte activista en clave queer durante una exposición en el Museo de la Memoria (Ex ESMA), Buenos Aires, 2019  

Resumo: En 2019, el Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti albergó una exposición feminista, decolonial y queer, que desató una agitada polémica en torno a la Virgen Abortera: una pequeña estatua de María Inmaculada con un pañuelo verde en el rostro. La curadora sufrió amenazas. La pieza fue robada. Además, otra obra servirá para pensar las tensiones y deslizamientos entre religión y activismo artístico disidente: el Retablo queer de Lucy Bruniard. Cabe destacar que el CCMHC está emplazado en el antiguo predio de la ESMA, donde los militares de la última dictadura tuvieron un centro clandestino de desaparición y tortura: se trata de un lugar especialmente cargado de memorias en conflicto. Esta exhibición servirá para pensar cómo las acciones feministas y las creaciones artísticas disidentes no resultan ajenas a cierta matriz de un reencantamiento del mundo.
 Dra. Clarisse Pretre – França – Directrice de recherche CNRS – UMR 8210 AnHiMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques)  
O gerenciamento dos ex-votos nos templos da Grécia Antiga: piedade ou museologia?

Resumo: Após um estudo inicial em 2023 sobre os modos de registrar e apresentar os ex-votos nas igrejas ortodoxas contemporâneas da Grécia, este ano analisaremos o mesmo fenômeno na Grécia antiga. Sabemos como as ofertas eram administradas a partir de inscrições que listavam todos os objetos dedicados às divindades. Por meio dos inventários sagrados de Delos, uma ilha nas Cíclades e local de nascimento do deus Apolo, figura fundamental na antiga religião pagã, veremos como os ex-votos são gerenciados, desde o seu depósito até o seu desaparecimento, e se os esforços para conservar e valorizá-los esteticamente nos antigos santuários são uma simples forma de piedade ou, ao contrário, o início consciente do estabelecimento de um sistema museológico.  
Dra. Maria Érica UFC/Rede Folkcomunicação/Brasil
Aporte da Mediatização à cultura popular a cogitar tensões ad aeternum  

Resumo:  A diversidade cultural e a identidade, na seara do Patrimônio, fazem expressão do campo para além de uma ação política ou de memória. Aprofundar em Patrimônios da cultura popular é ponderar as tecnologias de comunicação e de informação ao sentimento de pertença. Há (re) criação dos rituais, das manifestações, alterando os costumes, que projetam afirmações revitalizadoras à comunidade local. Bens patrimoniais revelam o acolhimento à diversidade na valoração do diferente em convivência social na recorrência da produção de sentido. Por fim, a mediatização, ao encontro do pertencimento, demonstra nuances em consideração às tecnologias no âmbito da cultura popular.     
Intervalo – Coffee-break
MESA 4
17h às 19h

Mediadora: Me. Ana Paula Ramos
PATRIMÔNIO CULTURAL, MUSEUS E ACESSIBILIDADE  
Dra. Viviane Sarraf – PPGMUSEU/UFBA  
Acessibilidade e Interseccionalidade em Museus: defesa e garantia dos direitos culturais das pessoas com deficiência e identidades dissidentes  

Resumo: Apresentação do referencial teórico sobre acessibilidade em museus na perspectiva interseccional,  considerando os direitos difusos de todos os indivíduos, com destaque para os direitos culturais das pessoas com deficiência, considerando todo o processo histórico e social enfrentado por essa população no Brasil. Os resultados empíricos preliminares do projeto de pesquisa docente desenvolvido no programa Professor Visitante da UFBA, com a mesma temática, irão ilustrar os caminhos para a concretização de políticas afirmativas de acessibilidade em museus da universidade.  
 Dra. Tamires Neves – ICI/UFBA  
Audiodescrição: caminhos da acessibilidade e da memória  

Resumo: Abordar o papel da Audiodescrição enquanto uma tecnologia assistiva que propicia a inclusão social e a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, ao acessar equipamentos culturais, destacando a necessidade da preservação e salvaguarda da memória da informação audiodescritiva, identificada como um tipo de representação para a organização, tratamento e recuperação de conteúdos informacionais audiodescritos, metadados presentes na construção de uma Audiodescrição.  
 Adriana Urpia – ADarte Acessibilidade Me. Iracema Sousa Vilaronga – Acessu  
Audiodescrição: transformando acervos em palavras 

Resumo: O intuito da palestra é apresentar brevemente o processo da construção de uma exposição acessível através dos recursos possíveis da acessibilidade comunicacional, além de contar com a percepção háptica, através da qual desproporções, texturas, formatos, relevos, etc. são apreendidos. Todas as pessoas presentes serão convidadas até a exposição “Sala de Milagres do MAB”, a fim de vivenciarem a experiência acessível.  
Encerramento: Grupo Mesa de Ogans
Confraternização