No município de Madrid (Cundinamarca) foi planejado um templo sob a dedicação de Maria Auxiliadora; No entanto, ele adotou o nome pelo qual era conhecido setor: “São Francisco de Paula”. Dos seus primeiros anos só temos notícias de a construção do novo templo quando foi promovido em 1895 por Sandalio María Rodríguez, pároco que teve um longo mandato e que é transferido em 1922 para a freguesia de Las Nieves; Além disso, é ele quem no “ano 22 deste século (século XX) começou a moderna fábrica do templo das Neves.
A nova construção procurou aproveitar os materiais das antigas igrejas edifícios coloniais, que não foram demolidos com o início das obras, mas sim permaneceram dentro dos novos templos e só foram demolidos quando eles impediram novas construções.
Das obras em Madrid há notícia em 1934, quando por ter deu origem aos alicerces da fachada, o arquiteto Arturo Jaramillo Concha apresenta os planos para a construção da nova frente. O trabalho foi realizado realizado entre 1936 e 1937 e é dirigido pelo engenheiro Ezequiel Sánchez.







