Parque Vilamaior Cemitério do Sul- Bogotá D.C.

Localizado na calle 31# 30-99 Sur desde 1944, no lugar em que ficava a antiga fossa comum do cemitério do Sul, na zona chamada de Matatigres (hoje em dia bairro Vilamaior). Naquele lugar foram jogados centos de corpos que não eram identificados ou reclamados logo de diferentes acontecimentos históricos que ocurreram na Colômbia, entre os quais estiveram, o 9 de abril de 1948 (em Bogotá), a tomada do Palácio de Justiça (6 de novembro de 1985 em Bogotá), a avalanche de Armero (13 de novembro de 1985 no departamento do Tolima) e assasinados e desaparecidos em consequência da violência do país. Por causa da quantidade de mortos sepultados na fossa comum (vários de maneira ilegal e clandestina), o cheiro do lugar era muito ruim, tornando-se um problema de saúde pública.

Assim, o espaço se transformou devidoa a pressão exercida pela cidadania, inicalmente, a partir do ano 1998 com a exumação dos cadáveres, logo em 2008, com a regulamentação para a construção do parque e, posteriormente em 2011, com a sua inauguração.

Por conta dessa história, hoje em dia ao redor do parque, se juntam todas as segundas-feiras e principalmente o dia 2 de novembro (dia dos finados), pessoas humildes, taxistas, camponeses, ladrões, entre outras, para rezar pelas almas do purgatório e pedir diferentes favores para elas, deixando-os diversos ex-votos efêmeros como flores, água e velas.