Bom Jesus da Lapa – BA

Localizada no oeste do estado da Bahia, situada a 850 km da capital Salvador, a cidade começou à sombra do Santuário do Bom Jesus, que hoje concentra a terceira maior romaria do Brasil (realizada em agosto). O grande diferencial de Bom Jesus da Lapa para outras cidades da região é a presença de grutas que dão a ela um ar místico. O Santuário do Bom Jesus margeia o Rio São Francisco, no sertão baiano, e foi descoberto em 1691 pelo português Francisco Mendonça Mar, um ourives que trocou a profissão pela vida de penitente e eremita e, após muito vagar pelo sertão, penetrou na gruta de Bom Jesus e lá fincou a cruz que carregava, passando a ajudar os mais necessitados. Apesar da festa do Bom Jesus ser realizada no dia 6 de agosto, o movimento dos romeiros começa logo após o São João, se intensificando no dia 28 de julho, com a novena da esplanada.

Fonte: http://www.bomjesusdalapa.org.br/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imagens: Pe. Roque Silva Alves

________________________________________________________________

 

Reportagem

BOM JESUS DA LAPA, 6 DE AGOSTO

Miriam Hermes, da SUCURSAL BARREIRAS, Jornal A Tarde.

Bom Jesus da Lapa (796 km de Salvador, no oeste do estado) comemora nesta quarta-feira, 6, o dia do padroeiro da cidade. A expectativa é reunir 200 mil pessoas. Os hotéis, pousadas e rancharias (casas transformadas em albergues) estãp lotados desde o final de semana. A novena preparatória, encerrada na noite desta terça, no santuário do Bom Jesus, tendo por pregador o bispo de Ihéus (BA), Dom Mauro Montagnoli. Desde as 5h que os romeiros, oriundos de todos os estados do Brasil, mas principalmente de municípios baianos e mineiros, rezam e acendem velas, pagando promessas e pedindo graças.

A festa de Bom Jesus da Lapa acontece há 317 anos e é considerada a terceira maior do Brasil em número de visitantes, atrás apenas de Aparecida, em São Paulo, e Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE). Segundo estimativa da prefeitura, o santuário deve atrair cerca de 800 mil fiéis no período dos principais festejos, que começam em julho, com a Romaria da Terra e das Águas, e terminam com a comemoração de Nossa Senhora da Soledade, em setembro. Os peregrinos, porém, visitam a gruta transformada em catedral o ano todo. A programação começa com uma alvorada festiva às 5h. Às 7h acontece a missa solene na esplanada do santuário, com os bispos de Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Itabuna. De tarde, tem a tradicional procissão e à noite, a despedida dos romeiros na gruta.

Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=928275

________________________________________________________________

BOM JESUS DA LAPA – por João Machado

 

Uma resposta para Bom Jesus da Lapa – BA

  1. Pingback: Santuário do Bom Jesus da Lapa « Amores no Velho Chico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s