Madeira

Imagem

EX-VOTOS DOADOS PELO MUSEU DA CIDADE DO SALVADOR


ESCULTÓRICOS: CABEÇAS ANTROPOMORFAS


Imagem

NPE-M1

Ex-voto antropomorfo, em cedro, monocromático, com circunferência total de 0,41 m; circunferência do pescoço 0,26 m; altura total de 0,21 m; altura do pescoço 0,65 m; profundidade de 0,13 m. Cabeça média, em forma oval; traz olhos pequenos e abertos em relevo baixo, com cavas que acentuam as sobrancelhas, nariz grande em relevo médio com narinas aparentes, boca pequena em baixo relevo, orelhas idênticas em relevo médio formando levemente um ”S”, e pescoço roliço. Parte posterior trazendo mancha em elíptico, côncava, demonstrando área levemente queimada.


Obs. 1: O objeto foi restaurado.
Obs. 2: Constam etiquetas de registro na parte inferior (fundo) referentes ao tombamento.
Obs. 3: A mancha é causada por uma que. Neste caso, não averiguamos se foi proposital no objeto já construído, ou se por acidente; como também se proposital na madeira antes de ser esculpida.


Imagem

NPE-M2

Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,50 m; circunferência do pescoço 0,32 m; altura total de 0,25 m; altura do pescoço 0,75 cm; profundidade de 0,17 m. Olhos pequenos, abertos em relevo baixo, nariz grande e afilado, boca média em baixo relevo, orelhas idênticas em relevo médio, e pesco


Obs. 1: O objeto traz marcas de restauração na lateral esquerda.
Obs. 2: Contém etiquetas de registro na parte inferior (fundo) referentes ao tombamento.
Obs. 3: Próximo à orelha direita o objeto possui traços evidenciando que o artista teve a intenção de esculpir a orelha em espaço posterior.


Imagem

Ex-voto antropomorfo, em cedro, monocromático, com circunferência total de 0,48 m; altura total de 0,25 m; largura: 0,14 m. Cabeça média, em forma levemente ovalada; traz olhos médios em médio relevo e abertos em relevo baixo, com cavas que acentuam as sobrancelhas, nariz grande em relevo médio com narinas acentuadas, boca média em médio relevo, orelhas idênticas em relevo médio, bem delineadas, com furo no centro; e pescoço roliço. Parte posterior trazendo pequeno relevo baixo em meia lua.

NPE-M3


Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior (fundo) referentes ao tombamento


Imagem

Ex-voto antropomorfo, em pau-d’arco, monocromático, com circunferência total de 0,37 m; altura total de 0,205 m; largura: 0,9 m; profundidade de 0,119 m; e pescoço de 0,04 m de tamanho com circunferência de 0,177 m. Cabeça pequena, ovalada; traz olhos pequenos, heterogêneos, em baixo relevo, e abertos, tendo o esquerdo melhor delineamento, nariz grande em relevo médio, boca média em baixo relevo, orelhas, em relevo médio, distintas, ovaladas, sendo a direita menor que a esquerda e bem delineadas; e pescoço roliço médio tendo na parte superior uma pequena elevação representando proeminência laríngea (pomo-de-Adão).

NPE-M4


Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior (fundo) referentes ao tombamento;
Obs. 2: Possui marcas na lateral direita e na parte frontal do pescoço,  referente a restauração.

Imagem

NPE-M5

Cabeça antropomorfa, oval, grande, em cedro, policromática, com circunferência total de 0,49 m; circunferência do pescoço de 0,22 m; altura total de 0,25 m; altura do pescoço 0,8 m; profundidade de 0,15 m. Possui olhos pequenos, abertos em baixo relevo, com globo ocular na tonalidade preta, contendo pintura que esboça sobrancelhas médias, arqueadas. Nariz médio e achatado em relevo médio com narinas aparentes em relevo baixo; boca larga, cerrada, em baixo relevo; pescoço roliço; formato do cabelo em relevo alto na tonalidade preta, emoldurando o rosto.



Obs. 1: O objeto traz marcas de restauração na lateral esquerda.
Obs. 2: Constam etiquetas de registro na parte inferior (fundo) referentes ao tombamento.
Obs. 3: A pintura referente à sobrancelha esquerda fora parcialmente desgastada pelo tempo.


NPE-M6 Cabeça antropomorfa, oval, grande, em umburana, envernizada, com circunferência total de 0,54 m; circunferência do pescoço de 0,30 m; altura total de 0,30 m; altura do pescoço 0,9 m; profundidade de 0,18 m. Possui orelhas grandes, em meia lua, similares, e em alto relevo; olhos grandes, abertos, com a íris em relevo médio, com cavas que esboçam sobrancelhas médias e ligeiramente arqueadas, causando um ar de seriedade à expressão; nariz grande, alongado e terminado em ponta; boca pequena, cerrada, com lábios finos em baixo relevo; pescoço roliço.


 Perfil direito 

NPE-M7 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,42 m; circunferência do pescoço de 0,27 m; altura total de 0,21 m; altura do pescoço 0,4 m; profundidade de 0,13 m. Possui olhos pequenos, cerrados em baixo relevo, contendo sobrancelhas pequenas arqueadas em baixo relevo; nariz grande e achatado em relevo baixo; boca pequena, cerrada, em baixo relevo; orelhas idênticas compostas de, apenas, um risco em relevo baixo em arco; pescoço roliço. Queixo em elevação, ressaltando o rosto com relevo médio até a região das bochechas. Percebe-se, na parte posterior da cabeça, pequena saliência côncava em relevo baixo, com indícios da possível graça.


 Parte posterior, com marca indicialPerfil direito 

Obs. 1: O objeto traz marcas de restauração na parte posterior da cabeça.
Obs. 2: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M8 Cabeça antropomorfa, pequena, ovalada, em cedro, com circunferência total de 0,32 m; circunferência do pescoço 0,19 m; altura total de 0,16 m; altura do pescoço 0,4 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos médios, levemente delineados em relevo baixo; nariz grande e afilado com narinas aparentes em alto relevo; boca pequena cerrada; queixo proeminente e arredondado; pescoço roliço.


 Parte posteriorPerfil direito 

Obs. 1: O objeto traz marcas de restauração nas lateral esquerda e direita da cabeça e na lateral esquerda do pescoço. 
Obs. 2: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M9 Cabeça antropomorfa, oval, grande, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,49 m; circunferência do pescoço de 0,22 m; altura total de 0,32 m; altura do pescoço 0,9 m; profundidade de 0,15 m. Possui olhos médios, abertos em baixo relevo, com globo ocular aparente, contendo concavidade que esboça sobrancelhas em relevo baixo; nariz médio e afilado em relevo médio com narinas aparentes; boca grande, aberta, em alto relevo; orelhas idênticas, bem delineadas, em alto relevo, com furo proeminente em suas partes inferiores; pescoço alto e cilíndrico. Percebe-se na parte posterior da cabeça com duas grandes marcas no formato oval, com indícios da possível graça.


 Parte posterior, com possível detalhe da graça 

Obs. Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M10 Cabeça antropomorfa, oval, grande, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,30 m; circunferência do pescoço de 0,20 m; altura total de 0,13 m; profundidade de 0,10 m. Possui olhos grandes, fechados em médio relevo, contendo concavidade que esboça sobrancelhas; nariz grande, com narinas grandes e aparentes; boca média, fechada, em baixo relevo; orelhas idênticas, em médio relevo, com ouvido destacado em concavidade; pescoço alto e cilíndrico. Percebe-se na parte posterior da cabeça um furo, mas sem índice de ser de uma graça.


 Perfil esquerdo 

Obs. Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M11 Cabeça antropomorfa, grande, levemente ovalada, em umburana, policromada, com circunferência total de 0,50 m; circunferência do pescoço 0,39 m; altura total de 0,27 m; largura de 0,12 m; profundidade de 0,16 m. Possui olhos grandes, pretos em todo o globo, sobrancelhas grossas, arqueadas e pretas; nariz grande e afilado alto relevo; boca pequena cerrada, levemente arqueada, com o lábio inferior proeminente, em vermelho; queixo bastante arredondado; orelhas idênticas, relevo alto; pescoço grande e roliço.

O ex-voto possui uma tonalidade em musgo, e na região do cabelo, o desenho a mancha dos pelos em preto, lisa e curta. Na parte posterior do pescoço há uma grande mancha, em forma elíptica,  em vermelho. E abaixo do olho esquerdo um traço em relevo baixo, na horizontal. Ambas as marcas trazem indícios de chagas.


 Parte posterior 

Obs. 1: O objeto traz uma grande linha em relevo baixo, pintada de vermelho claro, que percorre em linha reta, no perfil direito, da orelha à base do pescoço.

Obs. 2: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M12 Cabeça antropomorfa, oval, pequena, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,14 m; circunferência do pescoço de 0,7 m; altura total de 0,10 m; altura do pescoço 0,4 m; profundidade de 0,5 m. Possui olhos pequenos, delineados, abertos em baixo relevo, com globo ocular aparente, contendo leves traços que esboçam pequenas sobrancelhas; nariz médio e achatado em relevo baixo; boca pequena, aberta com concavidade; possui também leves concavidades em arco que esboçam orelhas idênticas, em baixo relevo; pescoço grande e alongado.

Obs. Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


 Parte posterior 

NPE-M13 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,16 m; circunferência do pescoço de 0,10 m; altura total de 0,11 m; altura do pescoço de 0,3 m; profundidade de 0,7 m. Possui olhos médios, fechados, apenas delineados; nariz grande em alto relevo; boca pequena, cerrada; pescoço pequeno e roliço. Traz marcas evidenciando formato do cabelo em baixo relevo. E achatamento próximo ao lado esquerdo da boca provocado pela própria madeira.

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração na parte posterior da cabeça. 


 Parte posterior 

NPE-M14 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,31 m; circunferência do pescoço de 0,4 m; altura total de 0,15 m; altura do pescoço de 0,4 m; circunferência do pescoço de 0,13 m. Possui olhos grandes, abertos, em relevo médio, delineados; nariz pequeno em alto relevo; boca média, fechada na mesma construção dos olhos. A região do cabelo traz franjas delineadas em linhas verticais, hachuradas, proporcionando um bojo superior em todo o entorno da cabeça. Orelhas grandes com a parte central bastante côncava. Pescoço pequeno e roliço. Traz na região calvária uma cruz latina em médio relevo, certamente sinal da graça alcançada.


 Perfil direitoPerfil esquerdo 

Obs. 1: Consta etiqueta de registro na parte inferior referente ao tombamento do MC.
Obs. 2: O objeto traz um grampo metálico no centro do transepto que se encontra na região calvária. Tal grampo serviu para pendurar o ex-voto na exposição do Museu da Cidade.


NPE-M15 Cabeça antropomorfa, média, levemente redonda em sua frente e parte posterior e quadrada nos seus perfis. Feita em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,33 m; circunferência do pescoço de 0,19 m; altura total de 0,13 m; altura do pescoço de 0,5 m. Sua face possui, nas regiões das bochechas, leve afundamento que é ainda mais proporcionado pela elevação do nariz fino em alto relevo, que possui desenho superior em ascensão criando as sobrancelhas. Os olhos são desenhados com tão somente furos grandes; boca grande, levemente aberta, em desenho de risco criado com relevo baixo. Região das orelhas com apenas leve concavidade e furo ao centro. Pescoço grosso e roliço.


 FrentePerfil esquerdo 

Obs. 1: Consta etiqueta de registro na parte inferior (fundo) referente ao tombamento.
Obs. 2: Traz na região calvária no fundo sinais de restauração


NPE-M16 Cabeça antropomorfa, levemente ovalada, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,31.5 m; circunferência do pescoço de 0,19 m; altura total de 0,18 m; profundidade de 0,11 m. Possui olhos pequenos, abertos, orlado em risco de baixo relevo; sobrancelhas grossas e arqueadas; região do couro cabeludo com leve tonalidade preta, natural da madeira; nariz médio, adunco, em médio relevo; boca pequena, fechada, em risco formado em relevo baixo, com pequena elevação logo abaixo; orelhas homogêneas, médias de abano, em alto relevo; pescoço grande e roliço.


 Perfil esquerdo 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M17 Cabeça antropomorfa, ovalada, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,31 m; circunferência do pescoço de 0,18 m; altura total de 0,17 m; altura do pescoço de 0,4 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos pequenos, fechados, em pequeno relevo; nariz pequeno, afilado, em baixo relevo; boca média, levemente aberta, em desenho de risco formado em relevo baixo; orelhas homogêneas, médias, em baixo relevo; pescoço pequeno, roliço. Região posterior da cabeça apresenta grande concavidade.da orelha esquerda com leve concavidade e furo na parte inferior, em baixo relevo. Possui achatamento próximo ao lado esquerdo do rosto abaixo do nariz, provocado pela própria madeira.


 FrenteParte posterior 

NPE-M18 Cabeça antropomorfa, ovalada, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,31 m; circunferência do pescoço de 0,18 m; altura total de 0,17 m; altura do pescoço de 0,4 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos pequenos, fechados, em pequeno relevo; nariz grande, afilado, em médio relevo; boca média, levemente aberta, em risco formado em relevo baixo; orelhas homogêneas, médias, em baixo relevo; pescoço pequeno, roliço. A escultura possui grande inclinação para trás a partir do pescoço.


 Parte posterior 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
 Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração na parte posterior e superior da cabeça. 


NPE-M19 Cabeça antropomorfa média, oval, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,25 m; circunferência do pescoço de 0,17 m; altura total de 0,15 m; altura do pescoço de 0,4 m; profundidade de 0,9 m. Possui região dos olhos em grandes proporções delineadas em círculo de relevo baixo; nariz fino, pequeno e em relevo médio; boca grande na mesma estrutura dos olhos; pescoço médio e roliço; orelhas em alto relevo, ovaladas, com cavas e furo profundo buscando destacar os ouvidos.


 FrenteParte posterior 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior, ao fundo e no perfil esquerdo, referente ao tombamento.

Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração na parte posterior da cabeça.


NPE-M20 Cabeça antropomorfa, levemente ovalada, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,27 m; circunferência do pescoço de 0,20 m; altura total de 0,16 m; altura do pescoço de 0,4 m; profundidade de 0,10 m. O ex-voto possui cavas entre o nariz grande e afilado, que proporcionam os espaços dos olhos e sobrancelhas não desenhados. Narinas aparentes; boca média, cerrada, em baixo relevo com leve elevação no entorno; pescoço grande, roliço; orelhas semicirculares em relevo médio, com cavidades que realçam os ouvidos, similares, sendo a esquerda maior do que a direita,.


 Parte posterior 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M21Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, policromada, com circunferência total de 0,33 m; circunferência do pescoço de 0,17 m; altura total de 0,18 m; altura do pescoço de 0,7 m; profundidade de 0,13 m. Possui olhos grandes, redondos, abertos, em médio relevo com globo ocular aparente, contendo pintura desgastada que esboça sobrancelhas grandes, arqueadas na tonalidade preta; nariz grande e afilado em alto relevo; boca grande, aberta, em médio relevo; orelhas idênticas, grandes, em alto relevo, com pequeno furo em suas partes superiores; pescoço esguio e levemente quadrado. Percebe-se ao lado esquerdo, logo abaixo do olho e junto ao nariz, uma grande perfuração no formato cilíndrico, indício da possível graça.


 Parte posterior. Etiqueta no pescoço 

NPE-M22 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,31 m; circunferência do pescoço de 0,21 m; altura total de 0,17 m; altura do pescoço de 0,7 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos pequenos, delineados em risco, com pequenas cavas que esboçam sobrancelhas; nariz médio e afilado em alto relevo, com narinas aparentes representadas por pequenos furos; boca média, aberta, em baixo relevo; orelhas idênticas, em formato semicircular, em médio relevo; pescoço médio e roliço.


 FrentePerfil direito 

NPE-M23 Busto, em cedro, trazendo cabeça levemente ovalada, média, monocromático, com altura total de 0,17 m; com circunferência da cabeça em 0,25 m; circunferência do pescoço de 0,15 m; altura do pescoço de 0,6 m; profundidade de 0,10 m. Possui olhos médios, abertos, similares, com o centro ocular ressaltado em médio relevo; apresenta pequenos riscos formando sobrancelhas arqueadas, médias e em baixo relevo; nariz médio, achatado, em relevo médio; boca média, aberta, em relevo médio; pescoço médio, roliço. Possui ombros grandes e largos. À sua face esquerda está um profundo risco, meio aberto, orlado com uma pigmentação avermelhada, o que sugere o indício da graça.


 FrentePerfil direito 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração no lado esquerdo próximo ao ombro. 


NPE-M24 Cabeça antropomorfa, levemente quadrada, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,36 m; altura total de 0,16 m; altura do pescoço de 0,3 m; profundidade de 0,13 m. Possui olhos grandes e abertos, delineados em risco, trazendo o mesmo desenho das sobrancelhas arqueadas; nariz grande e grosso em alto relevo; boca pequena, semiaberta, em baixo relevo, no mesmo desenho dos olhos; orelhas grandes, em meia lua, similares, e em alto relevo, sendo a direita maior do que a esquerda; pescoço curto e roliço.


 FrenteParte posterior 

Obs. 1: Consta etiqueta de registro na parte inferior referente ao tombamento antigo.


NPE-M25 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, com manchas de verniz, com circunferência total de 0,35 m; circunferência do pescoço de 0,16 m; altura total de 0,17 m; altura do pescoço de 0,045 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos pequenos, fechados, em baixo relevo; nariz pequeno em alto relevo; boca pequena cerrada, delineada por risco formado em relevo baixo; orelhas grandes, similares, em relevo médio, sendo que na direita há traços de um desenho que realça o membro; pescoço médio, roliço. A escultura possui grande inclinação para frente a partir do queixo pontiagudo, e percebe-se na parte lateral direita da cabeça duas manchas, e no rosto, abaixo do olho direito, uma pequena mancha sobre cavidade em baixo relevo, possíveis indícios da graça. Na testa, uma intervenção em madeira, com envernizamento, o que também pode indiciar uma graça.


 Frente. Nota-se o indício de graça na testaParte posterior 

Obs. 1: O objeto traz marca de restauração na parte frontal, a altura da testa.
Obs. 2: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M26 Cabeça antropomorfa, oval, pequena, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,21 m; circunferência do pescoço de 0,15 m; altura total de 0,13 m; altura do pescoço de 0,3 m; profundidade de 0,9 m. O ex-voto possui olhos grandes, heterogêneos, dos quais o direito se mantém aberto e o esquerdo possui apenas o traço inferior; sobrancelhas heterogêneas, sendo a direita arqueada e a esquerda com hachura; nariz  grosso, médio, em alto relevo; boca grande, entreaberta, com cava em alto relevo; orelhas similares em meia lua, sendo a esquerda maior do que a direita. A deformidade na região do olho esquerdo da escultura possivelmente é o indício da graça, assim como os dois pequenos orifícios circulares, paralelos, localizados entre a boca e o nariz, representando possíveis chagas.


 Fundo e as antigas etiquetasParte posterior 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M27 Cabeça antropomorfa, quadrada, pequena, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,29 m; altura total de 0,10 m; profundidade de 0,9 m. Possui rosto de morfologia quadrada terminada em ponta, delineado em relevo baixo; olhos juntos, abertos e médios em relevo baixo; nariz fino e comprido em baixo relevo; boca pequena, cerrada, ligeiramente marcada por um travessão em relevo ainda mais discreto; orelhas grandes em meia lua, idênticas, em baixo relevo; pescoço roliço.


 Parte posteriorFrente 

Obs.: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M28 Cabeça antropomorfa, oval, pequena, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,22 m; circunferência do pescoço de 0,17 m; altura total de 0,12 m; altura do pescoço de 0,3 m; profundidade de 0,8 m. Possui olhos pequenos, abertos em médio relevo, arredondados, contendo traços que esboçam sobrancelhas grandes e arqueadas e traços semelhantes abaixo dos olhos, que indicam traços de expressão; nariz grande, grosso, em alto relevo, com narinas aparentes; boca pequena, cerrada, em relevo baixo; orelhas médias, distintas, marcadas por um semicírculo em relevo baixo, com pequeno furo no centro; queixo com leve proeminência; pescoço roliço. Percebe-se no perfil esquerdo, acima da orelha, um pequeno círculo unido a um pequeno furo em meio a uma reta na vertical, indício da possível graça.


 Perfil esquerdo 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento. 


NPE-M29 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,29 m; circunferência do pescoço de 0,17 m; altura total de 0,17 m; altura do pescoço de 0,7 m; profundidade de 0,11 m. Possui olhos grandes, fechados e juntos em uma reta em baixo relevo; nariz grande e triangular em relevo médio; boca grande, cerrada em relevo baixo por um largo travessão; orelhas idênticas, côncavas em alto relevo, com formato semi-retangular; pescoço esguio e fino. Se nota a presença de dois pequenos furos, um de cada lado da face, na altura das bochechas, possível indício da graça alcançada. Percebe-se que a cabeça se curva para baixo e que o rosto se apresenta protuberantemente em relação à cabeça, causando um alongamento atípico. 


 Frente 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração na região posterior do pescoço.


NPE-M30 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,28 m; circunferência do pescoço de 0,19 m; altura total de 0,14 m; altura do pescoço de 0,15 m; profundidade de 0,10 m. Possui olhos grandes, abertos e juntos, em médio relevo, com íris aparente; nariz grande e triangular em alto relevo, com vestígio de narinas na ponta; boca pequena, cerrada, em relevo baixo; orelha esquerda média, em baixo relevo, com pequeno furo ao meio; orelha direita formada por pequena linha curva; pescoço curto e roliço.


 Perfil direito 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração na lateral direita da cabeça, onde percebe-se que o restauro não foi o completo responsável pela distinção entre as duas orelhas.


NPE-M31 Cabeça antropomorfa, em formato triangular invertido, grande, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,37 m; circunferência do pescoço de 0,19 m; altura total de 0,23 m; altura do pescoço de 0,8 m; profundidade de 0,15 m. Possui olhos médios, distintos, sendo o direito mais elevado que o esquerdo, delineados, em relevo médio; nariz médio e achatado em médio relevo, com narinas aparentes representadas por dois furos em relevo médio; boca média, aberta, em relevo médio; orelhas grandes, idênticas, em meia lua, em alto relevo, com pequenos furos destacando o ouvido; pescoço alto e esguio.


 Perfil esquerdo 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
​Obs.2 : O objeto traz marcas de restauração na parte superior e posterior da cabeça.


NPE-M32 Cabeça antropomorfa, oval, grande, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,38 m; circunferência do pescoço de 0,23 m; altura total de 0,23 m; altura do pescoço de 0,7 m; profundidade de 0,15 m. Possui concavidade que esboçam olhos grandes, em alto relevo; nariz grande, afilado em alto relevo, com narinas evidenciadas por pequenas cavidades, em baixo relevo; boca média, delineada, com lábios ressaltados, em relevo médio; orelhas médias, similares, em meia lua, em relevo médio; pescoço pequeno e roliço. Possui riscos que permeiam da testa até a parte superior da cabeça, evidenciando marcas de cabelo.


 Perfil direito 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M33 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,33 m; circunferência do pescoço de 0,15 m; altura total de 0,13 m; altura do pescoço de 0,35 m; profundidade de 0,11 m. Possui a face levemente achatada e côncava; olhos médios, abertos, em baixo relevo, com sobrancelhas arqueadas; nariz médio em alto relevo, terminado em ponta com narinas aparentes; boca grande, aberta, em relevo médio; orelhas grandes, similares, em baixo relevo, estando a esquerda em posição diagonal; pescoço médio.


 Perfil direito 

 Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas restauro na parte superior da cabeça e posterior do pescoço.
Obs. 3: O objeto traz um grampo metálico localizado no centro da parte superior da cabeça, possivelmente para suporte de exibição no museu.


NPE-M34 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,33 m; circunferência do pescoço de 0,22 m; altura total de 0,15 m; altura do pescoço de 0,27 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos pequenos, abertos, caídos, em médio relevo, contendo cavidade que esboça sobrancelhas grandes e arqueadas; nariz pequeno, grosso e triangular em relevo médio; boca grande, aberta, com lábios  em relevo médio; orelhas similares, grandes, em formato semelhante a um gancho, em baixo relevo; pescoço roliço. Percebe-se na altura da testa, entre os olhos, e na lateral esquerda da cabeça, próximo à orelha, diversos sinais de ranhuras, indício da possível graça.


 Perfil esquerdo 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de possíveis desgastes, porém apresenta sinais de restauro na região superior da cabeça e na lateral direita do pescoço.


NPE-M35 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,30 m; circunferência do pescoço de 0,22 m; altura total de 0,13 m; altura do pescoço de 0,23 m; profundidade de 0,11 m. Possui olhos grandes, juntos, abertos, com pupila aparente em baixo relevo; nariz médio, com formato triangular, em baixo relevo; boca grande, entreaberta, em médio relevo; orelhas idênticas, grandes, com formato de meia lua, em relevo médio; pescoço curto, roliço; Percebe-se na região superior da cabeça, ao centro, uma marca em forma elíptica, possível indício da graça.


 Perfil esquerdo 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior e posterior, referentes ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de possíveis desgastes nas diversas faces, manchas que indicam uso de verniz em algumas regiões e sinais de restauro na lateral esquerda do pescoço e na parte superior direita da cabeça.


NPE-M36 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, com manchas de verniz, com circunferência total de 0,35 m; circunferência do pescoço de 0,31 m; altura total de 0,15 m; altura do pescoço de 0,2 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos pequenos, fechados, em relevo médio; nariz grande em alto relevo, afilado, terminado em ponta, com narinas aparentes; boca pequena esboçando leve sorriso, delineada em relevo médio; possui bigode terminado em ponta, voltado para baixo; orelhas grandes, similares, em alto relevo, com furos ao centro, apresentando morfologia distinta da anatomia natural; pescoço curto e grosso. A escultura possui pequeno desnível, causando leve inclinação para esquerda. Percebe-se nas laterais a maneira como as orelhas se desenvolvem a partir do pescoço, se apresentando como o possível indício da graça. 


 Frente 

Obs. 1: O objeto traz marca de restauração em vertical, na lateral esquerda.
Obs. 2: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M37 Cabeça antropomorfa, levemente quadrada na região frontal e nas laterais, média, em cedro, monocromática com pequenas manchas de verniz, com circunferência total de 0,35 m; circunferência do pescoço de 0,32 m; altura total de 0,14 m; altura do pescoço de 0,2 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos médios, similares, abertos, com íris aparente, delineado por risco sobre concavidade que esboça sobrancelhas; nariz grande, triangular, afilado, em alto relevo; boca pequena, fechada, em risco formado em relevo baixo; orelhas heterogêneas, médias, em meia lua, posicionadas na altura da testa, em baixo relevo; queixo quadrado, chato, marcado por travessão em relevo médio; pescoço curto e roliço.


 Perfil direito 

Obs. 1: O objeto traz marca de restauração na parte superior da cabeça.
Obs. 2: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.


NPE-M38 Cabeça antropomorfa, oval, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,36 m; circunferência do pescoço de 0,20 m; altura total de 0,19 m; altura do pescoço de 0,3 m; profundidade de 0,16 m. Possui concavidade que esboçam olhos grandes, em cavas com média proporção; nariz grande, grosso, com narinas evidenciadas por leves cavas em traços grandes; boca média, em cava, proporcionando na região inferior pequena elevação; pescoço pequeno e roliço. Possui queixo proeminente.


 Perfil esquerdo 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs.2: Nota-se uma rusticidade nos traços trabalhados, dando destaque para os olhos com dimensões diferenciadas.
Obs. 3: Em toda estrutura do ex-voto percebe-se abaulamento.


NPE-M39 Cabeça antropomorfa, grande, levemente quadrada, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,41 m; circunferência do pescoço 0,31 m; altura total de 0,18 m; altura do pescoço de 0,5 m; profundidade de 0,14 m. Possui apenas o olho esquerdo, pequeno, fechado, em relevo médio, bem próximo ao centro da face; nariz grande, afilado, terminado em ponta, em alto relevo; boca grande, aberta, esboçando um sorriso, com língua aparente, em alto relevo; queixo largo, bastante arredondado; possui apenas a orelha esquerda, marcada por um furo em relevo médio; pescoço grosso, roliço. O ex-voto revela a ausência de dois órgãos do lado direito da face: o olho e a orelha, possíveis sinais do milagre recebido. Nota-se uma cavidade próxima ao olho esquerdo, também possível sinal de graça alcançada.


 Parte posterior 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior (fundo) referente ao tombamento.                      
Obs. 2: Traz na região calvária sinais de restauração e marcas de verniz.


NPE-M40 Cabeça antropomorfa, oval, grande, em cedro, com manchas de verniz, com circunferência total de 0,34 m; circunferência do pescoço de 0,20 m; altura total de 0,22 m; altura do pescoço de 0,7 m; profundidade de 0,11 m. Possui olhos grandes, abertos, com globo ocular e íris delineados em baixo relevo; sobrancelhas bastante arqueadas, em relevo baixo; nariz triangular, grande, chato, em relevo médio, com narinas aparentes; boca pequena cerrada, delineada por risco formado em relevo baixo; orelhas grandes, similares, em relevo médio, com furo ao centro, sendo a esquerda maior do que a direita; pescoço médio, esguio, roliço; queixo quadrado, espalmado. A escultura possui marcas em verniz, em vertical, na lateral direita da face, similar a uma queimadura, possível indício da graça alcançada.


 Parte posterior 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior e posterior, referentes ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração na parte posterior da cabeça e na região do calvário.


NPE-M41 ​Cabeça antropomorfa, oval, grande, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,34 m; circunferência do pescoço de 0,25 m; altura total de 0,24 m; altura do pescoço de 0,8 m; profundidade de 0,12 m. Possui olhos desenhados por pequenos furos, distintos entre si, em relevo médio; nariz médio com pequena deformação do lado direito; boca pequena, em desenho de risco criado em relevo baixo; orelhas grandes destacadas em semicírculo, em relevo baixo; pescoço grande e alongado.


 Parte posterior 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs.2: O objeto traz marcas de restauração na parte superior da cabeça.


NPE-M42 Cabeça antropomorfa, semi-ovalada, média, em cedro, monocromática, com circunferência total de 0,36 m; circunferência do pescoço de 0,26 m; altura total de 0,20 m; altura do pescoço de 0,6 m; profundidade de 0,14 m. Possui olhos grandes, abertos, com globo ocular delineado em baixo relevo; nariz grande, achatado, com narinas evidenciadas por pequenas cavidades, em relevo médio; boca média, delineada, com lábios levemente ressaltados, em baixo relevo; orelhas grandes, similares, em formato meia lua, em relevo médio; pescoço médio e roliço.


 FrenteFundo e antigas etiquetas de registro 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior referente ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração na parte posterior da cabeça.


NPE-M43 Cabeça antropomorfa, grande, face levemente quadrada na parte superior, com complemento inferior que projeta o contorno ovalado. Objeto em cedro, monocromático, com circunferência total de 0,39 m; circunferência do pescoço 0,26 m; altura total de 0,18 m; altura do pescoço de 0,42 m; profundidade de 0,13 m. Possui olhos grandes, heterogêneos, abertos, em relevo médio; sobrancelhas arqueadas, em relevo baixo; nariz triangular, grande, em cavidade em alto relevo; boca pequena cerrada, delineada por risco formado em relevo baixo; orelhas grandes, similares, em alto relevo; queixo em destaque, arredondado; pescoço esguio, roliço. A escultura possui uma marca em verniz, na região superior esquerda, na parte de trás da cabeça, similar a uma queimadura, possível indício da graça alcançada.


 Perfil esquerdo 

Obs. 1: Constam etiquetas de registro na parte inferior e posterior, referentes ao tombamento.
Obs. 2: O objeto traz marcas de restauração na parte posterior da cabeça e na região do calvário.