Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos

Imagem

O NÚCLEO DE PESQUISA DOS EX-VOTOS


IN MEMORIAM

Eterno Mestre Saja, Sua Alteza José Antônio, que nos deixou ontem, 11 de fevereiro de 2019. Fica a lembrança de cada momento. Dos nossos conhecimentos da estética, dos ex-votos, da paz, do amor. Fica a dor da falta.


Imagem

O Mestre Saja e a aula show


Com muito pesar soubemos somente no dia 8 de junho do falecimento da Doutora Elin Silvia Luque Agraz. Perdemos uma amiga e uma das maiores pesquisadoras da temática ex-votiva. Descanse em paz, Professora. Muito obrigado pelo legado e por ter ajudado em muito o nosso Grupo e a pesquisa no México, nas Américas e na Europa.

Imagem

Guardamos na memória e nos nossos corações essa grande pesquisadora. 


 O Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos (NPE) advém do Projeto Ex-votos do Brasil, com o objetivo de manter uma base de estudos dos temas que norteiam a folkcomunicação, a religiosidade popular, a documentação museológica nas salas de milagres e museus, a memória social, a teoria da comunicação e da informação, com grupos diversos de pesquisa.

O Núcleo de Pesquisa tem o intuito de descentralizar as atividades de pesquisa e de desenvolver estudos nas áreas correlatas das ciências sociais aplicadas ao seu objeto de estudos e temas interdisciplinares. A sua missão principal reside em contribuir para o avanço das ciências através de pesquisas básicas e aplicadas, visando o apoio a grupos de investigadores, bolsistas de iniciação científica e articulação com projetos da graduação e pós-graduação, em caráter multidisciplinar.

O Núcleo está instalado no prédio da Biblioteca Isaias Alves, na FFCHUFBA, onde objetiva estudos com grupos de pesquisa, extensão universitária disponibilizando o seu rico acervo digital e em papel para toda a comunidade da Universidade, e mantém as produções dos Projetos Ex-votos do Brasil (2006-2011), Ex-votos das Américas: Etapa Américas do Norte e Central e Caribe (2011-2014), Ex-votos do México (2013-2017), Do presencial ao virtual: estudos das interfaces mediáticas do santuário de Nossa Senhora Aparecida (2019). Ex-votos da América do Sul: da iconografia à memória social (2019 – ).


O GREC – GRUPO DE ESTUDO SOBRE CIBERMUSEUS

O Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos é parte integrante do GREC, grupo que  busca estudar a memória social em dimensão mundial, através do ciberespaço e com o advento das mídias locativas. Atualmente vem estudando a democratização dos acervos dos museus e de outras fontes do patrimônio cultural, verificando a possibilidade de integração entre os sistemas ciber e presencial. Volta-se também para o apoio nas pesquisas do campo da folkcomunicação, diante das análises das salas de milagres dos santuários católicos brasileiros e americanos, nos Projetos Ex-votos do Brasil, Ex-votos das Américas e Ex-votos do México. E nesse caminho a atualização dos seus portais e sites nas redes sociais, cujo intuito principal é disponibilizar todos os dados coletados e trabalhados nas pesquisas sobre os ex-votos, deixando todo o conteúdo para apoiar professores, pesquisadores e estudantes das áreas da arte sacra, folkcomunicação e, especificamente, sobre os ex-votos. Com todo o apoio que o Projeto Ex-votos recebeu e vem recebendo do CNPq, a pesquisa proporcionou e vem proporcionando um potencial banco de dados, entre imagens e textos, principalmente a partir das análises iconográficas, já com resultados. São portais, sites e redes sociais: 
 

Ex-votos das Américas: https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/projeto-ex-votos-das-ameacutericas.html, 
Projeto Ex-votos do Brasil: https://projetoex-votosdobrasil.net/ e http://ex-votosdobrasil.blogspot.com
Ex-votos do México: https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/projeto-ex-votos-do-meacutexico.html
Facebook (site): http://www.facebook.com/ProjetoExVotos
Facebook (perfil): http://www.facebook.com/exvotos.dobrasil,
Flickr: http://www.flickr.com/photos/ex-votosdobrasil/ 
Inclusão Social e capacitação digital: http://inclusaodigitalcnpq.wordpress.com/ 
Pinterest: pinterest.com/projetoexvotos
Twitter, no http://twitter.com/exvotosdobrasil




PROJETOS QUE FAZEM PARTE DO NPE

Projeto Ex-votos do Brasil – http://ex-votosdobrasil.blogspot.com e http://projetoex-votosdobrasil.net. Iniciado em 2005, findado em 2011, mas ainda com atualização do acervo digital e com incursões a salas de milagre e museus ainda não pesquisados, de pequena difusão no Brasil. Clique aqui para as incursões sobre os museus e salas de milagres.

Projeto Ex-votos das Américas – https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/projeto-ex-votos-das-ameacutericas.html. Iniciado em 2011, com apoio do CNPq, FAPESB e UFBA. Incursionou em santuários e museus mexicanos, dos EUA, na Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala e Nicarágua . Finalizado em março de 2014. Clique aqui para as incursões sobre as igrejas, museus e salas de milagres.

Projeto Ex-votos do México – https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/projeto-ex-votos-do-meacutexico.html. Iniciado em agosto de 2013,  com apoio de bolsistas da FAPESB e PIBIC-UFBA. Encontra-se com estudos teóricos e análises iconográficas de ex-votos documentados a partir do Projeto Ex-votos das Américas, que serve de “guarda chuva” para essa etapa mexicana. O Projeto Ex-voto do México foi reconhecido no dia 11/12/2013, por mérito e fomento, para auxílio pesquisa, no edital 43/2013, da chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES, que visa apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, mediante o financiamento de projetos de pesquisa com mérito científico. Em novembro de 2014 foi novamente aprovado pelo CNPq, pelo Edital 14 – Universal. Clique aqui para as incursões sobre as igrejas, museus e salas de milagres.

Do Presencial ao virtual: estudos das interfaces mediáticas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida – https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/santuaacuterios-digitais.html. Iniciado em janeiro de 2019 e finalizado em dezembro do mesmo ano, pelo PNPD/PPGCI/UNESP/Marília, sob a supervisão da Doutora Maria José Vicentini Jorente. Analisar as interfaces mediáticas no santuário de Aparecida, Brasil, nas suas estruturas físicas, que englobam rádio, jornal impresso, revista, boletins e os vetores da memória (arquivos, bibliotecas e museus), às suas interfaces nas plataformas digitais, assim sendo: portais, redes sociais e Apps, para compreender os níveis de interação e informação dentro do processo de transmediatização, tanto entre sistemas (ciber e presencial) e plataformas, quanto interpessoal. Os resultados de cada passo da pesquisa estarão aqui no portal no link acima ou aqui.


Projeto de Inclusão Social e Capacitação digital

Projeto aprovado pelo CNPq, edital 49/2010, com o título Inclusão social e capacitação digital da comunidade de entorno do santuário de São Lázaro, Salvador, Bahia: Memória social, patrimônio cultural e cidadania. 

Atuou no santuário do Senhor Bom Jesus do Bomfim, em Salvador, entre 2010  e 2012. Clique aqui para conhecer as atividades


PESQUISADORA ASSISTENTE

​BOLSISTA IC – 2020-2021 – FAPESB
Sasha Morbeck – Comunicação. Projeto Ex-votos das Américas: etapa América do Sul – PIBIC/AF/CNPq –  currículo Lattes


COLABORADORES ESTRANGEIROS

Doutora Caroline Perree
História da Arte
​Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.
Currículo Lattes

Doutora Clarisse PRETRE
Chargé de recherche – HDR
CNRS
UMR 7041 ArscAn (Archéologie du monde grec archaïque et classique)
Maison René Ginouvès, Université Paris Ouest
Currículo Lattes

Doutor Moisés de Lemos Martins – Universidade do Minho. Portugal.
Estudos de Comunicação e Sociedade. 
Currículo Lattes


PLANO DE TRABALHO DA BOLSISTA Sasha Miranda – 2020-2021

Embora o Projeto tenha como objetivo principal desenvolver a observação sistemática a partir de estudos in locus nos santuários e museus, para a imersão nas análises iconográfica e semiótica, o plano de trabalho da bolsista envolve, também, o suporte técnico-acadêmico que envolve as ferramentas da difusão digital dos resultantes da pesquisa.

Assim, a discente não desempenhará somente a pesquisa de campo nos santuários e museus demarcados no projeto. Estudará, também, iconograficamente, os objetos fotografados e digitalizados, para tecer a análise iconográfica, o estudo textual (se bilhete ou carta), por exemplo, e o tratamento iconográfico-digital, para organizar textos descritivos compreendidos sobre o ex-voto, e divulga-los neste  portal. 

As incursões na América do Sul acontecerão quando houver total segurança frente à pandemia da COVID 19.


SALA 01 DO NPE

A Sala 01 está localizada no prédio da Biblioteca Isaias Alves no andar superior. Conta com os trabalhos dos Projetos Ex-votos das Américas e Ex-votos do México.


SALA 02 DO NPE

A Sala 02 está localizada no Pavilhão Raul Seixas no segundo corredor, na FFCH-UFBA. Conta com os trabalhos de arquivamento em papel e do estudo do projeto Ex-votos do Brasil.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

NÚCLEO DE PESQUISA DOS EX-VOTOS

Estrada de São Lázaro, 197, Federação, Salvador/Bahia, CEP 40.210-730, Telefone: (55-71)32836445

Sala 1 – Prédio da Biblioteca Isaías Alves
Sala 2 – Pavilhão Raul Seixas

FALE CONOSCO