Núcleo de Pesquisa
O Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos advém do Projeto Ex-votos do Brasil, com o objetivo de manter uma base de estudos dos temas que norteiam a folkcomunicação, a religiosidade popular, a documentação museológica nas salas de milagres e museus, a memória social, a teoria da comunicação e da informação, com grupos diversos de pesquisa.
O Núcleo de Pesquisa tem o intuito de descentralizar as atividades de pesquisa e de desenvolver estudos nas áreas correlatas das ciências sociais aplicadas ao seu objeto de estudos e temas interdisciplinares. A sua missão principal reside em contribuir para o avanço das ciências através de pesquisas básicas e aplicadas, visando o apoio a grupos de investigadores, bolsistas de iniciação científica e articulação com projetos da graduação e pós-graduação, em caráter multidisciplinar.
O Núcleo está instalado no prédio da Biblioteca Isaias Alves, na FFCH-UFBA, onde objetiva estudos com grupos de pesquisa, extensão universitária disponibilizando o seu rico acervo digital e em papel para toda a comunidade da Universidade, e mantém as produções do Projeto Ex-votos do Brasil.
O Núcleo participa de dois Grupos de Pesquisa vinculados ao CNPq. O GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus e o “Espetáculos Culturais e Sociedade” (ECUS).
O GREC busca estudar a memória social em dimensão mundial, através do ciberespaço e com o advento das mídias locativas. Atualmente vem estudando a democratização dos acervos dos museus e de outras fontes do patrimônio cultural, verificando a possibilidade de integração entre os sistemas ciber e presencial. Volta-se também para o apoio nas pesquisas do campo da folkcomunicação, diante das análises das salas de milagres dos santuários católicos brasileiros, no Projeto Ex-votos do Brasil. E nesse caminho a construção do Museu Digital dos Ex-votos, que estará no portal http://www.ufba.br, cujo intuito principal é disponibilizar todos os dados coletados e trabalhados na pesquisa sobre os ex-votos, deixando todo o conteúdo para apoiar professores, pesquisadores e estudantes das áreas da arte sacra, folkcomunicação e, especificamente, sobre os ex-votos. Com todo o apoio que o Projeto Ex-votos recebeu e vem recebendo do CNPq, a pesquisa proporcionou e vem proporcionando um potencial banco de dados, entre imagens e textos, principalmente a partir das análises iconográficas, já com resultados. Além da criação do cibermuseu no portal http://www.ufba.br, funcionando apenas no ciberespaço, o GREC objetiva mapear digitalmente todos os santuários católicos de peregrinação no Brasil, tendo como fonte principal as produções do Projeto Ex-votos do Brasil e com o já existente BDI do Projeto Ex-votos da Bahia (1990-1999). O GREC vem atualizando os debates no Programa de Cultura e Sociedade, na Faculdade de Comunicação da UFBA, principalmente nas discussões no Grupo ECUS. O GREC está baseado no Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, na FFCH-UFBA.
ECUS é um grupo interdisciplinar de pesquisa na área da cultura, arte e tecnologia. O grupo estuda espetáculos, eventos e produções culturais espetaculares sob a perspectiva estética, técnicas e tecnológicas, produção, divulgação e distribuição, bem como de teorias da música nos meios da comunicação de massa, música e cultura, planos sonoros das novas mídias e formação dos espetáculos culturais em níveis sociais distintos. Professores e estudantes que integram o ECUS participam de eventos multidisciplinares e atividades de cooperação internacional com a Universidade de Roma “La Sapienza”, Departamento de Artes e Ciências do Espetáculo coordenado pelo Professor Doutor Ferruccio Marotti e da Universidade Internacional de Bremen, Departamento de Humanidades e Ciências Sociais sob a coordenação do Professor Doutor Peter Ludes, ambos parceiros de cooperação internacional. Um novo projeto de cooperação internacional coordenado pelo Professor Doutor Leonardo Boccia junto à Universidade Internacional de Bremen foi recentemente agraciado com uma bolsa de estudos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. Resultados preliminares desta pesquisa foram apresentados em publicações recentes como “Visual Hegemonies” publicado pela Lit Verlag na Alemanha e em encontros e seminários nacionais e internacionais no Brasil (2004-2005), Canadá (2004), Itália (2005) e Alemanha (2005), Brazil (2008 e 2009).
A meta do NPE é desenvolver uma maior esfera de pesquisa na Universidade, bem como, propiciar base para a extensão, a pesquisa e criação de disciplinas acadêmicas na graduação e na pós-graduação, e manter permanentemente o diálogo com pesquisadores das áreas correlatas, mostrando visibilidade do seu principal tema: o ex-voto.
Curtir isso:
Curtir Carregando...