BOM JESUS DE MATOSINHOS EM MINAS GERAIS: ARTE E DEVOÇÃO

Por Silvia Santana

Apesar das histórias sobre os santos milagreiros em várias localidades, é inquestionável a devoção ao Bom Jesus de Matosinhos em Minas Gerais. Beleza exuberante e de referência do estilo barroco colonial mineiro, o santuário destaca-se pela riqueza artística localizado na colina do Maranhão em Congonhas. Construção erguida no final do século XVIII e inicio do século XIX traz a colaboração de vários artesãos na decoração do templo.
Segundo lenda, a imagem mais antiga do Senhor Bom Jesus remonta da cidade de Matosinhos em Portugal, no século XIII. Conta-se que a primeira estátua esculpida por Nicodemos, testemunha da vida de Cristo, na Palestina, atravessou o Mediterrâneo e foi encontrada na praia da Espinheira por portugueses. Narra-se que a imagem estava sem um dos braços e anos depois foi encontrada por uma criança que obteve um milagre no momento ocorrido.
No Brasil, a devoção ao santo milagreiro acontece no século XVIII, quando o minerador português Feliciano Mendes acometido de grave doença roga ao Bom Jesus para estabelecer a saúde. Com a graça alcançada em cumprimento e devoção ao santo manda erguer um templo em sua homenagem. Tem destaque o adro da basílica com a reprodução dos doze profetas esculpidos por Aleijadinho, o seu atelier, os Passos da Paixão e a decoração interior do santuário. Compõem também o acervo arquitetônico a Capela do Sagrado Coração de Jesus Cristo aonde são encontrados os ex-votos na Sala dos Milagres e as edificações coloniais no decorrer do percurso ao templo. O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é um dos mais belos patrimônios artísticos da Arte Sacra Cristã brasileira. Objetos religiosos esculpidos em pedra-sabão, cedro, dentre outros, atravessam os aspectos singulares da arte e perpetuam as tradições populares de dedicação ao santo milagreiro. História, lenda e arte misturam-se as peculiaridades da devoção ao Bom Jesus de Matosinhos. Ao chegar a Praça da Basílica em Congonhas, peregrinos, pesquisadores e curiosos contemplam ambiente pleno de religiosidade e produção artística do Brasil.

Sobre projetoexvotosdobrasil

Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil.
Esse post foi publicado em Santuários SE. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para BOM JESUS DE MATOSINHOS EM MINAS GERAIS: ARTE E DEVOÇÃO

  1. Denise Pires disse:

    Fiquei muito feliz em receber a indicação do Blog de Ex-Votos, vinda do Prof Claúdio. Ainda não o li completamentamente, mas gostei bastante. Creio que mais fotografais, fotografias em todos as postagens, seriam importantes.Parabéns. Abraços.Denise

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s