Uma pequena incursão ao museu dos ex-votos da cidade de São Cristovão – SE.
O museu esta localizado no Conjunto Carmelita que é composto pela Igreja e Convento do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira ou Igreja de Nosso Senhor dos Passos, como é conhecida.
Nosso Senhor dos Passos ou Nossa Senhora do Carmo, acolhem um fabuloso Santuário de construção barroca, onde está localizada a sala de milagres, hoje híbrida, entre sala e museu, mas de significante acervo. Um ano depois do Projeto Ex-votos do Brasil documentar a sala, nova documentação testemunha a riqueza daquele ambiente. Observamos que há toda uma museografia no espaço, desde área para livre locomoção à disposição das peças:
1º a arrumação e disposição dos ex-votos;
2º marcações e inscrições em relação a que tipos são os ex-votos ( partes de órgãos, instrumentos musicais, quadros, imagens dentre tantas outras..);
3º toda alocação por tipos ( cabeças juntas, pernas juntas, braços juntos etc.).