Monte Santo, 2015
Monte Santo é uma cidade da região do Nordeste Baiano, microrregião de Euclides da Cunha. Fundada em 31/10/1775, a 352 km de Salvador, com uma população estimada em torno de 51.257 habitantes. A cidade também é conhecida por ter o maior meteorito encontrado no Brasil, em 1774 no distrito de Bendengó, que fica no município de Monte Santo. Este meteorito encontra-se em exposição no Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, cidade do Rio de Janeiro. Porém, não é dele que se tratará está publicação, mas sim da Semana Santa, do percurso realizado pelos romeiros e dos próprios romeiros, e dos ex-votos ofertados como agradecimento de graças alcançadas.
A história teve início em 1785, quando o Frei Apolônio de Toddi, ao apreciar a serra, ficou impressionado com a semelhança da mesma com o calvário de Jerusalém e convidou os fiéis que o acompanhava para transformar o Monte em um “Sacro-Monte” e rebatizá-lo com o nome de Monte Santo, marcando seu dorso com os passos da Paixão. Logo em seguida, mandou tirar madeira e iniciou a armar uma capela, e também mandou cortar paus de aroeira e cedro para por no Monte, cruzes a espaços regulares: a primeira dedicada às almas, as sete seguintes representando as dores de Nossa Senhora e as quatorze restantes lembrando o sofrimento de Jesus, na sua caminhada para o Monte Calvário em Jerusalém.
O Santuário de Monte Santo é o 2º Sacromonte reconhecido no Brasil. O 1º é o de Matosinhos em Congonhas – MG.
Nos dias 10 e 11 de janeiro foi realizada uma incursão do Grupo do Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos para pesquisa e coleta de informações. Segue abaixo algumas imagens produzidas na última viagem:
Por Ariadiny Araújo:

Imagem escultórica em gesso pintado de Nossa Senhora do Menino Jesus. Objeto com alguns desgastes do tempo.
Por Genivalda Cândido:

Curioso ex-voto em espuma azul com a inscrição “CRÂNIO”, provavelmente em agradecimento por alguma cura nessa região.

Ex-voto em madeira esculpida, representando uma perna e um chaveiro com a imagem de Cristo, pendurada no dedo.

Pequena capela oratória de madeira com diversas fotografias 3×4, ao lado de imagens de santos em gesso.

Diversas imagens escultóricas em gesso, representando santos e demais figuras do sincretismo religioso.

Objeto ex-votivo representado por peças do vestuário masculino – camisa branca e calça preta – penduradas por um cabide.

No Santuário de Monte Santo os fiéis acendem velas. Nessa imagem aparecem algumas velas brancas que foram acesas e em meio a cera de outras velas que já derreteram junto a fotografia 3×4 de menino.

Parte superior de uma imagem escultórica representando Nossa Senhora Aparecida, encontrada em um buraco entre as pedras do caminho até Monte Santo.

Diversos objetos ex-votivos em madeira representando, ora partes do corpo humano, ora a figura inteira em três dimensões.

Objeto ex-votivo em madeira representando um coração e ao fundo podemos observar uma imagem bidimensional de Santo Expedito – O Santo das causas urgentes e ou impossíveis.

Curiosa composição na qual identificamos alguns ex-votos, tais como: objeto escultórico em madeira no formato de perna e pé junto a sandálias reais de borracha.

Ex-votos do universo infantil – uma estranha boneca artesanal confeccionada com tecido branco ao lado de uma boneca Barbie industrializada.

Resma de alho deixada entre os ex-votos e junto a fitas do Senhor do Bomfim e imagem escultórica em gesso de Santo Antônio.

Ex-voto esculpido em madeira, com acabamento em verniz e escritas com caneta esferográfica azul representando um coração.

Ex-voto esculpido em madeira com linhas a traços desenhados com caneta esferográfica azul, representando uma cabeça masculina.

Curioso ex-voto esculpido em madeira, presentando uma cabeça masculina. Nesse objeto observamos as proporções estilizadas da figura, tais como lábios muito grandes e grossos, além de olhos bastante ressaltados.

Ex-voto fotográfico: na imagem maior encontramos a figura emoldurada de uma mulher de cerca de 60 anos com diversas fotografias 3×4 ao redor.

No Santuário de Monte Santo os fiéis também deixam diversas fitas coloridas, do Senhor do Bomfim, amarradas em determinados lugares.

Carta ex-votiva escrita com caneta azul claro e com fotografia 3×4 na parte superior esquerda na qual observamos uma adolescente com o pescoço imobilizado.

Vários ex-votos pendurados no teto da Sala de Milagres do Santuário de Monte Santo. A maioria deles são objetos escultóricos em madeira e pintados a caneta esferográfica nas partes em que são ressaltados os traços da fisionomia. Podemos identificar alguns pés também.
Por Prof. Dr. José Cláudio:

Carta ex-votiva em agradecimento por uma graça alcançada com as seguintes inscrições: “Santa Cruz, Agradeço a graça concedida a mim, Maria Isabel Almeida da Silva, por ter iluminado os meus caminhos para conquistar a minha carteira da OAB.”

Ex-voto escultórico em cerâmica, representando a parte superior de um corpo masculino, com as duas mãos unidas em posição de oração e ou agradecimento.

Ex-votos no formato de pernas. Em primeiro plano observamos um ex-voto mais elaborado cujo acabamento foi realizado com polimento e verniz, além de dedos mais detalhados no pé.

Objeto ex-votivo – óculos de grau – deixado entre fitas do Senhor do Bomfim, na Sala de Milagres do Santuário de Monte Santo.

Objeto ex-votivo escultórico em madeira, pendurado no teto da Sala de Milagres do Santuário de Monte Santo, representando uma expressiva cabeça masculina.

Na Sala de Milagres de Monte Santo, diversos ex-votos pendurados no teto e no chão, imagens escultóricas: à esquerda temos o Padre Cícero em gesso pintado e à direita uma escultura de um homem desconhecido, em madeira e sem pintura.

Alguns objetos ex-votivos deixados pelos fiéis entre as pedras, no caminho ao Santuário de Monte Santo.

Diversos ex-votos escultóricos em madeira pendurados no teto da Sala de Milagres, no Santuário de Monte Santo.

Grande variedade de objetos ex-votivos amontoados no canto da Sala de Milagres do Santuário de Monte Santo.
Por Marcele Nascimento:

Ex-votos pendurados no teto da Sala de Milagres de Monte Santo, representando partes do corpo humano.

Curioso quadro com fotografia antiga emoldurada, representando um homem e, ao redor, diversas fotografias 3×4 de outras pessoas.
Por Marise Portela:

Objeto ex-votivo da categoria indumentária, mais precisamente uma roupa artesanal de bebê, feita em tonalidades claras.

Carteira de motorista deixada como objeto ex-votivo na Sala de Milagres do Santuário de Monte Santo.

Objeto ex-votivo em madeira esculpida, no formato de uma cabeça masculina com a inscrição de: Rafael Dias.

Variedade de cores na fotografia que mostra diversos objetos ex-votivos deixados no interior da Sala da Milagres do Santuário de Monte Santo.

Curiosa imagem que mostra um ex-voto esculpido em madeira, pendurado no teto da Sala de Milagres do Santuário de Monte Santo. A assinatura está localizada na sola do pé.

Ex-voto de indumentária preta com carta de agradecimento, pendurada na porta da Sala de Milagres do Santuário de Monte Santo.

Diversos objetos ex-votivos, dentre eles podemos observar cruzes de madeira em diversos tamanhos, fitas coloridas, muletas, bonés e esculturas em gesso pintado.

Ex-votos na categoria de objetos ortopédicos em agradecimento a possíveis curas e/ou melhoras juntamente com carta ex-votiva.