Milagres, 2014
A cidade de Milagres está a 242 km de Salvador, é conhecida pelo potencial de turismo religioso. Tradicionalmente no período de fevereiro a abril, costuma receber romeiros que rendem homenagens a São Cristóvão, cuja Capela foi construída sobre uma rocha, ao lado da Rodovia BR-116.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres possui estrutura para acomodar romeiros e, no período festivo, os mesmos realizam procissões e pagam suas promessas.
Em 1998 foi realizado o Projeto Ex-votos da Bahia e durante a incursão à cidade, não houve documentação porque a igrejas e a capela estavam fechadas, porém, algumas visitas aconteceram após essa data. Uma delas foi em 2011, a outra visita foi no dia 29 de novembro de 2014, registrada fotograficamente por membros do grupo: Ariadiny Araújo, Marise Portela, Genivalda Cândido e o Prof. José Cláudio de Oliveira. Segue abaixo alguns dos registros fotográficos realizados na última incursão à Cidade de Milagres-BA.
Por Ariadiny Araújo:

Vista ampla da paisagem da Cidade de Milagres, na Bahia, registrada na frente da Capela de São Cristóvão.

Expressiva escultura de São Cristóvão, em cimento, localizada na frente da Capela na Cidade de Milagres.

Imagem escultórica de Nossa Senhora do Rosário. Objeto em gesso pintado, segue padrões do estilo barroco.

Imagem escultórica de Santa Terezinha das Rosas, segurando rosas e um crucifixo, ao lado de uma vela de 7 dias. Objeto em gesso pitado.

Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Local de peregrinação de muitos fiéis de todo Brasil.

Interior da Sala de Promessas, onde os fiéis deixam os ex-votos na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

Diversos objetos votivos e ex-votivos em diversas categorias, no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

Objetos ex-votivos pendurados em uma das paredes da Sala de Promessas, dentre eles: rosários coloridos, vestimentas brancas, objetos em madeira representando partes do corpo humano, tais como pernas e pés e bonecos de madeira.

Livro de escola primária, da disciplina de matemática, deixado no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

Caderno encontrado no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres com o nome “Maria Vitória de Jesus Damasceno” escrito várias vezes.

Fotografias coladas em uma das paredes da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Dentre as fotografias pode ser observada a imagem de um homem morto com flores vermelhas e cor de rosa ao seu redor.

Milagritos presos à fita branca de Nosso Senhor do Bomfim, ao lado de rosários de diversas cores e modelos.

Objeto ex-votivo bidimensional, retratando São Cosme e Damião, com uma cartela de remédios – comprimidos – no canto superior direito e ao lado de outras fotografias deixadas pelos fiéis.

Mensagem deixada no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, em nome da falecida Helena Sacramento dos Santos – Lena Rezadeira.

Carta votiva escrita por uma criança, solicitando a Jesus que o bebê de uma tia venha ao mundo. Abaixo do pedido foi feito um desenho, com caneta verde, de uma mulher grávida.

Carta votiva digitada em computador e impressa com imagem ilustrativa colorida de uma casa, a qual, o responsável pelo voto pede ao Senhor Bom Jesus da Lapa, forças para construir a sua casa.

Diversos objetos ex-votivos e, no detalhe, pode ser observado um milagrito dourado, representando um menino e preso por uma fita branca.

Carta votiva assinada por Marinaldo, solicitando proteção e a presença de uma pessoa amada para viver ao seu lado.
Por Genivalda Cândido:

Diversos objetos ex-votivos em diversas categorias, pendurados em uma das paredes da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

Boneca no estilo Barbie, trajada com vestido branco, ao lado de cruz de madeira ao lado direito e Bíblia ao lado esquerdo, com fotografias ao fundo.

Objetos ex-votivos deixados no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres – uma pequena capela de madeira, encontra-se com a porta aberta e possui uma cruz em sua parte superior. Ao lado da cruz foi deixada uma vestimenta branca junto a um vaso de cerâmica com um cordão preto também com cruz em madeira. Ao fundo, diversas fotografias coladas na parede.

Nessa imagem pode ser observada uma grande diversidade de objetos ex-votivos da Sala de Promessas – imagens escultóricas, cartas, fotografias, imagens bidimensionais, fitas.

Diversas fotografias, algumas no formato 3×4 retratam pessoas de diversas idades, porém, ao centro, observamos fotografias de bebês. Revelam o testemunho de um pedido.

Placa da Sala de Promessas, em papel e colada em uma das prateleiras onde são deixados alguns dos ex-votos.

Diversas imagens escultóricas em gesso e pintadas, representando Santos. Atrás aparecem diversas fotografias.

Indumentária feminina íntima, mais precisamente um sutiã, na cor rosa e ao lado de outras peças de roupa.

Milagritos amarrados com fitas. Dentre eles observamos um par de seis, figuras de crianças, uma chave e um coração de metal com a inscrição “Leninha”.

Ex-votos de indumentárias: diversas peças de roupa – adulto e infantil – em diversas cores e tecidos, penduradas na Sala de Promessas.

Carta ex-votiva escrita por uma mulher para Nossa Senhora dos Milagres, solicitando que o marido abandone o vício das drogas.

Objeto ex-votivo escultórico, em madeira, pintado de branco e representando uma figa – sinal feito com os dedos da mão, que supostamente afasta doenças, perigos e coisas ruins em geral.

Diversos objetos ex-votivos, dentre eles, uma imagem escultórica de Nossa Senhora Aparecida ao lado de uma cruz cor de rosa, na qual pode ser observado que foi retirada a imagem de Cristo. Atrás, encontram-se várias fotografias deixadas.

Carta ex-votiva em agradecimento à Deus e à Nossa Senhora dos Milagres, pela graça alcançada relacionada aos estudos e pesquisas. A carta foi datada em 29 de novembro de 2014.

Diversos objetos ex-votivos pendurados na parede da Sala de Promessas. Os quais podem ser observados: uma par de sapatos feminino e infantil na cor rosa, registros fotográficos antigos, mantidos em monóculos coloridos e, objetos em madeira, representando partes do corpo humano.

Pequena imagem de Nossa Senhora em gesso e pintada, colocada em uma caixa de vidro e espelho. À frente da imagem foi deixada uma aliança.

Prof. José Cláudio pesquisando a diversidade dos materiais, na Sala de Promessas, para o grupo de pesquisa.
Por José Cláudio:

Objeto ex-votivo em madeira pintada na cor de pele, representando seios, ao lado de peças de vestuário infantil.

Nessa imagem observamos uma sequência de três fotografias de uma mulher grávida, vestindo um biquini e expondo sua barriga ao lado de um menino.

Fotografia de uma criança morta em um caixão azul, rodeada por flores brancas. Ao lado dessa triste imagem deixada na Sala de Promessas, encontram-se outras, incluindo fotografias 3×4.

Fotografia com montagem digital de menino de aproximadamente 1 ano, ao lado de famoso personagem de desenho infantil – Pumba do desenho “O Rei Leão”, da Disney.

Carta ex-votiva escrita por uma criança, com um desenho representando um rosto triste, fazendo o seguinte pedido: “Deus, eu sou um menino muito triste, que só vive aflito. Queria te pedir que todos os meus pensamentos ruins se retirassem de mim. Amém”.

Imagem escultórica de Santo com diversas fitas de Nosso Senhor do Bomfim, envolvendo o pescoço da figura.

Carta ex-votiva: “Para minha Mãe Nossa Senhora das Candeias. Graça seja dada em nome de Jesus. Amém.”

Diversos objetos escultóricos ex-votivos, dentre eles, há a repetição das imagens de São Cosme e Damião.
Por Marise Portela:

Vista por trás de escultura de São Cristóvão em frente a sua Capela na Cidade de Milagres, na Bahia.

Parede com diversas fotografias na Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

Diversos objetos ex-votivos, dentre eles: fotografias, objetos escultóricos de santidades, frascos de remédios, um pé de chinelo.

Objeto ex-votivo representando uma cabeça infantil feita em parafina e com escritos em papel colado na parte superior frontal.

Objetos ex-votivos pendurados na Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Nessa imagem observamos ex-votos na categoria de vestimentas, ex-votos representando partes do corpo humano a partir de peças em madeira e outros.

Diversos objetos ex-votivos, tais como orgânicos representados pelos cabelos humanos, dinheiro e imagens de santos.

Bilhete votivo, provavelmente escrito por uma mulher, solicitando que um homem deixe os vícios da cachaça e do ciúme.

Duas carteiras deixadas no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.