Incursão à Cidade de Milagres

Milagres, 2014

A cidade de Milagres está a 242 km de Salvador, é conhecida pelo potencial de turismo religioso. Tradicionalmente no período de fevereiro a abril, costuma receber romeiros que rendem homenagens a São Cristóvão, cuja Capela foi construída sobre uma rocha, ao lado da Rodovia BR-116.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres possui estrutura para acomodar romeiros e, no período festivo, os mesmos realizam procissões e pagam suas promessas.
Em 1998 foi realizado o Projeto Ex-votos da Bahia e durante a incursão à cidade, não houve documentação porque a igrejas e a capela estavam fechadas, porém, algumas visitas aconteceram após essa data. Uma delas foi em 2011, a outra visita foi no dia 29 de novembro de 2014, registrada fotograficamente por membros do grupo: Ariadiny Araújo, Marise Portela, Genivalda Cândido e o Prof. José Cláudio de Oliveira. Segue abaixo alguns dos registros fotográficos realizados na última incursão à Cidade de Milagres-BA.

Por Ariadiny Araújo:

SAM_0109

Vista ampla da paisagem da Cidade de Milagres, na Bahia, registrada na frente da Capela de São Cristóvão.

SAM_0114

Altar Mor da Capela de São Cristóvão. Atualmente a Capela encontra-se em reforma.

SAM_0116

Fachada da Capela de São Cristóvão, em Milagres, na Bahia.

SAM_0117

Expressiva escultura de São Cristóvão, em cimento, localizada na frente da Capela na Cidade de Milagres.

SAM_0131

Imagem escultórica de Nossa Senhora do Rosário. Objeto em gesso pintado, segue padrões do estilo barroco.

SAM_0132

Imagem escultórica de Cristo em gesso e pintada.

SAM_0136

Imagem escultórica de Santa Terezinha das Rosas, segurando rosas e um crucifixo, ao lado de uma vela de 7 dias. Objeto em gesso pitado.

SAM_0138

Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Local de peregrinação de muitos fiéis de todo Brasil.

SAM_0140

Interior da Sala de Promessas, onde os fiéis deixam os ex-votos na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

SAM_0149

Diversos objetos votivos e ex-votivos em diversas categorias, no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

SAM_0150

Objetos ex-votivos pendurados em uma das paredes da Sala de Promessas, dentre eles: rosários coloridos, vestimentas brancas, objetos em madeira representando partes do corpo humano, tais como pernas e pés e bonecos de madeira.

SAM_0159

Imagem de carta ex-votiva direcionada à Virgem Mãe dos Milagres.

SAM_0160

Livro de escola primária, da disciplina de matemática, deixado no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

SAM_0161

Caderno encontrado no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres com o nome “Maria Vitória de Jesus Damasceno” escrito várias vezes.

SAM_0164

Fotografias coladas em uma das paredes da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Dentre as fotografias pode ser observada a imagem de um homem morto com flores vermelhas e cor de rosa ao seu redor.

SAM_0178

Milagritos presos à fita branca de Nosso Senhor do Bomfim, ao lado de rosários de diversas cores e modelos.

SAM_0210

Objeto ex-votivo bidimensional, retratando São Cosme e Damião, com uma cartela de remédios – comprimidos – no canto superior direito e ao lado de outras fotografias deixadas pelos fiéis.

SAM_0214

Parede com grande quantidade de fotografias 3×4, deixadas por fiéis como ato votivo e/ou ex-votivo.

SAM_0220

Diversos rosários em diversas cores pendurados ao lado de um boneco de madeira.

SAM_0226

Mensagem deixada no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, em nome da falecida Helena Sacramento dos Santos – Lena Rezadeira.

SAM_0233

Bilhete votivo.

SAM_0238

Ex-voto orgânico – cabelo humano amarrado com fita branca sobre caderno.

SAM_0243

Cartas ex-votivas deixadas nas paredes da Sala de Promessas.

SAM_0247

Carta votiva escrita por uma criança, solicitando a Jesus que o bebê de uma tia venha ao mundo. Abaixo do pedido foi feito um desenho, com caneta verde, de uma mulher grávida.

SAM_0252

Carta votiva digitada em computador e impressa com imagem ilustrativa colorida de uma casa, a qual, o responsável pelo voto pede ao Senhor Bom Jesus da Lapa, forças para construir a sua casa.

SAM_0254

Diversos objetos ex-votivos e, no detalhe, pode ser observado um milagrito dourado, representando um menino e preso por uma fita branca.

SAM_0258

Bilhete ex-votivo.

SAM_0267

Carta votiva assinada por Marinaldo, solicitando proteção e a presença de uma pessoa amada para viver ao seu lado.

Por Genivalda Cândido:

SAM_0968

Diversos objetos ex-votivos em diversas categorias, pendurados em uma das paredes da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

SAM_0975

Boneca no estilo Barbie, trajada com vestido branco, ao lado de cruz de madeira ao lado direito e Bíblia ao lado esquerdo, com fotografias ao fundo.

SAM_0977

Objetos ex-votivos deixados no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres – uma pequena capela de madeira, encontra-se com a porta aberta e possui uma cruz em sua parte superior. Ao lado da cruz foi deixada uma vestimenta branca junto a um vaso de cerâmica com um cordão preto também com cruz em madeira. Ao fundo, diversas fotografias coladas na parede.

SAM_0979

Nessa imagem pode ser observada uma grande diversidade de objetos ex-votivos da Sala de Promessas – imagens escultóricas, cartas, fotografias, imagens bidimensionais, fitas.

SAM_0989

Objetos ex-votivos – aparelhos ortopédicos e par de sapatos especiais.

SAM_0990

Diversas fotografias, algumas no formato 3×4 retratam pessoas de diversas idades, porém, ao centro, observamos fotografias de bebês. Revelam o testemunho de um pedido.

SAM_1012

Placa da Sala de Promessas, em papel e colada em uma das prateleiras onde são deixados alguns dos ex-votos.

SAM_1013

Diversas imagens escultóricas em gesso e pintadas, representando Santos. Atrás aparecem diversas fotografias.

SAM_1043

Indumentária feminina íntima, mais precisamente um sutiã, na cor rosa e ao lado de outras peças de roupa.

SAM_1044

Objeto ex-votivo em cera, no formato de pé infantil e na cor rosa, amarrado com uma fita branca.

SAM_1046

Milagritos amarrados com fitas. Dentre eles observamos um par de seis, figuras de crianças, uma chave e um coração de metal com a inscrição “Leninha”.

SAM_1058

Ex-votos de indumentárias: diversas peças de roupa – adulto e infantil – em diversas cores e tecidos, penduradas na Sala de Promessas.

SAM_1068

Ex-voto orgânico – duas tranças de cabelo humano.

SAM_1085

Carta ex-votiva escrita por uma mulher para Nossa Senhora dos Milagres, solicitando que o marido abandone o vício das drogas.

SAM_1086

Duas sacolas plásticas contendo diversos fracos de remédios.

SAM_1087

Imagem escultórica de Yemanjá – Rainha das Águas Salgados no sincretismo religioso.

SAM_1100

Objeto ex-votivo escultórico, em madeira, pintado de branco e representando uma figa – sinal feito com os dedos da mão, que supostamente afasta doenças, perigos e coisas ruins em geral.

SAM_1102

Objetos ex-votivos escultóricos em madeira, representando pernas humanas.

SAM_1104

Um par de sapatos pretos masculinos em frente à fotografias coladas na parede.

SAM_1105

Placa de papel, fixada em uma prateleira de objetos ex-votivos, na Sala de Promessas.

SAM_1122

Uma coroa de plástico e strass.

SAM_1125

Diversos objetos ex-votivos, dentre eles, uma imagem escultórica de Nossa Senhora Aparecida ao lado de uma cruz cor de rosa, na qual pode ser observado que foi retirada a imagem de Cristo. Atrás, encontram-se várias fotografias deixadas.

SAM_1155

Carta ex-votiva em agradecimento à Deus e à Nossa Senhora dos Milagres, pela graça alcançada relacionada aos estudos e pesquisas. A carta foi datada em 29 de novembro de 2014.

SAM_1131

Diversos objetos ex-votivos pendurados na parede da Sala de Promessas. Os quais podem ser observados: uma par de sapatos feminino e infantil na cor rosa, registros fotográficos antigos, mantidos em monóculos coloridos e, objetos em madeira, representando partes do corpo humano.

SAM_1132

Milagrito dourado em latão, no formato de mão, ao lado de fios de cabelo humano e fitas coloridas.

SAM_1135

Pequena imagem de Nossa Senhora em gesso e pintada, colocada em uma caixa de vidro e espelho. À frente da imagem foi deixada uma aliança.

SAM_1153

Prof. José Cláudio pesquisando a diversidade dos materiais, na Sala de Promessas, para o grupo de pesquisa.

Por José Cláudio:

DSC03183

Objeto ex-votivo em madeira pintada na cor de pele, representando seios, ao lado de peças de vestuário infantil.

DSC03185

Objeto ex-votivo orgânico – cabaça deixada no interior da Capela.

DSC03190

Imagem com fotografias coloridas de mulher e homem montandos a cavalo com paisagem rural ao fundo.

DSC03191

Nessa imagem observamos uma sequência de três fotografias de uma mulher grávida, vestindo um biquini e expondo sua barriga ao lado de um menino.

DSC03192

Fotografia de uma criança morta em um caixão azul, rodeada por flores brancas. Ao lado dessa triste imagem deixada na Sala de Promessas, encontram-se outras, incluindo fotografias 3×4.

DSC03195

Fotografia com montagem digital de menino de aproximadamente 1 ano, ao lado de famoso personagem de desenho infantil – Pumba do desenho “O Rei Leão”, da Disney.

DSC03196

Cópia de diploma ao lado de fotografias.

DSC03208

Carta ex-votiva escrita por uma criança, com um desenho representando um rosto triste, fazendo o seguinte pedido: “Deus, eu  sou um menino muito triste, que só vive aflito. Queria te pedir que todos os meus pensamentos ruins se retirassem de mim. Amém”.

DSC03216

Objetos ex-votivos em madeira, pendurados na Sala de Promessas.

DSC03218

Diversas imagens tanto bidimensionais quanto tridimensionais deixadas no chão da Sala de Promessas.

DSC03220

Imagem escultórica de Santo com diversas fitas de Nosso Senhor do Bomfim, envolvendo o pescoço da figura.

DSC03221

Objetos ex-votivos que representam cabeças, em madeira e parafina.

DSC03226

Carta ex-votiva: “Para minha Mãe Nossa Senhora das Candeias. Graça seja dada em nome de Jesus. Amém.”

DSC03240

Objetos ex-votivos da Sala de Promessas.

DSC03242

Imagem da fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

DSC03243

Vista da paisagem pela frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

DSC03247

Carta ex-votiva.

DSC03253

Diversos objetos escultóricos ex-votivos, dentre eles, há a repetição das imagens de São Cosme e Damião.

DSC03254

Caixa de papelão contendo objetos ex-votivos dentro de sacolas plásticas e mais fotografias.

Por Marise Portela:

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Vista por trás de escultura de São Cristóvão em frente a sua Capela na Cidade de Milagres, na Bahia.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Capela de São Cristóvão.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Escultura de São Cristóvão.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Mensagem da data da festa de São Cristóvão, deixada na pedra.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Placa de metal com anúncio do dia da festa de São Cristóvão – dia 25 de julho.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Altar da Capela de São Cristóvão.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Placa em acrílica contendo mensagem bíblica, colocada logo na entrada da Capela de São Cristóvão.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Sala de Orações na Igreja de Nossa Senhora dos Milagres.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Parede com diversas fotografias na Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Diversos objetos ex-votivos, dentre eles: fotografias, objetos escultóricos de santidades, frascos de remédios, um pé de chinelo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fotografias coladas na parede da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Uma boneca de plástico com cabelos de fios de nylon preto, próxima a cartas ex-votivas.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Milagritos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Objeto ex-votivo representando uma cabeça infantil feita em parafina e com escritos em papel colado na parte superior frontal.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Objetos ex-votivos pendurados na Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. Nessa imagem observamos ex-votos na categoria de vestimentas, ex-votos representando partes do corpo humano a partir de peças em madeira e outros.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Carta ex-votiva.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Imagem escultórica de São Cosme e Damião, ao lado de caixas de remédio e fotos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Carta ex-votiva.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Carta ex-votiva.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Carteira deixado na Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Diversos objetos ex-votivos, tais como orgânicos representados pelos cabelos humanos, dinheiro e imagens de santos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Bilhete votivo, provavelmente escrito por uma mulher, solicitando que um homem deixe os vícios da cachaça e do ciúme.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Bilhete ex-votiva.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Duas carteiras deixadas no interior da Sala de Promessas da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Carta ex-votiva.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Carta ex-votiva.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Cartas votivas e ex-votivas escritas por crianças revelam fé, espontaneidade e sinceridade em seus pedidos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Grande quantidade e diversidade de objetos ex-votivos deixados sobre a prateleira da Sala de Promessas.

Sobre projetoexvotosdobrasil

Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.