XXXIV INTERCOM

   Com o título “Por uma perspectiva da folkcomunicação a partir das análises semiológicas sobre os ex-votos do Brasil”, o Coordenador do NPE, José Cláudio Alves de Oliveira, apresentou o artigo em comunicação oral.
Resumo:
O objetivo deste artigo é expor questões referentes aos ex-votos das “salas de milagres” dos santuários do Brasil, mostrando a questão da semiologia, que envolve os tipos de ex-votos e as linguagens que os cercam, tornando-os importantes elementos para a expressão individual e coletiva, os discursos diversificados, a religião, a história social e da arte e, consequentemente, a folkcomunicação, formas significativas para o estudo das culturas regionais principalmente quando verificamos as diferenciações tipológicas dos objetos e a expressão natural do povo.
Ontem, em intervalo do Congresso, fomos ao Santuário de São Severino de Ramos, em Paudalho, Pernambuco, a 40 quilômetros de Recife.
Santuário pequeno, com duas salas de milagres, uma parcialmente fechada, outra, mais antiga, com ex-votos que vão de miomas in vitro a caixões funerários.
Imagens: Genivalda Cândido

Sobre projetoexvotosdobrasil

Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil.
Esse post foi publicado em Congressos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s