O PROJETO NO XII FOLKCOM

A Folkcomunicação é, segundo Luiz Beltrão, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, idéias e atitudes da massa, por intermédio de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore. Anualmente, pesquisadores e estudiosos da folkcomunicação reúnem-se para trocar experiências e apresentar estudos, pesquisas e ações que trabalham as expressões da cultura popular que operam como formas e relações de comunicação. Em 2009, a XII Conferência Brasileira de Folkcomunicação tem como tema a Cultura Caipira e acontece em Taubaté, interior do estado de São Paulo entre os dias 12 e 15 de agosto. A realização do encontro é fruto de uma parceria entre o SESC, o Departamento de Comunicação da Universidade de Taubaté – UNITAU, a Cátedra Unesco e a Rede Folkcom de Pesquisadores.

(In: http://www.csonlineunitau.com.br/folkcom2009/index.php)O Projeto ex-votos do Brasil estará divulgando artigo nos anais da Conferência, com o seguinte tema:

EX-VOTO: MEDIA E DOCUMENTO, OBJETO POPULAR E RIQUEZA MUSEAL

O tema é fruto de pesquisa iniciada há dezenove anos, quando de uma incursão sobre os Ex-votos do Santuário do Bomfim de Salvador, na Bahia, seguiu-se um caminho com a ousadia de estudar os Ex-votos de Bom Jesus da Lapa, também na Bahia, e, a partir de 1997 iniciou o Projeto Ex-votos da Bahia, culminando com um rico banco de dados iconográficos sobre os santuários e salas de milagres do Estado. O projeto foi findado em 2002, retornando em 2006, com os auxílios do CNPq, FAPESB, PIBIC-UFBA e SISPER-FAPEX-UFBA, com o Projeto Ex-votos do Brasil, ainda em curso, que objetiva analisar os santuários, as salas de milagres e os museus que possuem acervos com ex-votos no Brasil. Com todo esse percurso é que se percebe as diversidades tipológicas dos ex-votos. Como também a possibilidade de dialogar com diversas disciplinas e ciências, todas visíveis quando se fala dos ex-votos, cujo vetor principal neste artigo é a folkcomunicação, que demonstra ser o ex-voto uma potencial media que leva ao público histórias particulares e coletivas.

Palavras-chave: Ex-votos, objeto, media, folkcomunicação

Sobre projetoexvotosdobrasil

Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil.
Esse post foi publicado em Congressos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O PROJETO NO XII FOLKCOM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s