EX-VOTOS DO BRASIL NO III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE RELIGIOSIDADES

No dia 22 de abril o Projeto estará presente no III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridaçõe, em Campo Grande, MS, Brasil, com a comunicação e artigo “A devoção popular e a riqueza ex-votiva nas salas de milagres dos santuários brasileiros”, de José Cláudio Alves de Oliveira.

O III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações será realizado em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), entre os dias 21 e 24 de abril de 2009, no Teatro Glauce Rocha (Cidade Universitária/UFMS) e no Centro Universitário Anhaguera de Campo Grande – UNAES. Esperamos que este Simpósio possa ser, como desejamos, um espaço de avanço dos nossos esforços de pesquisa nas academias do Brasil e do exterior.

O Simpósio vem responder ao crescente interesse pelos estudos relacionados às religiosidades, aos diálogos culturais, às hibridações, que têm contado com um significativo aumento das produções humanísticas voltadas a essas temáticas. Com os temas propostos, objetiva-se analisar as práticas e os diferentes diálogos culturais construídas pelas mais diversas representações. Nesse sentido, a proposta contempla questões teóricas e metodológicas importantes para o avanço dos estudos interdisciplinares.

A produção acadêmica enfrenta, nos últimos anos, o desafio de analisar as permanências, as modificações e as novas representações no cenário social. Somos interlocutores de um duplo movimento, aparentemente contraditório: de um lado vemos o encurtamento dos espaços, a aceleração da história e a crescente individualização das histórias coletivas; por outro, o crescimento de manifestações culturais e étnicas que continuam construindo e reconstruindo o imaginário social. As hibridações são resultados de diálogos culturais plenos de tensões e de conflitos, resultados das multiplicidades de pertenças. Diante dessas realidades, os principais temas trabalhados no III Simpósio serão: violência, confrontos étnicos, disputas de campos simbólicos, diásporas, globalização e multiplicidades identitárias. Esses processos são os resultados de temporalidades mescladas e superpostas e das situações coloniais e pós-coloniais.

In: http://www.simposioreligioes.ufms.br/main.php?lang=br


Sobre projetoexvotosdobrasil

Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil.
Esse post foi publicado em Congressos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s