OLHARES SOBRE OS EX-VOTOS.

Hoje, 23 de maio de 2013, o Coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos mais três bolsistas da iniciação científica visitaram a sala de milagres do santuário de São Lázaro, em Salvador, Brasil. Nela, o objetivo foi de que cada um tivesse o seu olhar para os ex-votos mais expressivos ou mais comunicacionais. Logo abaixo, fotos registradas por cada um.

Perna esquerda com agradecimento a São Lazáro por graça alcançada. “Ofereço a São Lazáro pela  graça alcançada a cura e a saúde de minha perna e do meu pé” Solange.

Imagens fotográficas de tamanhos variados.

 

Ex-voto em parafina, tipologia parte corpo humano, perna direita com pé. Manchas de tonalidade vermelha, representando o mal curado.

Santuário de São Lazáro e São Roque – Sincretismo e a fé estão presentes no local.

Carta de pedido a São Lazáro, escrita pela fiel ” Ada Ramada D. Alcantara, em favor da  cura da filha após passar por uma cirurgia do coração, e ainda se encontrar em estado de saúde frágil”. Datada de 20.08.2012

Pareda da sala de milagres do Santuário. Aonde foi possível observar variadas tipologias ex-votivas.

Objeto ex-votivo em formato de órgão masculino, não muito observado em salas de milagres, em São Lazáro e foi possível essa liberdade de expessão e agradecimento.

Ex-voto de parafina, marcado por manchas vermelhas – possibilidade do mal acometido ao fiel.

Ex-votos em parafina, representado pelo membro humano, cabeça com fita de São Lazáro em volta a cabeça.

Sobre Projeto Ex-votos

Coordenador do Projeto Ex-votos
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.