Comunidade acadêmica internacional enaltece a contribuição de Marques de Melo

Na noite do dia 8 de outubro, no campus asturiano de Oviedo, Espanha, o Professor José Marques de Melo recebe do Reitor daquela Universidade o Prêmio Iberoamericano de Teoria da Comunicação, outorgado pelo consórcio internacional composto pela Asociación Iberoamericana de Comunicación, jornal El Universal do México e Universidade de Oviedo. Trata-se do primeiro pesquisador a merecer essa distinção, uma vez que em suas edições anteriores o Prêmio Iberoamericano foi concedido exclusivamente a profissionais e empresários.
A edição 2010 contempla 5 personalidades do mundo ibero-americano: o jornalista mexicano Jacobo Zabludowsvy, o músico panamenho Danilo Pérez, o lingüista espanhol Victor Garcia de la Concha, presidente da Real Academia Espanhola e o empresário asturiano Graciano Garcia, fundador e presidente emérito da Fundação Príncipe de Astúrias, além do cientista brasileiro José Marques de Melo.
Autor de vasta obra teórica e empírica em língua portuguesa, bem como de artigos em inglês e espanhol publicados em antologias e revistas científicas internacionais, o professor Marques de Melo reuniu suas principais contribuições à teoria da comunicação no livro Entre el saber y el poder –pensamiento comunicacional latinoamericano, publicado pela UNESCO no México, imediatamente reeditado na Espanha pela editora Comunicación Social de Sevilha, com o apoio do Ministério da Cultura. Sua bio-bibliografia tem sido difundida mundialmente através da enciclopédia digital Infoamérica – http://www.infoamérica.org – publicada pela Universidade de Málaga.
O reconhecimento internacional do trabalho acadêmico do professor Marques de Melo tornou-se mais evidente desde a conquista do Wayne Danielson Award for Distinguished Communication Scholarship – Universidade do Texas (1997) até a outorga do prêmio Comunicador de la Paz pelas Organizações Católicas Internacionais de Comunicação (2009), bem como pelos convites atuar como Senior Lecturer ou Visiting Professor em universidades da Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Escócia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Irlanda, Portugal e de quase toda a América Latina.
Em 2010, o fundador da INTERCOM foi homenageado em Braga, Portugal, atuando como conferencista da plenária sobre lusofonia, durante o congresso bienal da International Association for Media and Communication Research – IAMCR; em Bogotá, Colombia, sendo alvo de um painel sobre sua vida e obra, durante o congresso bienal da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación – ALAIC; e em Caxias do Sul, Brasil, com a publicação do livro trilíngue (inglês, espanhol e português) – José Marques de Melo, utopia builder, durante o congresso anual da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, bem como de sua história de vida, escrita por Sergio Matos – O guerreiro midiático (Vozes). No prefácio da Obra “Construtor de Utopias”, o atual Presidente da INTERCOM, Antonio Hohlfeldt, enalteceu a sua contribuição ao campo comunicacional.
A INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisci­plinares de Comunicação, tem uma história de que todo e qualquer pesquisador brasileiro pode e deve se orgulhar. Não só pela longevi­dade, mas pela intransigente defesa da autonomia e da liberdade de pensamento de cada um e de todos os seus integrantes, a partir de cada membro de sua diretoria até o mais simples e distante afiliado e pesquisador. Por trás de todo este acervo e herança, está uma figura de líder, de uma espécie de profeta do campo da Comunicação Social: ele se chama José Marques de Melo.”
Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Marques de Melo vem desempenhando nos últimos anos a função de Diretor-Titular da Cátedra UNESCO de Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo. Preside atualmente a federação brasileira e a confederação ibero-americana das sociedades científicas e associações acadêmicas de comunicação – SOCICOM e CONFIBERCOM.

Sobre projetoexvotosdobrasil

Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s