SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU: PEREGRINAÇÕES DA FÉ DE BELO HORIZONTE AO RIO DE JANEIRO

Por Silvia SantanaUm dos mais festejados intercessores católicos na cultura popular, São Judas Tadeu, santo das causas desesperadas e impossíveis, têm nos Santuários brasileiros, em especial dos bairros da Graça em Belo Horizonte e o Cosme Velho no Rio de Janeiro, importância pela consagração votiva para propagação da fé. A construção dos templos com a participação comunitária dos fiéis é um dos exemplos mais significativos da difusão missionária.

O 28 de Outubro é uma data marcante para os devotos do santo nascido na Palestina. Relata-se que neste período foi o momento de maior fervor do evangelizador aos dogmas de Cristo. Transformado em mártir pela igreja católica romana a partir da biografia de Santa Gertrudes, tem surgimento a devoção ao missionário na França e Alemanha no final do século XVIII.
No Brasil, o início do século XX é marcado pela expansão das procissões e segue-se com o soerguimento das edificações. A capela erguida pelos Vicentinos em 1954 faz de Belo Horizonte um centro de peregrinações, posteriormente ampliada com a construção das Capelas do Santíssimo Sacramento e a Penitencial, a Sala de Milagres e o Centro de Apoio São Judas Tadeu.
No Rio de Janeiro o antigo bairro das “Águas Férreas”, famoso pela significativa história local, tem destaque o templo construído em 1938 no Cosme Velho, com seu amplo adro e a gruta nos fundos da igreja, ponto de depósito de ex-votos, como locais de intenso movimento. Padronizadas pela caracterização arquitetônica das cúpulas e a decoração em vitrais do santuário, tem como aspecto revelador o tributo devocional dos peregrinos para a manutenção das práticas religiosas. Existem relatos que as relíquias, restos mortais do santo, encontram-se na Basílica de São Pedro em Roma. Narra-se que alguns dos relicários estão distribuídos nos locais de devoção ao evangelizador.
Assim a participação popular nos centros de religiosidade brasileira através das procissões é mais uma evidência da disseminação dos preceitos da fé e projeção dos Santuários de São Judas Tadeu.

Sobre projetoexvotosdobrasil

Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil.
Esse post foi publicado em Santuários SE. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s