BOM JESUS DE MATOSINHOS EM MINAS GERAIS: ARTE E DEVOÇÃO

Por Silvia Santana

Apesar das histórias sobre os santos milagreiros em várias localidades, é inquestionável a devoção ao Bom Jesus de Matosinhos em Minas Gerais. Beleza exuberante e de referência do estilo barroco colonial mineiro, o santuário destaca-se pela riqueza artística localizado na colina do Maranhão em Congonhas. Construção erguida no final do século XVIII e inicio do século XIX traz a colaboração de vários artesãos na decoração do templo.
Segundo lenda, a imagem mais antiga do Senhor Bom Jesus remonta da cidade de Matosinhos em Portugal, no século XIII. Conta-se que a primeira estátua esculpida por Nicodemos, testemunha da vida de Cristo, na Palestina, atravessou o Mediterrâneo e foi encontrada na praia da Espinheira por portugueses. Narra-se que a imagem estava sem um dos braços e anos depois foi encontrada por uma criança que obteve um milagre no momento ocorrido.
No Brasil, a devoção ao santo milagreiro acontece no século XVIII, quando o minerador português Feliciano Mendes acometido de grave doença roga ao Bom Jesus para estabelecer a saúde. Com a graça alcançada em cumprimento e devoção ao santo manda erguer um templo em sua homenagem. Tem destaque o adro da basílica com a reprodução dos doze profetas esculpidos por Aleijadinho, o seu atelier, os Passos da Paixão e a decoração interior do santuário. Compõem também o acervo arquitetônico a Capela do Sagrado Coração de Jesus Cristo aonde são encontrados os ex-votos na Sala dos Milagres e as edificações coloniais no decorrer do percurso ao templo. O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é um dos mais belos patrimônios artísticos da Arte Sacra Cristã brasileira. Objetos religiosos esculpidos em pedra-sabão, cedro, dentre outros, atravessam os aspectos singulares da arte e perpetuam as tradições populares de dedicação ao santo milagreiro. História, lenda e arte misturam-se as peculiaridades da devoção ao Bom Jesus de Matosinhos. Ao chegar a Praça da Basílica em Congonhas, peregrinos, pesquisadores e curiosos contemplam ambiente pleno de religiosidade e produção artística do Brasil.

Sobre Projeto Ex-votos

Coordenador do Projeto Ex-votos
Esta entrada foi publicada em Santuários SE. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para BOM JESUS DE MATOSINHOS EM MINAS GERAIS: ARTE E DEVOÇÃO

  1. Denise Pires disse:

    Fiquei muito feliz em receber a indicação do Blog de Ex-Votos, vinda do Prof Claúdio. Ainda não o li completamentamente, mas gostei bastante. Creio que mais fotografais, fotografias em todos as postagens, seriam importantes.Parabéns. Abraços.Denise

Deixe uma resposta