Olhares na Igreja de São Lázaro em Salvador-BA

Atualização do acervo do Projeto Ex-votos do Brasil no dia 26 de setembro de 2014, às 09h, na Igreja de São Lázaro em Salvador-BA. Essa Igreja foi construída no século XVIII e seu estilo arquitetônico assemelha-se a de uma capela rural que se integra à paisagem de maneira pitoresca e harmoniosa.

A visita técnica serviu para analisar, registrar fotograficamente, discutir e estudar os ex-votos da Sala de Milagres da Igreja de São Lázaro na data supracitada.

Contando com a presença do Professor Cláudio, dos bolsistas João, Marcele e Marise e do apoio técnico de Danielly, foi dedicada uma manhã inteira no mencionado trabalho que coletou material que subsidiará futuros textos e artigos produzidos pelo NPE. Abaixo apresentamos algumas imagens registradas segundo os diversos olhares dos presentes:

Olhar de João Barreto:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um misto de cores em velas, fitas e demais produtos à venda para fiéis e pagadores de promessas, em frente a Igreja de São Lázaro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Lembranças do Sr. do Bomfim em fitas coloridas que balançam com o toque suave da brisa do mar, em frente a Igreja de São Lázaro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Altar Mor da Igreja de São Lázaro, composto por imagens escultóricas e pictóricas de símbolos e santos. A imagem central refere-se a São Lázaro – Santo protetor dos males.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Escultura do Altar Mor da Igreja de São Lázaro, retratando Cristo crucificado sob as seguintes inscrições: INRI: “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” – Jesus Nazareno Rei dos Judeus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pequeno altar da Sala de Milagres na Igreja de São Lázaro com os ex-votos espalhados por todo o local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Imagem de Nossa Senhora Aparecida com cartas votivas e ex-votivas e demais objetos deixados sobre o altar de São Lázaro, na Sala de Milagres.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pesquisadora do GREC fazendo anotações acerca do conteúdo ex-votivo da Sala de Milagres da Igreja de São Lázaro.

Olhar de Marcele Nascimento e Marise Portela:

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Porta de entrada para a Sala de Milagres na Igreja de São Lázaro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Parede com diversos objetos ex-votivos em parafina, representando partes do corpo humano.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Objeto ex-votivo em parafina no formato de um pé, ao lado de carta de agradecimento à São Lázaro pelo milagre realizado.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Objeto ex-votivo de indumentária – chapéu feminino – pendurado ao lado de outros objetos em parafina na parede da Sala de Milagres da Igreja de São Lázaro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Objeto ex-votivo em parafina no formato de uma chave, pendurado junto a outros objetos na parede da Sala de Milagres na Igreja de São Lázaro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Carta ex-votiva escrita para São Lázaro e deixada no altar da Sala de Milagres.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Aparelho ortopédico deixado na Sala de Milagres em agradecimento por um milagre alcançado. Nele podemos ler as seguintes inscrições: “Por uma graça” e na parte inferior a assinatura de Francisco colocada duas vezes.

Olhar de Danielly Sandy:

IMG_0033

Fachada da Igreja de São Lázaro em Salvador-BA.

IMG_0103

Imagem escultórica de São Lázaro no pequeno altar da Sala de Milagres.

IMG_0128

Imagem em perspectiva de parede da Sala de Milagres da Igreja de São Lázaro com objetos ex-votivos em parafina, representando partes do corpo humano.

IMG_0082

Painel pitoresco presente na Sala de Milagres, contendo diversas imagens e fotografias deixadas.

IMG_0067

Objeto ex-votivo musical deixado sobre o altar da Sala de Milagres, trata-se de um CD intitulado “Koisa Nova”.

IMG_0126

Objeto ex-votivo produzido em parafina, pendurado na parede da Sala de Milagres da Igreja de São Lázaro, representando a forma do órgão sexual feminino.

IMG_0141

Objeto ex-votivo em louça, representando uma figura feminina em gestação.

Sobre Projeto Ex-votos

Coordenador do Projeto Ex-votos
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.