Início

picsart-10-19-11-39-30_2-1O Projeto Ex-votos tem origem numa pesquisa, iniciada em 1990, que procurou analisar os ex-votos da Sala de Milagres da Igreja do Bomfim, em Salvador. Seguiu, ao nível de mestrado, com o estudo dos ex-votos no santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. E completou, apoiado pelo Departamento de Museologia e PIBIC/UFBA, com o estudo dos ex-votos de nove santuários católicos da Bahia. Além de ter criado o BDI (banco de dados iconográficos) e textos sobre as romarias, histórias locais e os ex-votos, concretizou o Projeto Ex-votos da Bahia, findado em 1999.

Com título e temática voltados para os Ex-votos do Brasil, foi aprovado em maio de 2006 pelo CNPq, proporcionando apoio do material permanente e da pesquisa de campo nas salas de milagres dos santuários do Brasil. O Projeto obteve bolsistas do PIBIC, Sistema Permanecer, FAPESB e CNPq-AT NM, NS e IC. Em 2009, passou à “etapa museus”, aprovado pelos editais CISO, UNIVERSAL e PQ-2, do CNPq, quando, além da análise dos ex-votos em salas de milagres, objetivou estudar os ex-votos musealizados, passando, então, para a etapa “Museus”, que perdurou até junho de 2011.

Embora tenha finalizada denominação Ex-votos do Brasil, a pesquisa, sistematicamente findada, ganhou fase internacional, com os Ex-votos das Américas (2011-2014) e Ex-votos do México (2013-2017). E desde 2019, vem desenvolvendo a Etapa América do Sul, com propostas de investigação na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, com objetivos nos campos da documentação, informação, comunicação e memória social. O projeto está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, onde o coordenador do Projeto Ex-voto cumpre doutoramento; e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq -, com a mesma temática, onde o Coordenador conquistou auxílio (Edital Universal 2021) e bolsa pesquisador 2 (Edital PQ 2020).

Dr. José Cláudio Alves de Oliveira – Coordenador do Projeto. Coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos – NPE. Professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pesquisador PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Locais incursionados:

EX-VOTOS DA BAHIA – 1990-1998
1.
Bom Jesus da Lapa
Sala de milagres
2.
Ituaçu
Id
3.
Candeias
Ib
4.
Ajuda
Ib
5.
Monte  Santo
Sala de milagres
6.
Rio de Contas
Igreja
7.
São Lázaro
Sala de milagres
8.
Senhor do Bomfim
Id
Museu
9.
Milagres
Ib
EX-VOTOS DO BRASIL (com etapa Museus) – 2006-2011
10.
Aparecida
Sala de milagres
Museu
11.
Antonio Prado
Id
12.
Bom Jesus do Matosinhos
Ib
13.
Canindé
Ib
Museu
14.
Divino Pai Eterno (GO)
Ib
15.
Nossa Senhora da Saúde de Mucuripe
Igreja
16.
Juazeiro do Norte
Id.
Museu
17.
Cirio de Nazaré
Ib
Id
18.
Ibiaçá
Ib
19.
Iguape
Ib
20.
Gruta da Lapinha (Itaberaba)
Ib
21.
Maria Milza
Ib
22.
Museu da Cidade
Museu
23.
Museu Câmara Cascudo (RGN)
Id
24.
Museu do Homem (PE)
Id
25.
Nossa Senhora das Graças (Caxias)
Ib
26.
Nova Trento
Ib
Memorial
27.
N. Sra. Bom Socorro
Ib
28.
N. Sra. do Carmo (SE)
Ib
29.
Carmo, Cachoreira
Ib
Museus
30.
N. Sra. da Luz dos Pinhais (PR)
Igreja
31.
N. Sra. do Caravaggio
Ib
32.
Penha (RJ)
Museu
Igreja
33.
Penha (PB)
Sala de milagres
34.
Penha (ES)
Id
Museus
35.
Presidente Jânio Quadros
igreja
36.
Santo antônio da Barra
Ib
37.
São Judas Tadeu (MG)
Ib
38.
São Judas Tadeu (RJ)
Ib
39.
Sr. Bom Jesus dos Perdões e Gruta N. Sr. De Lourdes (PR)
Ib (gruta)
40.
Vacaria (RGS)
Oratórios

__________________________________________________________

NPE — Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos

Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos (NPE) advém do Projeto Ex-votos do Brasil, com o objetivo de manter uma base de estudos dos temas que norteiam a folkcomunicação, a religiosidade popular, a documentação museológica nas salas de milagres e museus, a memória social, a teoria da comunicação e da informação, com grupos diversos de pesquisa.

O Núcleo de Pesquisa tem o intuito de descentralizar as atividades de pesquisa e de desenvolver estudos nas áreas correlatas das ciências sociais aplicadas ao seu objeto de estudos e temas interdisciplinares. A sua missão principal reside em contribuir para o avanço das ciências através de pesquisas básicas e aplicadas, visando o apoio a grupos de investigadores, bolsistas de iniciação científica e articulação com projetos da graduação e pós-graduação, em caráter multidisciplinar.

O Núcleo está instalado no prédio da Biblioteca Isaias Alves, na FFCH-UFBA, onde objetiva estudos com grupos de pesquisa, extensão universitária disponibilizando o seu rico acervo digital e em papel para toda a comunidade da Universidade, e mantém as produções do Projeto Ex-votos do Brasil.

O Núcleo participa de um Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq. O GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus.

O GREC busca estudar a memória social em dimensão mundial, através do ciberespaço e com o advento das mídias locativas. Atualmente vem estudando a democratização dos acervos dos museus e de outras fontes do patrimônio cultural, verificando a possibilidade de integração entre os sistemas ciber e presencial. Volta-se também para o apoio nas pesquisas do campo da folkcomunicação, diante das análises das salas de milagres dos santuários católicos brasileiros, no Projeto Ex-votos do Brasil. E nesse caminho dados serão divulgados e compartilhados nos portais e sites de relacionamentos do Projeto e do NPE, deixando todo o conteúdo para apoiar professores, pesquisadores e estudantes das áreas da arte sacra, folkcomunicação e, especificamente, sobre os ex-votos. Com todo o apoio que o Projeto Ex-votos recebeu e vem recebendo do CNPq, a pesquisa proporcionou e vem proporcionando um potencial banco de dados, entre imagens e textos, principalmente a partir das análises iconográficas, já com resultados. Além da criação do cibermuseu no portal www.ufba.br, funcionando apenas no ciberespaço, o GREC objetiva mapear digitalmente todos os santuários católicos de peregrinação no Brasil, tendo como fonte principal as produções do Projeto Ex-votos do Brasil e com o já existente BDI do Projeto Ex-votos da Bahia (1990-1999). O GREC vem atualizando os debates no Programa de Pós-Graduação em Museologia, da UFBA, e está baseado no Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, em suas duas salas, na FFCH-UFBA.

A meta do NPE é desenvolver uma maior esfera de pesquisa na Universidade, bem como, propiciar base para a extensão, a pesquisa e criação de disciplinas acadêmicas na graduação e na pós-graduação, e manter permanentemente o diálogo com pesquisadores das áreas correlatas, mostrando visibilidade do seu principal tema: o ex-voto.

16 respostas para Início

  1. Oi, Tiago. Precisando de mais imagens, pode falar.

  2. Tiago disse:

    Bom dia, gostaria de entrar em contato com o Nucleo de Pesquisas. Gostaria de falar a respeito de uma pesquisa de imagens sobre ex-votos.

  3. Oi, Luciana. Desculpe a grande demora em responder. Pode escrever para o projetoexvotosdobrasil@gmail.com. Att. Equipe

  4. Luciana Viana Penido disse:

    Gostaria de receber fotos e vídeos a respeito do assunto para ser usado em trabalho acadêmico

  5. ANA PAULA disse:

    Gostei muito de conhecer esse lugar tão maravilhoso

  6. ANA PAULA disse:

    Boa tarde quero seguir sim

  7. Mirhta, muito obrigado pelos elogios ao nosso Projeto. Fazemos o possível para documentar pelo Brasil, e também pelas Américas Central e do Norte, os ex-votos, e da documentação, partirmos para o estudo analítico. Esperamos em breve chegarmos à análise na América do Sul, e estaremos, também, mapeando a rica cultural religiosa da Venezuela. Um grande Abraço. Equipe do Projeto Ex-votos do Brasil.

  8. Saludos compañeros y compañeras de este excelente proyecto. Les escribo desde Maracaibo, Estado Zulia, Venezuela. Trabajo en el Ministerio del Poder Popular para la Cultura, coordinando la Casa de la Diversidad Cultural del Zulia. Desde allí venimos realizando registros etnográficos para alimentar inventarios patrimoniales regionales. Actualmente nos encontramos desarrollando con una comunidad el proyecto de catalogación de las capas que son ofrecidas en pago de promesas a San Benito, santo de alta devoción en mi estado. Me topé con su trabajo y estoy impresionada por su excelente experiencia. Me gustaría saber si tienen información de alguna investigación sobre capas como exvotos, pues no he ubicado nada al respecto.
    Leer sus trabajos me ha ayudado mucho pues es primera vez que abordo este tema.
    Gracias y felicitaciones

  9. Mirhta Colina Cabrera disse:

    Saludos compañeros y compañeras de este interesantísimo proyecto. Trabajo en el Ministerio del Poder Popular para la Cultura de Venezuela, teniendo la responsabilidad de coordinar la Casa de la Diversidad Cultural del Estado Zulia. Desde este espacio hemos ido desarrollando distintos registros etnográficos que nos han permitido identificar y diagnosticar manifestaciones del Patrimonio Cultural Inmaterial del Estado. Actualmente desarrollamos con una comunidad el proyecto de Registro y Catalogación de las Capas ofrecidas como pago de promesas a San Benito, santo de amplia devoción en nuestro estado. De mucho me ha servido toparme con su maravilloso proyecto y me gustaría entrar en contacto con uds. pues el tema de los exvotos (y particularmente de las capas como exvotos) no ha sido prácticamente trabajado en mi país. Saludos y felicitaciones en este sostenido e importantísimo trabajo

  10. Wdson, nós agradecemos imensamente o seu comentário. Pessoas como você nos faz crescer. Um forte abraço. Equipe NPE/GREC.

  11. Wdson, muito obrigado pela força e elogios. Você nos faz crescer.
    Aos poucos estamos disponibilizando todo o acervo do projeto Ex-votos do Brasil.
    Para ter acesso completo, somente presencialmente no Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos.
    http://www.nucleodepesquisadosex-votos.org.
    Acreditamos que no próximo ano teremos todo o acervo do Brasil aqui, online.
    Forte abraço.
    NPE/PEXB

  12. Wdson disse:

    Muito bom os artigos disponíveis do prof. José Cláudio de Oliveira, os ex-votos são documentos interessantíssimos e reveladores da religiosidade popular. O projeto está de parabéns. Gostaria apenas de saber se o acervo organizado sobre os objetos votivos do Brasil está disponível e – caso esteja – como acessá-lo.

    Obrigado e – mais uma vez – parabenizo todos os envolvidos nesse magnífico e importante trabalho.

  13. De interesse:
    O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da Universidade Federal de Alagoas (Maceió-AL) possui no seu acervo aproximadamente duzentos ex-votos, a maior parte deles está exposta numa instalação na Sala Fé da exposição de longa duração.
    O Instituto Geográfico e Histórico de Alagoas – Ighal, em Maceió possui também ex-votos no seu acervo. Por coincidência, o principal doador foi o médico e folclorista Théo Brandão.

  14. Miriam, obrigado por visitar o nosso projeto e site. Sim, é bem estruturado e sistematizado o museu do Santuário de Aparecida. Foi idealizado pelo próprio Santuário, e conta com o rico acervo que você testemunhou. Felicidade, equipe do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos.

  15. Miriam Melo disse:

    Conheci o Museu de Aparecida do Norte e fiquei maravilhada. Exposição de forma a facilitar a apreciação e entendimento . Além da beleza das peças a forma da exposição trouxe mais beleza.
    Parabéns a que idealizou e realizou!

Deixe uma resposta