XIII Conferência Brasileira de Folkcomunicação

Democracia da informação. Uma perspectiva da folkcomunicação e da mídia clássica entre os museus dos ex-votos e salas de milagres. Esse foi o título da comunicação e artigo, do Projeto Ex-votos do Brasil, no Folkcom 2010, que está acontecendo em Itabuna e Ilhéus, Bahia, entre os dias 11 e 13 de novembro.
RESUMO: O artigo tematiza os ex-votos. Em seu conteúdo, além da contextualização que se faz sobre esse objeto de tradição cultural milenar, está o processo comunicacional que se dá em dois ambientes onde se pode fruir o ex-voto: os ambientes museísticos com acervos ex-votivos, articulados com a comunicação clássica, e daí a formalidade; por outro lado, as salas de milagres, onde a fruição acontece num processo mais livre, pois advém, e é dinamicizado, pelo povo, num processo informal e assistemático sintomático da folkcomunicação.

PALAVRAS-CHAVE: Ex-votos, sistemas, folkcomunicação.

Fizeram parte da produção do artigo, entre julho e agosto: Catarina Barbosa, Diego Rabelo, Genivalda Cândido e José Cláudio Oliveira.

Vista da UESC, entre Itabuna e Ilhéus, onde aconteceu o evento.

Sobre Projeto Ex-votos

Coordenador do Projeto Ex-votos
Esta entrada foi publicada em Congressos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para XIII Conferência Brasileira de Folkcomunicação

  1. Bruna disse:

    estou procurando alguem que faça ex-votos, mas nao consigo encontrar. Voces tem algum contato no rj ou em sp e poderiam, por favor, me passar?
    muito obrigada desde ja.
    bruna vieira

Deixe uma resposta