EX-VOTOS EM CURITIBA

Pelas andanças durante o XXXII INTERCOM, forma testesmunhados ex-votos em duas igrejas curitibanas: a Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no belo centro de Curitiba. O ex-votos estão em um pequeno altar, na nave lateral direita, logo à entrada. São na grande maioria pequenas placas. A minoria composta de fotografias e bilhetes. Algumas das placas, já coladas são antigas. Tudo muito bem conservado.
Detalhe do pequeno altar e os ex-votos, na catedral da Luz. 

A outra igreja que traz um acervo bem maior é a pequena Igreja do Bom Jesus, também no centro, bem próximo à central dos ônibus. O diferencial está na construção. Trata-se de uma pequena gruta artificial, de pedras, logo na entrada do pátio da igreja. E também a grande maioria dos ex-votos em formato de placas: lata, papel, cobre, ferro, alumínio. Uma minoria em bilhetes e objetos avulsos. Grande parte colada. Uma das mais antigas data de 1917, de um militar que estivera na I guerra mundial. Dentro da gruta estão imagens sacras.

Detalhe da pequena “gruta dos milagres”, na igreja do Bom Jesus.

Os ex-votos de Curitiba foram testemunhados e documentados em dezembro de 2007, numa exposição no Novo Museu, e com algumas fotos na catedral. Porém, desta vez conseguimos mais tempo para a fotografação, e com exemplos em uma maior quantidade, incluisive com a descoberta dos ex-votos da igreja Bom Jesus.

Sobre Projeto Ex-votos

Coordenador do Projeto Ex-votos
Esta entrada foi publicada em Santuários Sul. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta