Santuário do Sameiro – Portugal

Salvador, 09 de novembro de 2015

Santuário mariano localizado em Braga, Portugal, cuja construção se iniciou a 14 de julho de 1836. O fundador deste santuário foi o vigário de Braga, Padre Martinho António Pereira da Silva, natural de Semelhe. O seu reconhecimento é tamanho, que o Papa João Paulo II solicitou uma missa no local, onde milhares de fiéis católicos celebraram à liturgia. Daí a sua importância em termos de presença, dimensão e palco de peregrinações.

Logo ao lado da Igreja, está uma capela que possui, dentre as suas subdivisões, a sala dos ex-votos. nela, a tipologia simples do formato artístico em representações de parafina e fotográficas.

Os ex-votos em Sameiro

O Santuário de Sameiro possui um ambiente específico, chamado “capela dos ex-votos”, que fica num edifício ao lado da capela, estando subdividido em três salas, nomeadas em homenagem a alguns santos. A tipologia, se verificarmos que está numa sala de milagres aberta, é mais rica do que a de Fátima. Isso porque ela traz em seu acervo esculturas em parafinas (mesma estética de Fátima), fotos molduradas, indumentárias e velas de diversos tamanhos.