Santuário de Fátima – Portugal

Apesar de fazer parte do Projeto de pós-doutoramento do Coordenador do NPE, o santuário de Fátima está aqui registrado como mais um passo dado para a compreensão, em termos de comunicação social, do espaço considerado Santuário, dos ex-votos existentes naquele espaço ou em volta dele, como os que estão a venda.

A análise do Santuário de Fátima aconteceu entre os dias 11 e 15 de março de 2013, e contou com a participação da assistente Genivalda Cândido da Silva, e da orientação do Professor Dr. Moisés Lemos da UMinho.

3168556

 

Os ex-votos no santuário de Fátima

Os ex-votos no Santuário de Fátima estão em dois ambientes, O primeiro é num pequeno quarto, ao lado do velário. No dia que foi feito o registro sobre esses ex-votos foi notado somente objetos antropomórficos, de diversos tamanhos, em parafina. São os denominados ex-votos de cera, de cor bege, que trazem as figuras do corpo humano inteiro, feminino e masculino, ou membros do corpos, como cabeça e orelhas.

Foi percebido que muitos suplicantes ao invés de fazerem a desobriga na pequena sala de milagres, com o ato de entrega do  objeto ex- votivo, eles optam por colocar queimar os seus ex- votos no velário. Aqueles que preferem expor suas “promessas”, como são chamadas na região, as entregam e posteriormente os funcionários organizam a distribuição na sala.

Percebemos também que nos boxes (lojas) próximos do santuário, estão à venda diversos formatos de ex-votos em parafina, bege e brancos, todos na temática antropomórfica.Os ex-votos no Santuário de Fátima estão em dois ambientes, O primeiro é num pequeno quarto, ao lado do velário. No dia que foi feito o registro sobre esses ex-votos foi notado somente objetos antropomórficos, de diversos tamanhos, em parafina. São os denominados ex-votos de cera, de cor bege, que trazem as figuras do corpo humano inteiro, feminino e masculino, ou membros do corpos, como cabeça e orelhas.

Foi percebido que muitos suplicantes ao invés de fazerem a desobriga na pequena sala de milagres, com o ato de entrega do  objeto ex- votivo, eles optam por colocar queimar os seus ex- votos no velário. Aqueles que preferem expor suas “promessas”, como são chamadas na região, as entregam e posteriormente os funcionários organizam a distribuição na sala.

Percebemos também que nos boxes (lojas) próximos do santuário, estão à venda diversos formatos de ex-votos em parafina, bege e brancos, todos na temática antropomórfica.

Primeiro ambiente: Ex-votos espostos

 

Segundo ambiente: Ex-votos no museu do Santuário

O museu que fica dentro do Santuário de Fátima abriga uma rica coleção formada por ourivesaria, alfaia e objetos pessoais litúrgicos. Há também uma sala de projeção, logo no início do circuito, que apresenta um filme de 15 minutos sobre a história de Nossa Senhora de Fátima, recordando as suas aparições e acontecimentos sobre os três pastores: Lúcia, Francisco e Jacinta.

Seguindo o circuito, o museu apresenta doações de objetos de diversas famílias, em formatos variados, mas de valor material muito grande, pois são peças de ouro e prata. na metade do trajeto, uma sala de milagres cenografada com ex-votos de diversas tipologias e formatos: camisas, fitas, terços, fotografias emolduradas, bicicleta, bola de futebol, corações em prata, ex-votos tradicionais em parafina. Um dos ex-votos que chama a atenção é a camisa do jogador de futebol, Romário, quando atuou pela seleção brasileira na Copa do mundo de Futebol em 1994, ano em que a seleção foi campeã do mundial.

 

O Museu de Cera

O Museu de Cera, que apresenta e contextualiza os momentos das aparições, tanto do ponto de vista local, em Fátima, quanto do contexto da I Guerra Mundial, não se localiza dentro do santuário, mas numa galeria de lojas, na rua principal da cidade. Na sua exposição, com cenografia e expografia bem trabalhadas, estão os principais acontecimentos que cercaram os três pastores,  as questões que envolveram as doenças que culminaram a morte de Francisco e Jacinta, até chegar nos últimos momentos da Lúcia, que faleceu em 2005, provavelmente com 95 anos de idade.