Atividades e Notícias 2016


2908480

Dia 13 de julho será o lançamento do livro Ex-votos do Brasil: arte e folkcomunicação, organizado pelo Dr. José Cláudio Alves de Oliveira, com prefácio da Dra. Karina Woitowicz (BR), preâmbulos das doutoras Elin Luque Agraz (MX), Clarisse Prêtre (FR). Apresentações das abas com as Doutoras Maria Helena Flexor e Caroline Perrée.

Autores do livro

Ana Helena da Silva Delfino Duarte (Aninha Duarte) – PhD em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio na Universidade de Évora, em Portugal (Bolsa PDEECAPES). Professora no Curso de Artes Visuais e Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia e colaboradora no Programa de Mestrado em Museologia da Universidade Federal da Bahia. Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus.

Fabiano Lopes de Paula – PhD em Arqueologia-Quaternário Materiais e Cultura- Universidade Trás-os Montes e Alto Douro /Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Minas Gerais. Analista de Gestão Proteção e Restauro – IEPHA-MG. Ex-superintendente do IPHAN em Minas Gerais.  Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Membro do Instituto Terra e Memória – Portugal.  Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus.
 
Genivalda Cândido da Silva – Museóloga. Mestre em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Projeto Ex-votos do México. Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus – e do NPE – Núcleo de Pesquisas dos Ex-votos.
 
Gilson Magno dos Santos – PhD em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Pós-doutorado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Federal da Bahia. Atua no Mestrado de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus.
 

José Cláudio Alves de Oliveira – Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela Universidade do Minho, Portugal (BEX/CAPES 18009/12-3). Professor e Chefe do Departamento de Museologia da UFBA. Coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos e o Projeto Ex-votos do México (CNPq). Líder do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus.

Wdson Cesar Freire de Melo – Graduado em História pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), na linha de pesquisa: Poder e Representações. Atuou como pesquisador de Iniciação Científica no Projeto Cultura, Performances e Imaginário: Os Ex-votos da Basílica de Trindade (GO). Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus.


Salvador, 11 de janeiro de 2016

Está disponível para leitura a última edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (n. 30), editada pelo PPG Jornalismo da UEPG, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação, com apoio da Editora UEPG e Fundação Araucária/SETI.

IMG-20160111-WA0002

A Revista pode ser acessada pelo endereço eletrônico:

Revista Internacional de Folkcomunicação