Atividades 2015

Salvador, 15 de dezembro de 2015

Foi defendida nessa terça-feira (15), a primeira dissertação de mestrado em Museologia, no Nordeste. A tese tinha como foco as salas de milagres e museus, e o tema versou sobre a sala de milagres e o Museu dos Ex-votos do Bomfim, de Salvador, Bahia. Escrita por Genivalda Cândido, a defesa contou com a banca avaliadora composta pelos professores  doutores Pe. Gilson Magno e Dra. Helena Flexor.


 

Salvador, 07 de dezembro de 2015

Circuito dos Clássicos

Palestra proferida pelo professor e Filósofo Carlos Nougué

A FILOSOFIA TOMISTA tem dupla finalidade: introduzir a pessoa na mais alta das doutrinas, fazendo-a ver sua necessidade; e permitir-lhe que já possa dar, por conta própria, seus primeiros passos na vasta obra de Santo Tomás de Aquino. Tem pois, um caráter introdutório nos dois sentidos plenos da palavra.
Ademais, e mais que nunca, um tratado sistemático de Filosofia tomista é hoje profiláctico – visa a prevenir as doenças do espírito contemporâneo.

Assim, nesse espírito de conscientização, conhecimento religioso de criação e reconhecimento das capacidades espirituais e filosóficas foi dado o encerramento da terceira rodada do Circuito dos Clássicos no dia 5 de dezembro.

IMG-20151207-WA0011

Pe. Gilson recebendo o Professor Carlos Nougué no início da exposição

 


Salvador, 26 de outubro de 2015

Seminário – IMAGEM: comunicação, cultura, arte e memória com a Dra. e Artista Plástica Ana Duarte

Ocorreu durante toda a semana de 19 à 23 de outubro, no Museu de Arte da Bahia – MAB, o Curso de Extensão/Seminário – IMAGEM: comunicação, cultura, arte e memória social. Ministrado pela Dra. e Artista Plástica, Ana Duarte (Aninha Duarte). Integrante da linha 2 de pesquisa : Patrimônio e Comunicação, do Programa de Pós- Graduação em Museológia (PPGMUSEU) UFBA.

Abordando ainda uma perspectiva da arte sacra e dos ex-votos, estes, em abordagens também brasileiras, configura-se como uma exposição das parcerias e resultados positivos com a proposta do NPE (Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos), expandindo assim o ciclo da produção do conhecimento, e acima de tudo, do reconhecimento, das possibilidades que esses elementos podem trazer, no que tange a cosmovisão e às diversas manifestações populares nos mais variados níveis de arte e comunicação.


Salvador, 04 de outubro de 2015

XI Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional Museu Pedagógico

De 14 a 16 de outubro em Vitória da Conquista, Bahia, ocorreu o XI Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional Museu pedagógico, cujo tema foi: “Crise, conflitos e conhecimentos e conhecimento no mundo contemporâneo”. O GREC e o NPE estiveram presentes no evento com a apresentação do artigo “A Cultura Material Retratada nos Ex-votos do Santuário do Bonfim: Comunicação, Fé e Cultura Cultura popular” pela pesquisadora do Grupo  e mestranda pelo PPG Museu da UFBA, Genivalda Cândido da Silva, que teve como orientador da pesquisa o Prof. Dr. José Claudio Alves de Oliveira, coordenador e orientador de ambos os núcleos de pesquisa e chefe do Departamento de Museologia da Universidade.

O artigo apresentado objetivou “tecer estudo sobre o significado da cultura material perante o ato da fé, da devoção e do pagamento de promessas no Santuário do Bomfim, local que é conhecido como um semióforo da cultura popular brasileira. A partir de questionamentos em relação à exposição da sala de milagres, em que os objetos expostos propiciam uma troca de saberes, tradições e comunicações abrangendo a arte popular como um meio comunicativo entre o objeto material o espaço a sala de milagres e os visitantes.” (Resumo integral da produção).

Segue link para download dos trabalhos apresentados no Colóquio:

http://periodicos.uesb.br/index.php/cmp