Canindé – CE

Carta ex-votiva com foto 3×4 (Museu Regional de Canindé-CE)

“Parnaíba-PÍ, 17 de Junho de 1983

QUERIDOS LEITORES:

Aos 3 Anos e 5 Meses e 5 Dias que tinha sido operada do coração, tive uma crise muito forte de dores no coração e desmaios. Fiquei muito doente, e toda a família ficou preocupada. Um dos menbros da minha família sentindo-se muito aflita, depois de uma crise muito forte que tive, dirigiu-se ao SÃO FRANCISCO e pediu com muita fé e amor a graça de ‘eu’ ficar boa. Passando aquelas crises que abalava a todos, depois de (3) Três dias que o médico de coração Dr. FRANCISCO XAVIER afirmava-se que o coração estava normal.
Hoje é dia de Meu aniversário e vim passar com SÃO FRANCISCO e fazer minhas penitências que prometí. Estou acompanhado de minhas duas filhas, sendo uma de (2) Dois Anos e a outra de (1) um Aninho.

MINHAS PENITÊNCIAS SÃO:

— Pedir esmola para chegar aquí.
— Entrar na igreja, ajoelhada e acompanhada por minhas filhas.
—  Resar (3) Três Terços.
— Confessar-me e comungar no dia de meu Aniversário passando a parte do dia na Igreja.
—Agradecer ao meu Santo protetor a todas as graças por mim recebidas.
—Deixar um coração de madeira na casa dos milagres.

Antonia Gomes Rodrigues.”

Carta datilografada, com uma fotografia 3×4 colada ao lado do texto, ex-voto da Senhora Antonia Gomes Rodrigues onde é relatada a graça alcançada e as penitências cumpridas em agradecimento.
A carta, destinada aos ‘Queridos leitores’, atinge seu objetivo com clareza apesar de apresentar alguns “erros” de morfologia, grafia (como a palavra menbros) e acentuação gráfica (aquí , prometí).