São Cristóvão 2011

Uma pequena incursão ao museu dos ex-votos da cidade de São Cristovão-Se.
                O museu esta localizado no Conjunto Carmelita que é composto pela (Igreja e Convento do Carmo e a  Igreja da Ordem Terceira ou Igreja de Nosso Senhor dos Passos) como é conhecida.
                Nosso Senhor dos Passos ou Nossa Senhora do Carmo, acolhem um fabuloso Santuário de construção barroca, onde está localizada a sala de milagres, hoje híbrida, entre sala e museu, mas de significante acervo. Um ano depois do Projeto Ex-votos do Brasil documentar a sala, nova documentação testemunha a riqueza daquele ambiente.

Observamos que há toda uma museografia no espaço, desde área para livre locomoção à disposição das peças:

*1º a arrumação e disposição dos ex-votos,

*2º marcações e inscrições em relação a que tipos são os ex-votos ( partes de órgãos, instrumentos musicais, quadros, imagens dentre tantas outras..)*

*3º toda alocação por tipos ( cabeças juntas, pernas juntas, braços juntos etc.).

Sobre Projeto Ex-votos

Coordenador do Projeto Ex-votos
Esta entrada foi publicada em Santuários NE. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para São Cristóvão 2011

  1. Fiquei emocionada ao ver esse pequeno vídeo. Estes objetos são o “objeto” da minha pesquisa de Mestrado em Antropologia na UFS desde 2009. Na verdade sou Carmelita da Ordem Terceira e organizei essa exposição em agosto e setembro de 2008, com o apoio de Frei João José Costa, atual Bispo de Iguatu. Qual não foi a minha emoção em fazer essa incursão a partir do seu especial “ver”. Você de fato viu o que eu vejo e traduziu em palavras, mas o que sinto e não sei se as palavras poderiam traduzir é que ali estão expressas naqueles 'Símbolos’ os milagres de Jesus na vida de tantas pessoas simples, mas, completamente confiantes na sua misericórdia. Eles confirmam que “a fé é fundamento das coisas que se esperam e prova das que não se vêem”. Lúcia Maria Pereira.
    Gostaria de compartilhar sua postagem em meu blog: http://lmariap.blogspot.com

Deixe uma resposta